TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Área do Conhecimento "LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES"
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Item A importância dos contos infanto-juvenis no processo de formação de leitores fluentes(2024) Santos, Jozicleia da Silva; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; Pereira Júnior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; Silva, Waldinei SantosO artigo em questão, “A Importância dos Contos Infantojuvenis no Processo de Formação de Leitores Fluentes”, apresenta uma reflexão sobre a relevância dos contos infantojuvenis como forma de pontuar a importância da leitura através da contação de histórias refletindo sobre as metodologias que se apresentam eficazes no processo de formação de leitores fluentes. Para tanto, ancoramos estes artigos nos seguintes objetivos: objetivo geral: investigar se a literatura infantojuvenil e a contação de histórias se apresentam como pontos cruciais na formação do leitor fluente. Já os objetivos específicos foram assim norteados: identificar as metodologias que os teóricos apresentam para trabalhar com os contos da literatura infantojuvenil; refletir sobre a formação e as competências dos leitores no Ensino Fundamental. A relevância desta pesquisa é atribuída ao papel crucial que as histórias literárias apresentam, para crianças e adolescentes, no tocante ao desenvolvimento de suas habilidades de leitura. Ainda há diversos problemas para serem resolvidos em relação aos contos Infantojuvenis, alguns deles são resistência à leitura tradicional, qualidade e acessibilidade de material, diversidade cultural e representatividade. Desta forma, questiona-se: por que razão será que essa prática, em sala do Ensino Fundamental II, não tem tanta força quando comparada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I? A metodologia desta pesquisa foi ancorada em uma pesquisa bibliográfica baseada em estudos de alguns teóricos, que abordam a temática, e na utilização de livros paradidáticos como: “A importância do ato de ler: artigos que se completam”, “Literatura Infantojuvenil”; “A pedagogia do afeto na sala de aula”; “As fronteiras incertas da literatura... juvenil?”; “A importância de ouvir contos de fadas”, entre outros. Tais obras serviram como subsídios e retratam as diferentes concepções e significados da importância do ato de ler que estão presentes no meio social.Item Dificuldade na leitura e na escrita do primeiro ano do Ensino Médio da escola estadual Correia Titara(2024) Santos, Layse André Corrêa dos; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; Pereira Neto, ZoroastroO estudo tem por objetivo investigar quais as dificuldades apresentadas pelos estudantes no processo de aprendizagem de leitura e de escrita no 1° ano do Ensino Médio. O referido trabalho foi lançado em sala de aula, numa turma do 1° ano da Escola Estadual Correia Titara, localizada no município de Piaçabuçu, estado de Alagoas. Nessa escola, as turmas de 1° ano vêm apresentando, quanto ao conhecimento e domínio da Língua Portuguesa, altos índices de defasagem de aprendizagem da língua escrita em relação ao esperado para a série. A leitura representa uma atividade importante para a vida de cada indivíduo. É através dela que podemos interagir e compreender o mundo a nossa volta e sua própria formação, realizar atividades que contribuem para o nosso crescimento e para agir ativa e criticamente na sociedade. Buscou-se fazer uma breve abordagem a respeito da importância da leitura em sala de aula e, em seguida, relatou-se sobre as dificuldades que fazem parte do processo de formação de leitores.