(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Gomes, Arithssa Eduarda Silva; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817
O presente trabalho aborda as consequências da lei 13.415/2017, também conhecida como a
Reforma do Ensino Médio, para os professores de química. A lei entrou em vigor em 2022,
dando aos estados e ao Distrito Federal um prazo de cinco anos para sua aplicação desde a
aprovação da mesma, exigindo que as escolas se adequarem às alterações propostas pelo
normativo. É essencial avaliar o cenário educacional, a formação dos professores e o
funcionamento após a implementação da lei. Diante disto, foi feito um estudo de caso que
suscitou como perspectiva o relato da experiência profissional de Química e sua adaptação
nesse cenário incerto, desafiador e problemático, dentro das duas Redes de Ensino no
Estado de Alagoas.