Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Área do Conhecimento "CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA"
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Item Al-Jahiz: naturalista mulçumano que pode ter contribuído para o desenvolvimento da ideia da seleção natural de Chales Darwin(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-18) Araújo, Lica Lorraynne Correia; Gomes, José Leandro Costa; http://lattes.cnpq.br/9187806273217470; Gomes, José Leandro Costa; http://lattes.cnpq.br/9187806273217470; Cardoso, Matheus Luciano Duarte; http://lattes.cnpq.br/5191014756788224O naturalista al-Jahiz (776-868) foi um dos mais importantes escritores árabes da sua época, possivelmente teria formulado uma das bases da Teoria da Evolução. Seu livro Kitab al- Hayawan (O Livro dos Animais) poderia ter sido uma das bases de Charles Darwin para o desenvolvimento da ideia da Seleção Natural das Espécies. A pesquisa buscou verificar as problemáticas envolvidas no conhecimento sobre a história da biologia, em específico na construção da Teoria da Evolução. Buscando colocar o pesquisador em contato com o máximo de fontes disponíveis sobre o tema escolhido, todos os dados foram coletados e interpretados, organizados e divididos para construção da pesquisa. Os documentos oficiais nacionais quando se referem ao trabalho com a Teoria da Evolução das espécies somente o nome de Darwin e Lamarck e suas ideias são pedidas ou mencionadas. Ainda existe dificuldades em pesquisas com estudiosos orientais, mas é preciso destacar a importância de al-Jahiz como pesquisador para história da ciência Islâmica e para a história da ciência mundial com ênfase nas áreas em que atuou, como a biologia e as ideias evolutivas.Item O novo ensino médio e o lugar ocupado pelo professor e o componente curricular de química em Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Gomes, Arithssa Eduarda Silva; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817O presente trabalho aborda as consequências da lei 13.415/2017, também conhecida como a Reforma do Ensino Médio, para os professores de química. A lei entrou em vigor em 2022, dando aos estados e ao Distrito Federal um prazo de cinco anos para sua aplicação desde a aprovação da mesma, exigindo que as escolas se adequarem às alterações propostas pelo normativo. É essencial avaliar o cenário educacional, a formação dos professores e o funcionamento após a implementação da lei. Diante disto, foi feito um estudo de caso que suscitou como perspectiva o relato da experiência profissional de Química e sua adaptação nesse cenário incerto, desafiador e problemático, dentro das duas Redes de Ensino no Estado de Alagoas.Item Robocon: um protótipo de um robô de investimentos usando informações de contexto no Dólar Futuro(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-01-10) Vasconcelos, João Victor Berta; Costa, Breno Jacinto Duarte da; 7418697922506495; http://lattes.cnpq.br/7418697922506495; Chaves, George Flávio Pereira; 8336474473346824; http://lattes.cnpq.br/8336474473346824; Ferreira, Rômulo Pires Coelho; 2186783834916848; http://lattes.cnpq.br/2186783834916848; Gomes, Anderson Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2811716093058287Com o advento do pregão eletrônico na bolsa de valores e a globalização, os mercados financeiros se tornaram cada vez mais complexos e dinâmicos, criando uma nova demanda por operações automatizadas. Tais demandas permitiram o surgimento dos chamados robôs de investimento. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo de robô de investimento no mercado do dólar futuro baseado em informações contextuais deste mercado como o valor de fechamento e ajuste do dia de negociação anterior, além de gerenciar o risco para controlar as perdas e maximizar os lucros. Foi utilizada a plataforma Metatrader5, que através da sua linguagem de programação MQL5 permite a criação de robôs de investimento, além de fornecer um ambiente para a realização de simulações em dados históricos. O robô foi testado nos meses de julho, outubro, novembro e dezembro de 2018, os quais mostraram que o robô obteve êxito na maior parte dos meses e apesar de não apresentar uma alta taxa de acerto, devido ao gerenciamento do risco, foi possível obter lucros.Item Rotação por estações como metodologia ativa para compreensão das etapas de tratamento de água no ensino de química(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-02-23) Silva, Mariana Barboza da; Rocha, Marcos Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3354578438246936; Rocha, Marcos Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3354578438246936; Cardoso, SÍlvia Helena; https://orcid.org/0000-0002-8038-2007; http://lattes.cnpq.br/8742458765678524; Gomes, José Leandro Costa; http://lattes.cnpq.br/9187806273217470No cenário pandêmico mundial a educação necessitou explorar novas metodologias de ensino que dessem continuidade as aulas ministradas em meio a pandemia e também a exploração de novos tópicos que relacionassem o aluno ao mesmo cenário. O objetivo desta pesquisa consistiu na elaboração de uma sequência didática utilizando a rotação por estações para auxiliar o processo de aprendizagem na temática de etapas no tratamento de água, com alunos do ensino médio. O procedimento metodológico da pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa, feita através de uma pesquisa com 23 alunos do primeiro ano do ensino médio que participaram voluntariamente deste trabalho. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um questionário composto de 21 perguntas objetivas e subjetivas. O espaço da sala de aula foi dividido em quatro estações com atividades diferentes; os alunos se separaram em grupos e tiveram 20 minutos para realizar cada atividade. Entre as atividades se encontraram: o caça palavras, jogo virtual, leitura sobre ciências, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA) e a experimentação. Após o tempo cronometrado, os grupos rotacionavam simultaneamente para as demais estações. O trabalho também avaliou a participação e os sentimentos expressados pelos estudantes. Análise e avalição da participação e do questionário, foram ferramentas primordiais para os resultados obtidos na pesquisa, e mostraram que recorrer a metodologias ativas é importante para motivar, estigar, mediar e para trazer responsabilidade ao indivíduo no processo de ensino aprendizagem. Os resultados evidenciaram o quanto a pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, potencializou desigualdades e dificuldades relacionadas à acessibilidade ao ambiente escolar, como, por exemplo: a desmotivação para o ensino remoto, inacessibilidade aos meios digitais, desemprego dos responsáveis (obrigando alguns a ajudarem na renda familiar). Estes foram fortes agravantes para evasão escolar durantes os anos de 2020 a 2021.