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Navegando Produtos Educacionais por Área do Conhecimento "CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCACÃO"
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Item A transversalidade da educação ambiental: da teoria à prática(2024) Bomfim, Deisy AnnyA Educação Ambiental (EA) é essencial no contexto atual, destacando-se diante de desafios globais como o consumo excessivo, desmatamento e poluição. Eventos como a Conferência de Estocolmo (1972) e a COP 27 (2022) evidenciam os avanços em desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) enfrenta dificuldades, como a falta de formação docente e a priorização de outros conteúdos escolares. Embora a EA desempenhe um papel central na integração entre sociedade e natureza, sua aplicação nas escolas é frequentemente pontual e limitada, enfrentando obstáculos como o uso de métodos tradicionais e a ausência de projetos integrados. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi realizar um diagnóstico situacional da EA nos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e incentivar sua implementação na instituição. A pesquisa foi exploratória, classificada como bibliográfica e documental, aplicada nos 15 campi do Ifal que oferecem Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A coleta de dados incluiu análise de documentos oficiais, bibliografia recente e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para identificar projetos relacionados à EA. No ensino, foi realizada uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), o que possibilitou identificar que a temática ambiental é abordada de forma desigual ao comparar intercursos e intra-cursos em diferentes campi. A análise dos PPCs indica que a educação ambiental está presente, mas necessita de maior consistência e profundidade. Termos como "Educação Ambiental" e "Sustentabilidade" são mais comuns em cursos agrícolas e ambientais, enquanto áreas tecnológicas apresentam pouca integração. Um questionário foi validado por meio da Técnica Delphi, aplicado posteriormente aos docentes. O processo de validação resultou em um questionário utilizado para avaliar a efetiva implementação da EA no Ifal e o posicionamento dos docentes em relação às práticas de sustentabilidade adotadas em seu cotidiano. A aplicação do método Delphi aprimorou o questionário, especialmente em pertinência e clareza das questões. Os principais ajustes no questionário concentraram-se na substituição de termos, conferindo mais objetividade ao instrumento de análise. O método Delphi possibilitou a produção de um instrumento de pesquisa apto a identificar a realidade da prática da EA no Ifal e a traçar um perfil do corpo docente em relação à implementação de atividades educativas voltadas à EA. Quanto à extensão, os resultados mostram que o Ifal promove a EA por meio de ações concentradas em alguns campi e categorias específicas. Contudo, observou-se uma queda dessas ações nos últimos três anos, possivelmente devido à pandemia. Além disso, foi elaborado um curso de formação em EA para os professores do Ifal, visando ao aperfeiçoamento na abordagem de questões ambientais. Nesse sentido, é crucial disseminar informações e promover atitudes responsáveis que ajudem no desenvolvimento de alunos como cidadãos conscientes. Sendo assim, ferramentas de aprendizagem devem proporcionar maior liberdade e autonomia, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e compreendam a realidade em que estão inseridos. Relatórios técnicos com as conclusões da pesquisa foram produzidos e disponibilizados à instituição, visando colaborar com futuras iniciativas de EA no ensino, pesquisa e extensão.Item Guia para acesso ao minicurso “Inclusão", cultura surda e noções de libras no Ifal(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-12-14) Carvalho, Ermans QuintelaEste Produto Educacional (PE) resulta da pesquisa “A promoção da acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões sobre cultura surda e Libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Alagoas, na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e em seu macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti. Dada a escassez de materiais de Libras direcionados aos discentes do Ifal que foi constatada pelos professores de Libras e pelo Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Maceió do Ifal, a pesquisa e o presente Produto Educacional foram desenvolvidos visando a colaborar com o ensino-aprendizagem da Libras no Ifal. O presente Guia é um material educacional construído com a função de auxiliar e orientar o acesso ao minicurso ofertado no AVA Google Classroom (Google Sala de Aula), de maneira a ser utilizado como suporte na trajetória de aprendizagem dos discentes do Ifal. O PE se materializou na criação do minicurso bilíngue (em Língua Portuguesa e em Libras), intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal”, com a finalidade de promover a aprendizagem acerca da cultura surda e noções de Libras a discentes do Ifal e o intuito de auxiliar o processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal e na sociedade, de um modo geral. Nesse minicurso, são contempladas discussões sobre processos histórico-legais da inclusão do surdo no Brasil, as especificidades linguísticas, culturais e identitárias da comunidade surda, bem como o ensino básico de Libras, considerando o trabalho como princípio educativo, no contexto investigativo de formação com vistas ao mundo do trabalho.