TCC Ciências Biológicas
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Item Gamificação e ensino: uma proposta lúdica e inovadora no processo de ensino e aprendizagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Maurício, Claudenir; Pinheiro, Pablo; Pinheiro, Pablo; Omena, Dilza Gomes de; Costa, Danielle de LimaA gamificação é uma proposta de ensino de grande importância, principalmente no contexto educacional no qual estamos vivenciando atualmente, decorrente da pandemia do novo coronavírus. Com o ensino remoto, essa ferramenta torna-se relevante para atrair a atenção dos alunos bem como alcançar a aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a utilização da gamificação no âmbito educacional como metodologia ativa no processo de ensino- aprendizagem durante o ensino remoto emergencial, bem como verificar as vantagens e fragilidades durante sua aplicabilidade. O trabalho abordará a educação no Brasil, os conceitos de aprendizagem, a ludicidade e sua importância na educação, bem como abordará a gamificação, como um método inovador de aprendizagem. Neste sentido, no que se refere a metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi feita uma pesquisa em 07 escolas da rede privada do Ensino Fundamental e Ensino Médio localizadas na cidade de Penedo/AL, tendo como público alvo, 15 professores de Ciências e Biologia. Sendo assim, constatou-se que os docentes acham muito interessante a utilização de games durante a aula, porém nem todos utilizam essa ferramenta. Verificou-se também que todos os docentes mencionaram que a gamificação tem como fragilidade em sua aplicabilidade a internet que não contribui.Item Uso do Kahoot no modelo de ensino remoto - Ensino de Biologia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-25) Santos, Alexandro Lourenço; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Araujo, João Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/8249646392563896; Silva, Luis Antonio Costa; http://lattes.cnpq.br/3146634152566002No final de 2019, com o surgimento do novo corona vírus, houveram várias alterações nos comportamentos sociais ao decorrer do tempo, dentre estas mudanças, está a área educacional, que por ser um dos principais pilares para o desenvolvimento, não poderia permanecer parada por muito tempo. Sendo assim, com estado de urgência, deu-se início às aulas remotas na maioria dos institutos educacionais. Como consequência da grande mudança de ambientes, professores e alunos sentiram bastante dificuldade no aprendizado, pois até então não teriam praticado tal habilidade anteriormente. Levando em consideração tais dificuldades encontradas para ministrar uma sala online, era óbvio a necessidade de novas metodologias. As instituições de ensino utilizaram várias ferramentas que auxiliaram tanto no desenvolvimento das aulas quanto nos métodos de atividades avaliativas e revisões, portanto, o presente relato de experiência, realizado com alguns bolsistas e professora supervisora do PIBID-IFAL, busca enfatizar o uso da plataforma Kahoot. Como resultado da atividade realizada, a plataforma foi de grande proveito para os alunos, pois traz consigo uma diversidade de atividades que atrai o interesse do aluno.