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Navegando Teses e Dissertações por Área do Conhecimento "CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO"
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Item Emoções e sentimentos na aprendizagem e no cotidiano escolar do ensino médio integrado: uma abordagem a partir do contexto social escola-comunidade-sociedade(2025) Macedo, Elisabete Henrique Silva de; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Gomes, Jarbas Maurício; Santos, Renata Guerda de AraújoEsta pesquisa investigou a influência das emoções e dos sentimentos no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, considerando os contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir dessa investigação, foi desenvolvido um produto educacional em formato de vídeo, destinado a docentes e servidores/as envolvidos/as no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de subsidiar reflexões sobre essa temática no Ensino Médio Integrado. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) e justificou-se pela relevância de abordar uma temática que contribui diretamente para a prática docente, ao reconhecer que as emoções e os sentimentos permeiam os processos de aprendizagem e socialização na escola, mediando a produção do conhecimento e a construção de habilidades socioemocionais. Para alcançar os o bjetivos propostos, foram analisadas questões relacionadas às emoções no processo de ensino-prendizagem e no cotidiano escolar, fundamentadas no materialismo histórico-dialético de Karl Marx (1967), na teoria psicogenética de Henri Wallon (2007) e na teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky (2004). A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, baseada nos princípios da pesquisa participante (Tripp, 2005a; Thiollent, 2011), e foi desenvolvida em quatro etapas principais: I) fase diagnóstica, com a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes, técnicos/as e estudantes, para mapear percepções sobre a importância das emoções na aprendizagem; II) construção do produto educacional, por meio de estudo bibliográfico e coleta de relatos orais de docentes e estudantes, via entrevistas e rodas de conversa, resultando na elaboração de um vídeo formativo sobre a influência das emoções no cotidiano do Ensino Médio Integrado; III) implementação da ação, com a socialização do vídeo junto aos/às docentes e servidores/as do campus, incentivando a reflexão sobre a dimensão emocional da prática pedagógica; e IV) fase de avaliação, com aplicação de questionário pós-ação para aferir o impacto do vídeo formativo e o grau de sensibilização de docentes e servidores/as quanto à importância das emoções na aprendizagem. O campo de pesquisa foi um campus do Instituto Federal de Alagoas, com participação de docentes de um curso do Ensino Médio Integrado, estudantes ingressantes em 2022, além da coordenação pedagógica e do/a psicólogo/a institucional. Os dados coletados revelaram que a figura docente desempenha um papel crucial na produção de sentimentos e emoções que afetam diretamente a construção do conhecimento em sala de aula, influenciando as relações dos/as estudantes com os conteúdos, com a escola, com os/as professores/as e consigo mesmos/as. A análise demonstrou que a qualidade da mediação docente evoca experiências emocionais que moldam a forma como o ambiente escolar influencia o desenvolvimento cognitivo dos/as estudantes. Embora docentes reconheçam a importância das emoções no processo de aprendizagem, a maioria relatou não ter recebido, em sua formação inicial ou continuada, uma abordagem sistemática sobre o tema. Essa lacuna reforça a necessidade de programas de capacitação e formação continuada que integrem a dimensão emocional como parte fundamental da prática pedagógica, potencializando o desenvolvimento cognitivo e emocional dos/as estudantes.Item Museu virtual: um espaço de memória e educação para o Ifal Campus Satuba(2024) Santos, Everaldo Soares dos; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares; Oliveira, Ana Paula Lelis Rodrigues de ; Silva, Ivanderson Pereira daObjetivou-se com essa pesquisa como o reconhecimento das memórias do campus pode auxiliar na formação integral por meio da criação do Museu. Contribuindo através de seu acervo para a formação integral dos discentes da instituição e preservação das suas memórias. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, iniciou-se com a pesquisa bibliográfica focada no emprego das memórias escolares como ferramenta de divulgação da história, quanto aos procedimentos a pesquisa exploratória, realizada no Ifal/Campus Satuba, com alunos dos terceiros anos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. O estudo realizou-se em duas etapas, a primeira etapa dividida em três encontros: o primeiro foi a entrega do convite e preenchimento do questionário prévio, para o segundo foi apresentado o museu virtual aos participantes da pesquisa, e o preenchimento do questionário de apresentação do museu virtual, o terceiro encontro foi a roda de conversa. Ao ser finalizada a primeira etapa, após processar os resultados das discussões, objetivou-se a criação do Produto Educacional, que já está disponível na página do Campus Satuba. Para a segunda etapa foi apresentado o produto educacional denominado “Museu Virtual do Campus Satuba” no auditório da instituição que foi avaliado pelos participantes da pesquisa por meio do questionário de avaliação. Os instrumentos de coleta foram utilizados para o tratamento e análise dos dados. Com a realização da pesquisa conclui-se que o museu virtual é adequado como instrumento de preservação e divulgação das memórias individuais e coletivas dos membros da instituição, contribuindo para uma formação humana integral dos discentes do Campus Satuba. Identificaram-se dificuldades, visto o imenso acervo pertencente a instituição, para o processo da catalogação tipo datas em fotografias dos eventos e das práticas pedagógicas. A pesquisa despertou horizontes de novos estudos acadêmicos sobre a história e memórias centenárias do Campus Satuba para fortalecimento institucional.