Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações não defendidas no IFAL por Área do Conhecimento "CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO"
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Item Escolas como organizações que aprendem: a autoavaliação como moduladora da aprendizagem da escola(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-26) Moura, Elton Oliveira de; Bispo, Marcelo de Souza; http://lattes.cnpq.br/0046249640629512; Silva, Anielson Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042; Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira; http://lattes.cnpq.br/7195833831322050; Vieira, Almir Martins; http://lattes.cnpq.br/4298642111341453; Brito, Simone Magalhães,; http://lattes.cnpq.br/1833114674355841Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Para atender tal objetivo, adotei a ontoepistemologia das Teorias da Prática, assim como o referencial de Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva sociológica. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Dessa maneira, neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional no sentido de fomentar reflexões sobre os processos de avaliação e aprendizagem da escola. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa-PB no Nordeste do Brasil. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015) para a análise de pesquisas baseadas em prática. Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (“o quê”) e instrumento (“como”). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas. Minha pesquisa contribui para: aproximar os campos da Administração e Educação, no sentido de desenvolver uma compreensão ampliada dos estudos sobre gestão escolar e gestão educacional; fomentar o desenvolvimento de uma abordagem alternativa ao estudo de Escolas como Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva da aprendizagem social; fomentar alternativas para o campo da avaliação educacional, no sentido de pensar possibilidades de avaliação menos classificatória, menos responsabilizadora e mais voltada para aprendizagem da escola.Item Percepção sócio, econômico e ambiental no fazer artístico do Folguedo da Comunidade Quilombola Tabacaria, Palmeira dos Índios-Alagoas(2025) Cavalcanti, Daniel Andrade; Vieira, Jorge L. Gonzaga; Sant’Anna, Selenobaldo A. C. de; Souza, Mayara Andrade; Santos, James Washigton Alves dos; Silva Júnior, Ailton daAs diversas comunidades tradicionais como os quilombos possuem um amplo repertório de saberes oriundos de sua história e trajetória. Entre eles, estão conhecimentos relacionados as atividades sociais, econômicas, ambientais e a manifestações culturais. Portanto, desempenham um importante papel na manutenção da diversidade cultural da humanidade, bem como, são responsáveis por empreender o desenvolvimento sustentável em seus diferentes territórios, onde influenciam e são influenciados pelo meio ambiente. Esses conhecimentos e relação com a terra, tornam o território quilombola espaço de vida e memória. Remanescentes de um passado escravagista, as comunidades quilombolas, hoje, são protegidas por leis. Em Alagoas, entre as populações que ganharam visibilidade por sua luta pela posse da terra, está a Quilombo da Tabacaria, localizada em Palmeira dos Índios, a primeira a ser titulada no estado. No processo de luta, apesar dos reveses, a Tabacaria manteve viva o legado de seus antepassados, tendo no reisado, uma de suas maiores expressões culturais. O reisado é um folguedo popular, dançado e cantado no período natalino. A presente pesquisa, foi realizada entre 2023 e 2024, com foco no grupo de folguedo local. Com essa pesquisa buscamos uma percepção de como os folguedos presentes na Comunidade Quilombola Tabacaria contribuem para o impacto sócio, econômico e ambiental no fazer artístico da comunidade. O estudo, teve aporte metodológico na abordagem qualitativa do tipo descritiva junto a moradores da comunidade, envolvidos na realização do reisado, onde foram recrutados para participarem da pesquisa. Como instrumento para o levantamento e análise dos dados, utilizamos questionário semiestruturado, divididos em três partes, social/econômica, ambiental e cultural. Esta pesquisa gerou três produtos, um documentário fílmico, criação da rede social no Instagram do Reisado Quilombola Tabacaria e um artigo científico. Apresentamos resultados parciais desta pesquisa por meio de resumos, em forma de banners, apresentação de trabalho oral em workshop, em eventos científicos local. Nossa percepção é que no fazer artístico, o Reisado Quilombo Tabacaria impacta sua comunidade e ambiente, bem como é impactado por estes, pois estão organicamente integrados a sua localidade.