Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicação de ferramentas online no ensino de física para corrigir deficiências dos fundamentos de matemática em alunos do cursos integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-13) Barros Filho, Djalma de Albuquerque; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792Este trabalho trata da utilização de ferramentas online para o ensino de Física. Embora haja uma variedade de programas, observa-se a falta de integração entre estes, o que dificulta uma aprendizagem significativa nesta disciplina como previsto por Ausubel (AUSUBEL, 1978). Outro aspecto que também dificulta tal aprendizagem é que não há interação entre o professor e os alunos na aula virtual, e os conteúdos são ministrados aligeiradamente, já que não se permite ao professor desenvolver seu raciocínio como ocorreria na aula presencial. Sendo assim, percebe-se o seguinte problema de pesquisa: até que ponto a utilização de plataformas de ensino, associada às ferramentas tecnológicas, terão influência na aprendizagem significativa por parte dos alunos do primeiro ano do Ensino Técnico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)? Destarte, os objetivos deste trabalho são estabelecer contato online com os alunos de modo utilizar ferramentas do Google Classroom (EDUCADOR DO FUTURO, 2020), SIGAA e CANVA(ALPHESIS, 2016); mostrar como a utilização destas permite ao professor desenvolver seu raciocínio de modo semelhante a uma aula presencial. Neste sentido, admite-se a hipótese de que um aspecto que dificulta o processo ensino e aprendizagem é a falta de interação direta do professor com o aluno na execução de exercícios. Desse modo, acredita-se que sendo o professor capaz de escrever fórmulas e desenhar objetos, através das ferramentas da Canva, os alunos poderão realizar exercícios com estética superior à comumente utilizada no Microsoft Word, além de utilizar o mural virtual, o que favorecerá uma análise da assimilação do conteúdo pelos grupos de alunos, resultando, assim, numa diminuição da fragilidade matemática destesItem A criação da régua de números inteiros adaptada para o braille a partir da modificação do material dourado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-30) Nascimento, Douglas Lopes do; Pereira Neto, Lauro Lopes; http://lattes.cnpq.br/2294245620497736; Costa, Camila Lima da; http://lattes.cnpq.br/1430561754887346; Silva , Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384Este estudo surgiu da necessidade de responder as inquietações de professores, em especial professores de matemática, quanto ao ensino com deficientes visuais: como ensinar um aluno com deficiência visual? Como incluí-lo em sala de aula?. Essas inquietações que surgem podem ser consideradas normais, visto que, os cursos de formação inicial não dão conta destas necessidades. Desta forma, este estudo propôs a construção de um material didático manipulável como proposta didática para ser usada no ensino de pessoas com deficiência visual, possibilitando a inclusão deste aluno em sala de aula. Pensando nas dificuldades que os alunos deficientes visuais enfrentam, sugere-se este material como uma ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de um aluno que tem, na audição e no tato, as funções cognitivas superiores que o capacitam para a aprendizagem. O objetivo deste estudo foi propor a criação da régua de números inteiros adaptada para o Braille, a partir da modificação do material dourado intencionando contribuir no processo de compreensão entre os elementos do conjunto dos números inteiros. Trata-se de um Material Didático Manipulável, de baixo custo e que auxilia o professor no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual em sala de aula, buscando dar sentido aos conceitos relacionados ao conjunto dos números inteiros. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativa e experimental, bem como, bibliográfica, tendo como principais teóricos pesquisados: Mantoan (2006); Laplane e Batista (2008); Uliana (2003); Groenald, Silva e Mora (2004); Silva (2012) e Lorenzato (2006). Espera-se que este trabalho sirva como elemento norteador no ensino de matemática para deficientes visuais e inspirem novas pesquisas no ensino como um todo.Item NFEX: software como serviço para gerenciamento de notas fiscais eletrônicas de produto em micro e pequenas empresas utilizando a tecnologia PWA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-03-12) Ferreira, Bruno Eris Nascimento; Bezerra, Tárcio Rodrigues; 5285201763618981; http://lattes.cnpq.br/5285201763618981; Bezerra, Tárcio Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/5285201763618981; Oliveira, Luiz Frederico Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5552068915087618; Souza Júnior, Marcílio Ferreira de; 5552068915087618; Bezerra, Tárcio RodriguesO projeto da nota fiscal eletrônica (NF-e), teve sua origem em 2005, com o objetivo de substituir o modelo de talões manuais de notas fiscais. O projeto NF-e, objetiva a informatização dos seus processos, tornando obsoleto o procedimento manual anteriormente adotado e dando início gradativo a obrigatoriedade do uso da NF-e em todo o país. Este novo modelo de notas fiscais fez com que empresas encontrassem dificuldades na adaptação do mesmo à sua gestão fiscal, administrativa e financeira. No início do atual milênio, o termo 'software como serviço' (SaaS) começa a ser difundido. SaaS refere-se a serviços como peças de software residentes na nuvem, disponíveis pela Internet normalmente por browsers. Seus usuários interagem diretamente com o software na nuvem, tal como se o mesmo estivesse instalado localmente. O modelo apresenta benefícios, como redução de custos na aquisição e composição da infrraestrutura, maior flexibilidade e uma maior facilidade de acesso. O modelo SaaS representa uma enorme fatia na utilização da computação em nuvem nas organizações mundiais, sendo um motivador para a aderência de novas empresas e organizações. Com o intuito de sanar as principais dificuldades no gerenciamento de NF-e, aliando os principais benefícios do modelo SaaS, o presente trabalho propõe uma aplicação web progressiva (PWA), que trata-se de um conjunto de ideias para aprimorar a experiência do usuário, para assim, facilitar o gerenciamento de NF-e, trazendo melhor legibilidade e disponibilidade das informações contidas nas mesmas. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, pesquisa de campo para validação de funcionalidades para a plataforma, desenvolvimento de um produto mínimo viável (MVP) de acordo com o que foi levantado na pesquisa e, por fim, foi feita a validação da plataforma com empresas de forma presencial que justificaram o propósito desta. Como resultado, a plataforma propõe tecnologia web moderna, aliada a funcionalidades importantes na gerência de NF-e, vindo a ser uma alternativa frente ao mercado.Item Robocon : um protótipo de um robô de investimentos usando informações de contexto no Dólar Futuro(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-01-10) Vasconcelos, João Victor Berta; Costa, Breno Jacinto Duarte da; 7418697922506495; http://lattes.cnpq.br/7418697922506495; Chaves, George Flávio Pereira; 8336474473346824; http://lattes.cnpq.br/8336474473346824; Ferreira, Rômulo Pires Coelho; 2186783834916848; http://lattes.cnpq.br/2186783834916848; Gomes, Anderson Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2811716093058287Com o advento do pregão eletrônico na bolsa de valores e a globalização, os mercados financeiros se tornaram cada vez mais complexos e dinâmicos, criando uma nova demanda por operações automatizadas. Tais demandas permitiram o surgimento dos chamados robôs de investimento. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo de robô de investimento no mercado do dólar futuro baseado em informações contextuais deste mercado como o valor de fechamento e ajuste do dia de negociação anterior, além de gerenciar o risco para controlar as perdas e maximizar os lucros. Foi utilizada a plataforma Metatrader5, que através da sua linguagem de programação MQL5 permite a criação de robôs de investimento, além de fornecer um ambiente para a realização de simulações em dados históricos. O robô foi testado nos meses de julho, outubro, novembro e dezembro de 2018, os quais mostraram que o robô obteve êxito na maior parte dos meses e apesar de não apresentar uma alta taxa de acerto, devido ao gerenciamento do risco, foi possível obter lucros.Item Tábua de Pitágoras e a configuração retangular: uma proposta para o ensino do campo multiplicativo para deficientes visuais.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-08-30) Correia, Sérgio Ferreira; Costa, Camila Lima; http://lattes.cnpq.br/9063276283873811; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Silva, Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575RESUMO O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um mecanismo que possa contribuir no processo de inclusão de deficientes visuais nas aulas de matemática. Alunos com alguma limitação visual podem ter dificuldades na aprendizagem se não lhe forem submetidos recursos didáticos que possam contribuir na compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula. Por isso, cabe ao professor a tarefa de incluir o aluno em sua classe, adaptando as atividades às dificuldades de cada um. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos com deficiência visual ou baixa visão, traz consigo a necessidade de trabalhar com materiais que sejam manipuláveis. O objetivo deste trabalho é desenvolver um Material Didático Manipulável que possa auxiliar no processo de inclusão de alunos com deficiência visual, visando dar sentido aos conceitos relacionados ao campo multiplicativo, associando-o ao método da Configuração Retangular. Para tanto buscou-se a fundamentação nos estudos de Baumel (2003) sobre materiais e recursos no ensino para deficientes visuais, na contribuição de Carvalho (1998) referente a Educação Inclusiva e nas ideias de Lorenzato (2009) usando o MDM (material didático manipulável) como elemento representativo da situação problema. A necessidade dessa proposta tem o intuito de estimular a iniciativa, a criatividade, a sociabilidade e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso de responsabilidade e objetividade do educador