Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Item Educação e escola inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-22) Batista, Carlos Augusto; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A educação inclusiva é um tema relevante e desafidor nas discussões educacionais comtemporâneas. Este estudo trata de uma proposta de intervenção pedagógica que aborda sobre a importância da inclusão. O trabalho também destaca que a promoção da inclusão pode levar a uma sociedade mais justa, tolerante e igualitária. O objetivo geral da presente trabalho foi elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para trabalhar educação e escola inclusiva com alunos do ensino técnico em adoministração.Conclui-se que a escola inclusiva é um caminho fundamental para proporcionar uma educação de qualidade para jovens e adultos, permitindo que todos os indivíduos tenham igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, a proposta de intervenção pedagógica ressalta a importância de políticas públicas que apoiem e fortaleçam a educação inclusiva, bem como o papel essencial dos educandos e educadores na construção de ambientes educacionais acolhedores e inclusivos.Item A pesquisa-ação como estratégia didático-metodológica para o enfrentamento dos desafios da inserção profissional de técnicos em Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - Campus Batalha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-10) Silva, José Ribeiro da; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Andrade, Victor Hugo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4718983315200733Buscou-se com esse trabalho despertar o protagonismo profissional de alunos do curso técnico em agroindústria, a partir de um processo dialógico estimulando a discussão de estratégias de enfrentamento dos problemas que limitam a sua atuação como profissional e como agente de transformação social. Utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação, onde os alunos foram estimulados a refletir a respeito do perfil profissional do técnico em agroindústria, assim como as limitações para inserção no mercado de trabalho. Como método para coleta de dados foram realizados encontros discussivos com temas e roteiro pré- estabelecidos, além da aplicação de um questionário final com a tentativa de avaliar o proceso na perspectiva dos participantes. Foi possível identificar três aspectos importantes: a existência de uma compreensão fragmentada do perfil profissional, o medo e insegurança das responsabilidades ligadas às atribuições profissionais e o conhecimento das várias possibilidades de atuação do técnico em agroindústria. Nas discussões sobre as limitações foram identificados problemas relacionados ao próprio aluno, à instituição e ao mercado de trabalho aos quais foram indicadas proposições. No entanto, o processo não é conclusivo, necessitando de outros ciclos de investigação-ação-reflexão no sentido de dar maior solidez as estratégias de enfrentamento dos problemas da inserção profissional.Item Propriedade intelectual no currículo do curso técnico integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Alves, Elizabeth Simões do Amaral; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Silva, João Manoel da; http://lattes.cnpq.br/2574390886279350A Propriedade Intelectual (PI) para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é de fundamental importância devido às exigências de uma formação técnica apta a atuar no contexto da economia contemporânea, que valoriza habilidades de criação, inovação de produtos e serviços para soluções de problemas da sociedade. Com isso, o curso técnico em agropecuária deve ter formação pautada na PI, visto que, é a base fundamental que subsidia o ato de idealizar algo em solução, serviço ou produto, buscando a formação de mão de obra que melhore a vida do homem no campo, através do desenvolvimento local e regional das comunidades rurais. Então, o objetivo desse estudo foi analisar se o currículo do curso Técnico em Agropecuária dos campi do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) oferece o ensino de PI. Foi identificada uma aplicação prática de produção da PI nos mais diferentes campi do IFAL, sendo também observado que o componente curricular Gestão Agropecuária (80h) se debruça nos conceitos e conteúdos inerentes à PI, pois aborda o conteúdo de Empreendedorismo e difunde as práticas e a capacidade empreendedora, bem como a instrumentalização e operacionalização da ação empreendedora. As confluências da área de PI com o ato de empreender dentro do contexto das ciências agrárias, é uma forma de propiciar aos educandos proteção dos direitos da criação, inovação e desenvolvimento, de modo que se venha a receber posteriores retornos financeiros, bem como soluções plausíveis para o desenvolvimento local e regional. O componente curricular da PI no curso Técnico em Agropecuária é relevante para a grade curricular do curso. Diante das particularidades que o Agronegócio brasileiro dispõe, a PI é uma importante ferramenta de desenvolvimento do setor Agropecuário, que abre espaço para inovação da cadeia produtiva rural.