Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Área do Conhecimento "CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS"
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Item Construção de recursos pedagógicos para educação em saúde bucal: uma intervenção na formação de técnicos em saúde bucal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Brandão, Diogo Gomes; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843É sabido que a educação e a saúde são campos indispensáveis para a existência do ser humano, além de estarem correlacionados, visto que a educação corrobora para uma vida saudável. O objetivo deste trabalho foi relatar a construção de recursos pedagógicos para educação em saúde bucal com uma turma de estudantes do curso técnico em saúde bucal, bem como esclarecer a importância da utilização de recursos lúdicos durante as atividades de educação em saúde. A intervenção pedagógica foi o método empregado na construção desse trabalho, de modo conseguinte, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a pergunta norteadora: Quais as evidências disponíveis sobre a utilização de recursos pedagógicos nas atividades de educação em saúde bucal? Além disso, para o desenvolvimento do referencial teórico foi utilizado as bases de dados: PUBMED, LILACS, e SCIELO, com os descritores padronizados: Educação em Saúde; Saúde Coletiva; Jogos Pedagógicos; Intervenção Pedagógica e seus correspondentes em inglês. Em todas as combinações foi utilizado o operador booleano And. Observou-se que é indispensável que as ações de educação em saúde sejam conduzidas através de meios lúdicos que ampliem os pensamentos, comportamentos e aproximem os ouvintes das pautas que serão discutidas. Destarte, é evidente a importância que os profissionais técnicos em saúde bucal desempenham para o fortalecimento da complementaridade e continuidade das ações coletivas, reforçando o compromisso com a saúde da população, o vínculo com a comunidade e a participação nas ações intersetoriais.Item Os Malês na Cidade de Penedo e o silêncio dos espaços de memória(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-05) Santos, Eudson Silva dos; Marpin, Ábia; http://lattes.cnpq.br/2176062787929239; Bianchetti, Thiago Angelin Lemos; http://lattes.cnpq.br/0569269372564048; Fernandes, Clara Suassuna; http://lattes.cnpq.br/8548216840649489O presente artigo tem como objetivo historicizar a presença de africanos islamizados em Alagoas, desde ainda sul da capitania de Pernambuco em 1815, com a organização de uma revolta urbana na cidade de Penedo até o ano de 1888. Desse modo, nossa análise se fundamenta, a princípio, em que dois testamentos, de Bebiana e Benedicto, lavrados no cartório da cidade, o relato etnográfico de Mello Moraes sobre “festa dos mortos”, ritual fúnebre malê e um registro fotográfico, tirado pelo Dr. Carvalho Sobrinho, com pessoas trajando indumentários com características muçulmanas, demostrando a presença de um grupo social organizado. No segundo momento do artigo, buscamos refletir a respeito da trajetória dos museus no Brasil, especialmente, em Alagoano século XIX, e como a Semana de Arte Moderna de 1922 trouxe novas perspectivas para a política museal acional. A cidade de Penedo é contextualizada e os seus espaços de memórias são identificados. São analisadas as suas exposições permanentes, com a tentativa de perceber suas falas e seus silêncios sobre a representação da história da população negra muçulmana da cidade.Item Panorama da iniciação científica no ensino médio técnico integrado do Instituto Federal do Amapá Campus Agrícola Porto Grande(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Silva, Caroline Pessoa da; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Luana Lima dos; http://lattes.cnpq.br/4952245755231749; Silva, Jailson Costa da; http://lattes.cnpq.br/4481661071361187Objetivou-se com este trabalho fazer um panorama da Iniciação Científica do IFAP, bem como analisar os impactos sobre o desempenho acadêmico dos estudantes de ensino médio técnico integrado do campus agrícola Porto Grande. Utilizou-se, como instrumentos de estudo, dados obtidos junto à Direção de ensino, Coordenação de Registro Escolar e SUAP do IFAP – campus agrícola Porto Grande, em seguida esses dados foram tabulados e analisados com o auxílio do Microsoft Office Excel. Os resultados registraram que o número de projetos desenvolvidos juntamente com os alunos do ensino médio técnico nesse campus ainda é inferior a quantidade de projetos executados com os alunos de nível superior; que a figura do orientador assume papel fundamental; e que a participação de alunos de nível médio na iniciação cientifica (IC) melhora o seu desempenho acadêmico. Diante disso, concluiu-se que a IC na instituição é uma atividade que além de estimular o lado científico dos discentes, permite com que estes desenvolvam capacidades e habilidades que enriquecerão sua formação geral. No entanto, observou-se que ainda são poucos os trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos no campus Porto Grande.Item Resíduos agrícolas e agroindustriais na geração de Biogás: desenvolvimento de um roteiro experimental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-26) Gois, Georgia Nayane Silva Belo; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gouveia, Rogério de Alencar; http://lattes.cnpq.br/8389756224508333A preocupação com as questões ambientais tem se tornado cada vez mais nítida, levando à procura por novas tecnologias limpas e sustentáveis. Devido a isto, sobressaem os estudos por fontes energéticas renováveis, tendo a produção de biogás como representante de destaque em fonte renovável no país. Ganha destaque, os resíduos agrícolas, tais como, cascas, caldos e fibras como também efluentes da produção animal bovinos, suínos, aves, a conjunção pode representar uma fonte de matéria-prima favorável para o processo de digestão anaeróbia. Nesse contexto, surgem estudos sobre uma promissora alternativa para aumentar a produção de fonte de energia limpa, a produção de biogás a partir de processos anaeróbios. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo bibliográfico sobre a utilização dos resíduos agrícolas (dejetos suínos) e agroindustriais (vinhaça) na produção de biogás, explorando as bases conceituais que fundamentam o estudo, em busca de esclarecimentos, consensos, divergências e lacunas. Por fim, um roteiro foi elaborado, com o intuito de capacitar os alunos do curso técnico de meio ambiente para o desenvolvimento da produção do biogás.Item Saberes e competências dos higienistas de serviços gerais frente à pandemia de covid-19: uma proposta metodológica de formação continuada(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-18) Tenório, Celsa Maria Calheiros de Emeri; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Melo, Ingrid Sofia Vieira de; http://lattes.cnpq.br/4727408608738222A pandemia da Covid-19 tem gerado grandes desafios na educação. No campo da saúde, em ação conjunta com a educação, um dos inúmeros esforços envidados pelas autoridades sanitárias para evitar a disseminação do vírus causador da Covid-19 (2019-nCoV) foi o de promover um retorno seguro ao ensino presencial, observando-se às devidas cautelas à segurança sanitária. Nesse contexto pandêmico foram estabelecidos os objetivos do presente estudo, o qual se destina a apresentar proposta metodológica de curso de formação continuada para capacitação profissional dos higienistas de serviços gerais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com foco no aprimoramento de saberes e competências frente à pandemia de Covid-19. Para o alcance do objetivo proposto foram utilizados os recursos metodológicos da pesquisa-ação fundamentada na perspectiva crítico-reflexiva. Neste sentido, o presente estudo foi elaborado em cinco etapas, a saber: diagnóstico situacional (etapa I), elaboração do plano de curso (etapa II), divulgação e sensibilização (etapa III), capacitação continuada (etapa IV) e análise da satisfação do público-alvo (etapa V). No diagnóstico situacional constatou-se ausência de recursos tecnológicos mínimos e de habilidades dos participantes para o uso das ferramentas online, adotando-se a modalidade de ensino presencial. Dos dezenove (19) participantes no curso de formação continuada, sete (7) responderam ao questionário de satisfação, dos quais quatro (4) consideraram-se satisfeitos com a ação e um (1), muito insatisfeito. Recomendam-se estudos posteriores que permitam reunir elementos necessários ao embasamento da prática profissional.Item Utilização de imagens de satélite na avaliação dos impactos ambientais causados pelo crescimento urbano e a degradação ambiental na Cidade de Maceió-AL(2023-10-14) Amorim, Raniéri Carlos Ferreira de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Melo Irmao, Jose Jenivaldo de; http://lattes.cnpq.br/8372721245933365; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A urbanização é a transformação de áreas rurais e áreas de vegetação nativa em urbanas, geralmente acompanhada por crescimento populacional e desenvolvimento de infraestruturas. No entanto, a urbanização tem várias consequências ambientais como: perda de habitats naturais, poluição, mudanças climáticas e escassez de recursos. A expansão urbana é um fenômeno comum que ganha cada vez mais proeminência nas áreas urbanas ao redor do globo. Essa tendência tem sido inextricavelmente ligada a uma série de impactos ambientais de magnitude considerável. Um dos desafios imprescindíveis na gestão efetiva desses impactos reside na capacidade de realizar uma avaliação precisa e abrangente dos efeitos resultantes da expansão urbana sobre regiões sensíveis. Estas últimas frequentemente enfrentam alterações substanciais na sua paisagem e nos seus ecossistemas intrínsecos. Tal dinâmica pode culminar na deterioração da qualidade ambiental e na diminuição da sustentabilidade dessas áreas, como discutido por Almeida (2015). Segundo Bispo e Levino (2011) o aumento da urbanização e do número de habitantes nas áreas urbanas faz crescer a degradação do meio ambiente, pois a urbanização traz mudanças e impactos ao meio ambiente, ao ser humano, a economia e a vida social. Já Bobadilho (2014) afirma que o consumo de espaços estratégicos nas cidades, quase sempre próximo aos rios, traz consigo a degradação da qualidade da água e a perturbação do ecossistema, além de subjugar a qualidade de vida das comunidades adjacentes. Nesse contexto, o uso de imagens de satélite tem se mostrado uma ferramenta poderosa e eficaz para a avaliação dos impactos ambientais decorrentes da expansão urbana em áreas ribeirinhas, como as margens da Lagoa Mundaú. As imagens de satélite fornecem uma visão detalhada e abrangente das mudanças no uso e cobertura do solo ao longo do tempo, permitindo a identificação e análise dos impactos causados pela expansão urbana. Alguns estudos têm explorado a utilização de imagens de satélite nesse contexto, buscando compreender e quantificar os impactos ambientais específicos decorrentes da expansão urbana. Esses estudos utilizam técnicas de sensoriamento remoto, como a classificação de imagens, a análise de métricas ambientais e a detecção de mudanças no uso da terra, a fim de obter informações precisas sobre as alterações ocorridas da urbanização na região (Batista et al., 2021; Correia Filho et al., 2021). Desse modo, entender como esse processo de uso e ocupação do solo influencia diretamente e indiretamente nos impactos ambientais que ocorreram nesta área lagunar é fundamental para que se tenha uma gestão dos recursos ambientais deste bioma, como também a mitigação dos impactos ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto para identificar os possíveis impactos ambientais causados pela expansão urbana para alguns bairros de Maceió.