TCC Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Matemática por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A criação da régua de números inteiros adaptada para o braille a partir da modificação do material dourado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-30) Nascimento, Douglas Lopes do; Pereira Neto, Lauro Lopes; http://lattes.cnpq.br/2294245620497736; Costa, Camila Lima da; http://lattes.cnpq.br/1430561754887346; Silva , Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384Este estudo surgiu da necessidade de responder as inquietações de professores, em especial professores de matemática, quanto ao ensino com deficientes visuais: como ensinar um aluno com deficiência visual? Como incluí-lo em sala de aula?. Essas inquietações que surgem podem ser consideradas normais, visto que, os cursos de formação inicial não dão conta destas necessidades. Desta forma, este estudo propôs a construção de um material didático manipulável como proposta didática para ser usada no ensino de pessoas com deficiência visual, possibilitando a inclusão deste aluno em sala de aula. Pensando nas dificuldades que os alunos deficientes visuais enfrentam, sugere-se este material como uma ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de um aluno que tem, na audição e no tato, as funções cognitivas superiores que o capacitam para a aprendizagem. O objetivo deste estudo foi propor a criação da régua de números inteiros adaptada para o Braille, a partir da modificação do material dourado intencionando contribuir no processo de compreensão entre os elementos do conjunto dos números inteiros. Trata-se de um Material Didático Manipulável, de baixo custo e que auxilia o professor no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual em sala de aula, buscando dar sentido aos conceitos relacionados ao conjunto dos números inteiros. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativa e experimental, bem como, bibliográfica, tendo como principais teóricos pesquisados: Mantoan (2006); Laplane e Batista (2008); Uliana (2003); Groenald, Silva e Mora (2004); Silva (2012) e Lorenzato (2006). Espera-se que este trabalho sirva como elemento norteador no ensino de matemática para deficientes visuais e inspirem novas pesquisas no ensino como um todo.Item Tábua de Pitágoras e a configuração retangular: uma proposta para o ensino do campo multiplicativo para deficientes visuais.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-08-30) Correia, Sérgio Ferreira; Costa, Camila Lima; http://lattes.cnpq.br/9063276283873811; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Silva, Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575RESUMO O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um mecanismo que possa contribuir no processo de inclusão de deficientes visuais nas aulas de matemática. Alunos com alguma limitação visual podem ter dificuldades na aprendizagem se não lhe forem submetidos recursos didáticos que possam contribuir na compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula. Por isso, cabe ao professor a tarefa de incluir o aluno em sua classe, adaptando as atividades às dificuldades de cada um. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos com deficiência visual ou baixa visão, traz consigo a necessidade de trabalhar com materiais que sejam manipuláveis. O objetivo deste trabalho é desenvolver um Material Didático Manipulável que possa auxiliar no processo de inclusão de alunos com deficiência visual, visando dar sentido aos conceitos relacionados ao campo multiplicativo, associando-o ao método da Configuração Retangular. Para tanto buscou-se a fundamentação nos estudos de Baumel (2003) sobre materiais e recursos no ensino para deficientes visuais, na contribuição de Carvalho (1998) referente a Educação Inclusiva e nas ideias de Lorenzato (2009) usando o MDM (material didático manipulável) como elemento representativo da situação problema. A necessidade dessa proposta tem o intuito de estimular a iniciativa, a criatividade, a sociabilidade e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso de responsabilidade e objetividade do educador