Navegando por Autor "Souza, Bruno Silvestre Silva de"
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Item Motivação nas relações de trabalho na esfera Pública: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de São José da Laje – AL.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-03) Peixoto, Antonio Santos; Farias, Ricardo Bastos; http://lattes.cnpq.br/2193381718675050; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021Este presente estudo objetivou analisar a Motivação nas Relações de Trabalho na Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os fatores que influenciam a motivação e satisfação dos servidores públicos do município. Alguns dos passos para alcançar os objetivos foram identificar os fatores que influenciam a motivação dos servidores públicos do município, identificar os fatores que influenciam a satisfação dos servidores públicos do município, verificar como ocorre a motivação dos servidores públicos do município, e identificar os níveis de satisfação dos servidores públicos do município. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados o questionário, através do estudo de caso a fim de conhecer como se dá a motivação no serviço público. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância da motivação no trabalho dos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde. Assim, a motivação é um desafio para os gestores públicos, uma vez que ter funcionários motivados na maioria das vezes é limitada, pois ela é um processo que requer comprometimento e tempo. Enfim, por meio do estudo realizado e das fontes teóricas apresentadas foi possível compreender como o processo motivacional é importante para a satisfação dos servidores públicos na Secretaria Municipal de Saúde de São José da Laje, visto que pessoas motivadas produzem mais e trabalha com mais eficiência. Assim, ficou claro que ao longo dos anos é um desafio manter os funcionários motivados, já que as mudanças são necessárias para se adaptar a nova realidade. Por fim, através de ferramentas motivadoras podem-se melhorar cada vez mais as relações de trabalho no serviço público.Item Palestras e depoimentos: uma proposta de intervenção no curso técnico em administração de um instituto federal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-23) Souza, Bruno Silvestre Silva de; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Neri, Anna Sofia Costa; http://lattes.cnpq.br/0135341682700440O presente estudo, desenvolvido no âmbito do curso de especialização em docência na educação profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo investigar a significância de relatos de vivências profissionais da área de Recursos Humanos como forma de intervenção pedagógica na construção do conhecimento no curso técnico integrado de administração durante o ensino remoto emergencial (ERE). A pesquisa de natureza qualitativa envolveu 50 alunos e foi realizada em três encontros aos sábados letivos. Nos encontros, demonstramos a importância de conhecer as vivências e depoimentos dos profisisonais durante o plano de intervenção na disciplina de administração de recursos humanos. Entendemos que a escolha de palestras como atividades com viés de extensão, realizadas por profissionais renomados da área, de forma que pudessem trazer para os discentes suas vivências e experiências e dessa maneira aumentar a participação de alunos durante o ERE. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada e observação da prática docente. O Plano de Intervenção foi uma pesquisa descritiva, uma vez que as aulas foram planejadas anteriormente e tiveram a sua forma de realização em conjunto, fruto de uma pesquisa-ação que contribuiu para/na formação dos alunos do referido curso. A proposta de intervenção resultou na produção de uma sequência didática (SD) como produto educacional que pode contribuir com o trabalho docente nas futuras aulas remotas geradas através do conhecimento tacio e competência de saberes das vivências de aprendizagens de docentes e profissionais da área através de uma atividade extensiva. A SD foi gerada após um plano de intervenção numa escola profissional no ensino técnico em administração durante a discilina de administração de recursos humanos.Item Qualificação técnica do administrador na gestão pública local: ênfase nas ações de auditorias internas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-19) Oliveira, Amaury Almirante de; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Rodrigues, Carlos Gustavo Paiva; http://lattes.cnpq.br/9629732140344837; Souza, Andréa Vasques Torres de; http://lattes.cnpq.br/4079173424296385Este trabalho tem como objetivo apresentar parte do conhecimento feito de forma acadêmica sobre Qualificação técnica do administrador na gestão pública local: ênfase nas ações de controle interno. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica com investigação das publicações correntes na determinada área do conhecimento específico. A parte de Revisão da Literatura foi feita enfatizando o controle interno na administração pública. Por fim, o trabalho conclui que pessoas e processos podem ser auditáveis, sendo este um instrumento de suma importância na Gestão Pública.