Navegando por Autor "Gomes, Jarbas Mauricio"
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Item A educação escolar e a formação de dirigentes: espaços de formação política das lideranças estudantis do Instituto Federal de Alagoas(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-09-01) Oliveira, Hellen Carolyne Barbosa de; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Hollerbach, Dra. Joana D’Arc Germano; http://lattes.cnpq.br/5888935341011338O processo de formação política no contexto escolar é cerceado por disputas ideológicas e concepções antagônicas. Partindo-se da compreensão de que a dimensão ético-político é parte indissociável de uma formação humana emancipadora, que garante ao estudante sua inserção na vida social, através do acesso pleno aos bens culturais produzidos ao longo da história da humanidade, esta pesquisa aborda a formação de lideranças estudantis e a organização de espaços de formação política na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como recorte o Instituto Federal de Alagoas. Possui como objetivo analisar o processo de organização de um espaço pedagógico no Ensino Médio Integrado destinado à formação política através da realização de eventos estudantis. Adota-se como pressuposto metodológico da pesquisa a abordagem qualiquantitativa, do tipo pesquisa participante, exploratória e de natureza aplicada desenvolvida em quatro etapas. Na primeira etapa ocorreu uma revisão bibliográfica sobre temas que perpassavam a construção da pesquisa, como, a formação política no espaço escolar e o desenvolvimento de lideranças estudantis. A segunda etapa, correspondeu a realização do diagnóstico, que ocorreu através da observação ativa do campus em estudo e aplicação de questionário junto aos participantes da pesquisa, estudantes que participam de espaços de representação dos discentes. Na terceira etapa, foi elaborado um protótipo do produto educacional, que consiste em um guia instrucional para os estudantes sobre organização de eventos. A última etapa correspondeu à aplicação e avaliação do produto educacional desenvolvido. Para analisar os dados obtidos a partir da aplicação e avaliação do produto educacional foi utilizada a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Obteve-se como resultado a concepção de um guia didático/instrucional sobre organização de eventos para estudantes, como proposta de estruturação de um espaço formal no Ensino Médio Integrado que contribua para o trabalho da formação política e desenvolvimento de lideranças estudantis. Foi evidenciado pela pesquisa a inexistência de material sobre organização de eventos adaptado para os discentes, apesar de ser uma atividade recorrente nos tempos e espaços escolares da Educação Profissional e Tecnológica, que conta com a participação ativa e de direção das lideranças estudantis. Observou-se que a ausência de conhecimento sistematizado para os estudantes sobre a atividade eventos, limitava a experimentação desses espaços através de uma aprendizagem intuitiva ou advinda de vivências anteriores de outros organizadores. De modo geral, a partir da avaliação dos participantes sobre o material criado, ocorreu a prevalência do alto registro de aceitação em relação a sua contribuição para a finalidade proposta.Item A participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão da educação profissional e tecnológica do Ifal(2023) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Gomes, Maria das Graças Correia; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste estudo tem como temática a participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão no Instituto Federal de Alagoas e se constitui em uma pesquisa aplicada que tem como objetivo sistematizar práticas educativas para o trabalho em gestão no âmbito do Ifal. Situado na Área de Ensino e desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT, assume uma perspectiva metodológica com abordagem qualitativa. O universo de análise é composto pelos pais ou responsáveis de estudantes e os servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino de dois campi do Ifal localizados na Mesorregião do Sertão Alagoano. Como procedimento metodológico, utilizou-se de pesquisas documental, bibliográfica e a aplicação de questionários estruturados, em três etapas: I) Pesquisa diagnóstica dos espaços de participação de pais ou responsáveis na gestão e das práticas de gestão realizadas no Ifal; II) Definição e desenvolvimento do protótipo/produto educacional; III) Aplicação teste e avaliação do Protótipo. Na avaliação do produto, os participantes da pesquisa ponderaram sobre a qualidade do material, sua adequação ao perfil do público-alvo e sobre a relevância do conteúdo apresentado. Com os resultados da discussão, materializou-se um Produto Educacional, para avaliação dos servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino, com o intuito de utilização como instrumento formativo de pais ou responsáveis. Os resultados do estudo indicam que ainda é necessário desenvolver canais de informação e de formação que promovam a participação de pais ou responsáveis na gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de forma que os espaços assegurados em normativos institucionais fortaleçam a gestão democrática e participativa.Item Contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na educação profissional e tecnológica(2021) Alves, Hérlei Mariano Martins; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Mauricio; Hummel, Eromi Izabel; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), situa-se na temática da inclusão escolar, numa perspectiva educacional que visa superar as desigualdades e as marcas de exclusão que, historicamente, caracterizaram a educação brasileira. Nessa direção, o principal dessa investigação é analisar as contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, ofertando, como Produto Educacional, um curso sobre inclusão escolar para técnicos administrativos em educação do Ifal/campus Santana do Ipanema. Do ponto de vista metodológico, a investigação filia-se à abordagem de cunho qualitativo, ancorando-se na metodologia da pesquisa-ação. Na etapa diagnóstica, por meio de questionário semiestruturado, o mapeamento do contexto investigado dispôs da participação de 24 técnicos administrativos em educação, lotados no campus do Ifal em Santana do Ipanema e 11 técnicos administrativos em educação, lotados em outros cinco campi do Ifal. Em seguida, elaborou-se o Produto Educacional, materializado em um curso sobre inclusão escolar, que foi aplicado a 20 técnicos administrativos em educação do Ifal, sendo 14 do campus Santana do Ipanema e 06 com representação de outros cinco campi do Ifal. Após a aplicação, o Produto Educacional foi submetido à avaliação dos participantes da pesquisa, em atenção aos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, com seu caráter colaborativo. Os dados no levantamento da literatura revelaram que os estudos sobre inclusão, em sua maioria, olham para a relação professor-estudante e desconsideram o trabalho educativo realizado nos espaços da escola que não a sala de aula. Todavia, as reflexões suscitadas durante essa investigação demonstram que existem, no âmbito do Ifal, espaços institucionais privilegiados na elaboração e promoção de políticas inclusivas. Esses espaços oferecem possibilidades para que os técnicos administrativos em educação atuem nos processos de inclusão. Nesse sentido, os resultados sinalizam a importância de se considerar a dimensão pedagógica na atuação do técnico administrativo em educação, assegurando, por seu turno, formação na perspectiva da inclusão escolar.Item Educação em saúde no Instituto Federal de Alagoas: um estudo sobre a organização de espaços pedagógicos e ações educativas em um campus do agreste alagoano(2024) Cavalcante, Silvana Medeiros Costa; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Silva, Jaqueline Maria daA dissertação tem como temática Educação em saúde no Instituto Federal de Alagoas: um estudo sobre a organização de espaços pedagógicos e ações educativas em um campus do agreste alagoano e é resultado de uma pesquisa aplicada que objetivou desenvolver um material didático/instrucional sobre os processos de organização dos espaços educativos e as ações de educação em saúde realizados por profissionais da Equipe de Assistência Estudantil. Situada na área do ensino, a pesquisa assumiu uma perspectiva metodológica pautada pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa, tendo como universo de análise os espaços de atuação da Assistência Estudantil do Ifal. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: I) etapa diagnóstica do perfil da Equipe de Assistência Estudantil, onde foram coletadas informações sobre os espaços e as práticas de educação em saúde no Campus, por meio de questionário estruturado e de entrevistas semiestruturadas com esses profissionais e consultados documentos Institucionais como a Política de Assistência Estudantil entre outros; II) etapa de proposição e desenvolvimento do material didático instrucional, voltado à sistematização dos espaços e das práticas de educação em saúde, envolvendo os profissionais da Equipe de Assistência Estudantil; III) etapa foi de aplicação com teste e avaliação do produto educacional pela referida Equipe do Ifal. Os resultados da aplicação foram sistematizados a partir de três categorias de análise, que avaliaram a estética e organização, a escrita e a criticidade do Produto Educacional, obtendo resultados positivos de mais de 80% dos participantes. Apesar das limitações da pesquisa e do Produto educacional desenvolvido, a avaliação positiva do Guia foi acompanhada de uma sinalização em direção à adoção do guia como uma tecnologia de mediação da organização e realização de ações de educação em saúde pelas equipes que acompanharam e participaram da pesquisa.Item Formação continuada sobre pregão eletrônico para profissionais que atuam na gestão da educação profissional e tecnológica(2025-02-25) Santa Bárbara, Antônio José; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as contribuições de um curso online de formação continuada sobre pregão eletrônico destinado aos profissionais que atuam na gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Além de, especificamente, refletir a respeito do diagnóstico sobre a necessidade de formação continuada dos profissionais (ou não) que atuam na gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Ifal – Campus Maceió, identificar as vantagens e desvantagens da aplicação de um curso sobre pregão eletrônico na Educação Profissional e Tecnológica e avaliar a possibilidade de aplicação do curso no formato de curso de extensão. A fundamentação teórica apresentou um breve histórico sobre os marcos iniciais e algumas referências acerca da Educação Profissional e Tecnológica e teceu considerações acerca da gestão na Educação Profissional e Tecnológica, enfatizando tanto a importância da formação de pessoas, quanto as teorias da Andragogia no contexto do processo de ensino e aprendizagem de adultos, além do reconhecimento dos Técnicos Administrativos em Educação, tendo como embasamento para a formatação do Produto Educacional a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, concomitantemente com os três eixos temáticos de Gabriel Kaplún e as tipologias de conteúdos apresentadas por Antoni Zabala. Para alcançar os objetivos adotou-se a metodologia da pesquisa de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, organizada nas seguintes etapas: (1) exploratória; (2) diagnóstica; (3) elaboração do Produto Educacional curso online de formação continuada sobre pregão eletrônico; (4) aplicação do Produto Educacional; (5) avaliação e validação do Produto Educacional. Os instrumentos de coleta de dados foram análise documental e questionários online de diagnóstico e de avaliação do Produto Educacional. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin em três fases fundamentais: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados alcançados com essa pesquisa foram a construção de um Produto Educacional do tipo curso online de formação continuada que contribuiu para a capacitação dos profissionais na esfera das licitações eletrônicas, além disso, identificou-se que o curso poderá ser utilizado como curso de extensão para a formação de pessoas não servidoras da Instituição.Item Gestão democrática na EPT: espaçops de participação de pais ou responsáveis(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2024-03-20) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas MauricioA gestão escolar ou gestão educacional configura uma mudança de contexto da educação brasileira, como um esforço de superação às teorias de administração em direção a uma abordagem mais dinâmica, participativa e democrática dos processos escolares e de ensino. A concepção de gestão escolar democrática está amparada na Constituição Federal de 1988, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei Federal 9.394/96) e sistematizada no Plano Nacional da Educação 2014-2024, por meio de diretrizes, metas e estratégias, para promoção de uma construção coletiva dos projetos e processos pedagógicos do ambiente escolar. Nesse contexto, democratizar a escola, torná-la uma instituição aberta à comunidade, passa pelo fortalecimento da participação dos pais ou responsáveis nos processos de gestão escolar. A participação destes na escola e na vida escolar dos estudantes tende a contribuir para o êxito na formação humana e profissional das novas gerações.Item Guia para organização de eventos escolares-EPT(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-08-27) Oliveira, Hellen Carolyne Barbosa de; Gomes, Jarbas MauricioO "Guia rápido para a organização de eventos escolares" foi desenvolvido/elaborado a partir da pesquisa intitulada “A educação escolar e a formação de dirigentes: espaços de formação política das lideranças estudantis do Instituto Federal de Alagoas”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes (ProfEPT/Ifal-CABB), inscrita na Linha de Pesquisa 2, “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”. Fundamentado nas concepções de trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico, o Guia é um material cujo objetivo é apoiar as lideranças estudantis, e a comunidade escolar como um todo, no processo de organização de eventos de natureza técnica, científica, artística, cultural, esportiva e política. Direcionado para a comunidade estudantil, o Guia parte da compreensão de que os estudantes devem atuar na organização de espaços pedagógicos que permitam a expressão e o atendimento de pautas identificadas e demandadas pelo próprio corpo estudantil. Tal premissa parte da concepção de que o universo da Educação Profissional e Tecnológica é mediado por uma concepção de educação emancipatória que visa a formação integral do ser humano e o desenvolvimento da omnilateralidade. Partindo deste ponto, fundamentos em Gramsci, que propôs a formação de um novo tipo de intelectual, que especialista em sua área de atuação também é capaz de atuar como dirigente político, ou seja, de organizar espaços pedagógicos e de atuar como gestor tanto de sua própria atividade como de atividades coletivas capitaneadas por diferentes setores ou grupos sociais, até mesmo no campo da organização social e política. O guia está organizado em 5 seções que tratam da definição dos diferentes tipos de eventos escolares e acadêmicos, das etapas de planejamento e organização de um evento, das etapas da fase de execução e por fim da finalização e avaliação dos eventos realizados.Item Letramento literário no Ensino Médio Integrado:o portfolio de círculos de leitura na biblioteca escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-03-22) Ferraz, Edileuza Lima; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Santos, Lúcia de FátimaEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, descreve o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), especificamente na Biblioteca Benevides Monte, com estudantes do gênero feminino, da terceira série do Ensino Médio Integrado (EMI), cujo objetivo geral é promover ações de estímulo à leitura literária, por meio de círculos de leitura e reunir as impressões desses momentos na elaboração do Produto Educacional Portfólio, tendo em conta a leitura e a análise da obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Aportamo-nos nas contribuições de Cândido (2011), Cavalcanti et al. (2020), Colomer (2003), Cosson (2006, 2014, 2020), Cruz (2021), Freire (1989, 2014), Lajolo; Zilberman (2019), Moreira (2006, 2019), Oliveira (2022), Soares (2009), Tonet (2020) e Zilberman (2015), entre outros/as. A metodologia foi a pesquisa-ação de natureza qualitativa, fundamentada em Barbier (2002), Gibbs (2009) e Thiollent (1986). Foram adotados os seguintes procedimentos: i) diagnóstico de leitura das estudantes participantes por meio de questionários-perfis; questionário de avaliação dos círculos; e iii) realização de círculos de leitura, nos quais foram discutidos aspectos da obra e coletamos subsídios para responder à nossa pergunta de pesquisa e elaborar nosso Produto Educacional, intitulado: Portfólio de círculos de leitura na biblioteca. Os resultados da pesquisa nos revelam a necessidade de ações investigativas com tal perspectiva a fim de promover o desenvolvimento de práticas de letramento literário, especificamente, de estudantes do gênero feminino na inter-relação com abordagens voltadas ao mundo do trabalho e ao universo feminino num contexto educativo formal pertencente à Rede Federal de Ensino.Item O lugar da mulher no mundo do trabalho: reflexões sobre gênero(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-07-05) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas MauricioO produto educacional (PE) "O lugar da mulher no mundo do trabalho: reflexões sobre gênero" caracteriza-se como um material didático-instrucional que trata da organização de exposições escolares no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas (ProfEPT/Ifal), o PE contém uma proposta de prática educativa voltada ao ensino de temáticas pertinentes à formação profissional e que não estão contempladas no currículo escolar dos cursos técnicos de nível médio. O tema abordado é a relação entre gênero e trabalho, temática nem sempre considerada relevante para a formação de profissionais técnicos de nível médio, seja em cursos ofertados na forma integrada, o Ensino Médio Integrado (EMI), seja na forma de cursos subsequentes. De modo mais específico, o PE olha para o lugar da mulher no mundo do trabalho, tema que tem galgado espaço nos debates acadêmicos sobre o mundo do trabalho e sobre a organização social, política e econômica. A escolha da temática resulta da dissertação "A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio" que, defendida por Lindinalva da Silva Santos sob a orientação de Jarbas Mauricio Gomes, investigou a partir de uma pesquisa exploratória de natureza qualiquantitativa a presença dos temas relativos à gênero na práxis de ensino em cursos de EPT de um Campus do Instituto Federal de Alagoas situado na região metropolitana de Maceió. Embora em sua gênese o PE seja destinado aos educadores que atuam na EPT, sejam eles servidores técnicos administrativos da educação ou docentes, isso não impede ou restringe a sua adaptação e replicação para outros níveis e modalidades de ensino e, até mesmo a partir de outras temáticas. Espera-se que a proposta de trabalho apresentada sirva de instrumento e inspiração para educadores que atuam nos mais diferentes níveis e modalidades de ensino; em especial para aqueles que pensam a EPT e o trabalho educativo desenvolvido no interior dos Institutos Federais como uma prática de liberdade e de emancipação, tendo como princípios suleadores da formação das novas gerações a formação humana e a formação para o mundo trabalho.Item A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/1959212367762345; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Tavares, Elen Machado; http://lattes.cnpq.br/1224606095213148A pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.Item Promoção de saúde na escola: teoria das marés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do ensino médio integrado(2021) Silva, Olivia Gabrielly Laranjeira; Melo, Beatriz Medeiros de; Moraes, Eduardo Cardoso; Moraes, Eduardo Cardoso; Melo, Beatriz Medeiros de; Alves, Verônica de Medeiros; Gomes, Jarbas MauricioIntrodução: As abundantes e radicais mudanças que têm ocorrido nos processos de trabalho têm sido fonte de desgaste físico e emocional. A reconhecida desigualdade de renda que caracteriza a estrutura social brasileira reflete diretamente nas condições de saúde. D esta forma, ao interpretar a realidade de acordo com o materialismo histórico dialético, percebe se que os adolescentes e jovens que estão incluídos neste contexto social são diretamente afetados pela problemática. A Lei 93 94/96, ao estabelecer as diretriz es e bases da educação brasil eira, enuncia que o Ensino Médio deve acontecer como uma formação integrada, que desenvolva o indivíduo em todas as suas dimensões . Compreendendo que a atuação da enfermagem , na escola, contribui para a permanência e conclusão com êxito dos estudantes, resolveu se utilizar a Teoria das Marés como ferramenta de prevenção e suporte aos transtornos d e ansiedade nos estudantes do Ensino Médio Integrado. Objetivo Investigar a presença de transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado n o Instituto Federal de Alagoas, bem como a existência de material orientador para o acompanhamento de tais situações, a fim de construir produto educacional que colabore com a prática de cuidados em saúde mental pela equipe de Enfermagem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Metodologia: Es te trabalho assume a pesquisa ação como técnica de pesquisa, visto que se propõe a melhorar o contexto dos transtornos de ansiedade no Ifal . Como instrumento metodológico para o diagnóstico , u ti lizou se um questionário semiestruturado com os/as enfermeiros/as para observar a formação inicial e continuada relacionada à saúde mental e a percepção deles acerca da implantação de um modelo teórico e procedimental voltado para esta área. Estes dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Da pesquisa diagnóstica, participaram 11 enfermeiros/as; 100% referiu atender demandas de saúde mental. Em relação a o transtorno mais atendido, 100% relata que a ansiedade prepondera. Em 72,7% do s Campi encontra se a presença de profissionais psicólogos/as, fato que não diminuiu significativamente os atendimentos dos/as enfermeiros/as para esta demanda. Grande par te dos /as adolescentes permanecem sem diagnóstico e quando tem, nem sempre conseguem atendimento na Rede de Atenção à Saúde . Grande parte dos/as enfermeiros/as (90,9%) relatam ter estudado a disciplina de saúde mental, mas nem sempre se sentem totalmente prepara dos /as para o atendimento d e transtornos mentais. Todos/as os/as profissionais concordam sobre a necessidade de capacitações em saúde mental e se esforçam para ampliar o conhecimento na temática. A maioria não conhece a Teoria das Marés, mas acredita que um modelo teórico e procedimental pode contribuir para a prática de enfermagem. Considerações Finais: A Teoria das Marés representa uma possibilidade importante de assistência de enfermagem em saúde mental. A ausência de homogeneidade na assistência de enfermagem no ambiente escolar exige práticas inovadoras capazes de reconhecer situações de risco, elaborar diagnósticos precoce s e gerar intervenções que forneçam resultados positivos aos/as adolescentes e jovens , para isso, foi elaborado o Guia Teoria das Marés