TCC Linguagem e Práticas Sociais
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Item Atribuições e desafios vivenciados pelo professor na perspectiva na educação inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-20) Silva, Monize Karoline da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho teve como finalidade refletir qual o papel do professor com base nas Políticas Educacionais na Perspectiva da Educação Inclusiva, verificando quais os desafios enfrentados pelo mesmo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o papel do professor diante das políticas educacionais de modo que os alunos sejam o centro da sala de aula. A inclusão é tratar de maneira diferente os diferentes, assim pode-se perceber a igualdade real sendo aplicada. De acordo com Sassaki (1997, p.3), a inclusão pode ser conceituada como processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade”. Para tratarmos sobre o processo da Educação especial inclusiva e o papel do professor, referenciamos os estudos em Bueno (2001), Mantoan (1993, 2003), Sassaki (1997); entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base nas políticas públicas educacionais voltadas à educação inclusiva e o como o professor deve agir segundo elas, levando em consideração que o meio interfere nas proposições dispostas aos docentes. Além dos teóricos, utilizamos como base, artigos que tratam sobre a mesma vertente, assim como documentos, legislações, leis e entre outros. A inclusão escolar não é de responsabilidade única do educador, uma vez que ele necessita de meios e condições para colocar seus conhecimentos em práticas que devem ser disponibilizados pelo governo, assim como a família deve participar do processo de inclusão, pois a mesma é corresponsável nas formações.Item Textos e intertextualidade: a criação de uma nova história(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-31) Santos, Wellington Ferreira dos; Tavares, Roseanne Rocha; http://lattes.cnpq.br/4961168921977877; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho trata da intertextualidade, fazendo uma relação entre o seriado Chaves (1971) e a saga Harry Potter (1997). Com objetivo de analisar essas obras na perspectiva de identificar aspectos comuns, apesar de ter uma diferença de 26 anos de distanciamento entre elas. Conceitua a intertextualidade evidenciando quando ela é implícita e explícita. Apresenta o seriado Chaves, fazendo uma explanação sobre o seu modo de vida e a importância de Chiquinha e Kiko. Já na obra de Harry Potter, explicitando o contexto que a envolve. Analisa as duas obras para identificar os diálogos existentes entre ambas. A metodologia está voltada para pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cuja base teórica está fundamentada em consultas de livros, artigos e trabalhos científicos disponíveis na internet dos quais foram feitas leituras seletivas e fichamentos. Os resultados mostram que é possível haver aspectos comuns entre as duas obras mesmo sem que haja nenhuma ligação entre seus autores. Conclui-se que a intertextualidade foi estabelecida com propriedade nas obras estudadas, uma vez que os pontos convergentes ficaram bastante evidentes.