TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Autor "Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A argumentação em textos jornalísticos de caráter informativo: o gênero textual-discursivo notícia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-31) Santos, Robson Muller Silva dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Sabe-se que na esfera jornalística há duas vertentes principais de classificação para conteúdos disseminados pela imprensa, as quais abrigam gêneros jornalísticos em grupos que se caracterizam ora pelo caráter informativo, ora pela natureza predominantemente opinativa/argumentativa, e, ainda, pela junção de tipologias textuais que se combinam. A notícia é um gênero que, tradicionalmente, é associado à informação, haja vista sua função social de veicular os chamados fatos do dia. Apesar de estar consolidada a ideia de que a notícia é um gênero discursivo essencialmente descritivo/expositivo, pretende-se, neste trabalho, verificar a presença de passagens argumentativas em textos jornalísticos de natureza declaradamente informativa, a partir da observação de elementos linguístico-discursivos que atuam no texto, ainda que sutilmente, para a construção de pontos de vista a respeito do que está sendo enunciado ao público, mediante a divulgação de notícias. Para isso, o estudo adotará, como metodologia, a análise linguístico-discursiva e semântica de notícias publicadas pelo canal “Folha de São Paulo”, no primeiro turno das Eleições 2022, especificamente, textos cujo tema diz respeito a pesquisas de intenção de voto para os candidatos a presidente. Os fundamentos teórico-conceituais do trabalho desenvolvem-se a partir do diálogo entre estudos da área da Comunicação, da Linguística Textual e das reflexões em torno do enunciado e do discurso. Ademais, a pesquisa assume um caráter linguístico-interpretativista, com uso de dados quantitativos. A partir da análise do corpus, houve a identificação de movimentos retórico-discursivos e linguístico-textuais que apontam para a presença de traços argumentativos em textos que são apresentados como predominantemente informativos. Esta pesquisa aponta, também, para possibilidades de trabalho com o gênero textual notícia na esfera escolar, verificando-se de que forma a BNCC orienta o emprego desse gênero nessa esfera de atuação humana.Item O livro didático de português: um estudo sobre a relação texto-imagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-02-17) Farias, Ana Cristina Souza de; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Embora as imagens façam parte do contexto socio-histórico-cultural e estejam presentes em nosso cotidiano, a escola tende a dar maior ênfase à escrita do que aos elementos visuais. Tendo em vista que no processo de escolha dos Livros Didáticos há um critério que dispõe especificamente sobre as imagens, este trabalho teve como objetivo investigar como a diversidade étnica, a pluralidade social e cultural brasileira é retratada no livro didático de Português Contexto, Interlocução e Sentido, adotado pelo IFAL-Campus Maceió. O referencial teórico está representado nos documentos que regem o Programa Nacional do Livro Didático e por estudos da área da multimodalidade. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e o tipo de investigação utilizada foi o método pesquisa documental. O processo de coleta e geração de dados foi realizado nas seguintes etapas: (i) verificação se as imagens com as temáticas diversidade étnica, a pluralidade social e cultural brasileira são apresentadas no Livro Didático do Ensino Médio Português: contexto, interlocução e sentido; e (ii) análise multimodal das imagens que abordam o tema desta pesquisa. Os resultados demonstram que a coleção analisada não atendeu o critério relacionado às imagens que está presente no PNLD. Isso confirma a necessidade de uma reflexão acerca da importância de se observar a relação texto-imagem durante a escolha do livro didático, posto que vivemos em uma sociedade cada dia mais multimodal.Item Pedagogia dos multiletramentos: trabalhando o gênero publicitário com o uso do aplicativo canva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Santos, Ediluce Calado dos; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Lima, Josenice Cláudia Moura de; https://orcid.org/0000-0002-6668-2097; http://lattes.cnpq.br/6932416698842297A tecnologia está muito presente em nosso cotidiano, sobretudo, no dos adolescentes e jovens. Eles passam horas e horas imersos no ciberespaço por meio de seus Smartphones, no entanto, a escola ainda tende a ignorar essa realidade. Partimos da premissa de que o uso de aplicativos através de atividades com os gêneros textuais pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, porém, compreendemos que apenas a teoria de gêneros textuais não dá conta das necessidades do ensino de línguas. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo ensinar a língua portuguesa sob o viés dos multiletramentos por meio de atividades com o gênero anúncio publicitário e o uso de tecnologia móvel, através do aplicativo Canva. Apoiamo-nos teoricamente na Pedagogia dos multiletramentos e na do gênero anúncio publicitário. O método do estudo é qualitativo, cuja investigação se insere no estudo de caso. O processo de coleta e geração de dados se deu por meio de produções de anúncios publicitários sociais e conversa informal por WhatsApp. A análise de dados foi dividida em duas seções: a primeira com a análise de produções de anúncios publicitários em grupo com o tema “bullying” baseadas nas características do gênero anúncio publicitário e a segunda com temáticas sociais que foram escolhidas pelos alunos realizadas individualmente, com base na Pedagogia dos Multiletramentos. Diante dos resultados, pode-se compreender que é possível usar o celular como ferramenta de auxílio para ensino-aprendizagem e de ensinar a Língua Portuguesa sob o viés dos multiletramentos, pois essa perspectiva teórica contribui para que os estudantes reflitam sobre os problemas sociais em seu meio de convívio e para que tenham protagonismo. Compreendemos ainda, que o resultado mais importante em todo o processo foi a nossa transformação como docentes de Língua Portuguesa, visto que, inicialmente, tivemos dificuldade para entender a Pedagogia dos Multiletramentos.Item Performatividade e ironia no discurso da Youtuber Rita Von Hunty(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-06) Valença, Susan Maria Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Este trabalho se presta a analisar os marcadores, modalizadores de discurso e de ironia, perceptíveis em textos fílmicos e os elementos retórico-discursivos e linguístico-pragmáticos que performatizam o ethos da personagem drag queen Rita Von Hunty - persona estabelecida pelo professor e palestrante Guilherme Terreri -, considerando-se o texto fílmico como gênero textual Exposição Oral de Ponto de Vista passível de análise na esfera acadêmica. Estudo feito a partir da transcrição (MARCUSCHI, 2000) de dois corpus depositados na plataforma youtube e analisados com vistas ao aporte teórico deste trabalho, que faz um percurso nas vias da argumentação, tendo como pano de fundo a Retórica (DAYUOB, 2004) e Nova Retórica (PERELMAN e TYTECA, 2005); transitando pela Argumentação na Língua (DUCROT, 1987); levando em consideração os articuladores e organizadores textuais da Argumentação (KOCH, 2008); com vistas à Exposição Oral de Ponto de Vista (CAVALCANTI, 2016) e à Ironia (FIORIN, 2014; REYES, 1984). Ainda, há de se considerar a análise do ethos estabelecido acerca da persona Rita Von Hunty, ancorado nas discussões acerca dos problemas de gênero (BUTTLER, 2003). A base de pesquisa do presente trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista que investiga virtualmente os processos de textualização, com método linguístico-interpretativista, centrado na compreensão das práticas linguageiras discursivo-argumentativas dos sujeitos. Os resultados se referem à constância do uso de alguns marcadores e se eles denotam a Ironia por si só ou se essa somente é percebida a partir do gestual e antífrase; e aos elementos que performatizam o ethos, atendo-se ao modo como ele se relaciona com o pathos e a que recorre para mantê-lo.Item Práticas de multiletramentos no Ensino Fundamental II: processo de ensino-aprendizagem através do gênero entrevista(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-06) Gama, Alesandra Santana da Silva; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Agra, Cristiane Batinga; Santos, Damião Augusto de Farias; http://lattes.cnpq.br/0778906113024831A prática de leitura e de escrita são habilidades essenciais, para que os indivíduos possam conviver em sociedade e, dessa forma, possam exercer a sua cidadania. A escola, como instituição de ensino, tem a responsabilidade de letrar os estudantes e de ampliar as competências de saber ler e escrever, frente aos desafios da sociedade contemporânea e informatizada que a cada dia agrega novas formas de letramento e de socialização da informação. O ensino com texto pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem, principalmente se associado aos multiletramentos, pois os estudantes sempre demonstram muito interesse em atividades que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo promover práticas de multiletramentos através do processo de ensino-aprendizagem do gênero textual entrevista. O referencial teórico está representado pelos estudos de: (i) gênero textual (ANTUNES, 2005; MARCUSCHI, 2008), (iii) gênero entrevista (HOFFENAGEL, 2010) e (iii) tecnologias da informação e da comunicação e multiletramentos (BRAGA, 2015; ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA; 2015). Os procedimentos metodológicos de coleta e geração de dados utilizados foram: a realização do perfil da escola, do professor regente e dos sujeitos participantes da pesquisa, que são formados por uma turma de 8º ano do ensino fundamental com faixa etária entre 15 a 19 anos. Na coleta e geração dos dados, os pesquisadores realizaram as transcrições das entrevistas coletadas pelos estudantes objetos da pesquisa, e a realização de entrevista semiestruturada para análise da percepção dos alunos trabalhados. Como resultado, compreende-se que, ao aplicarem as entrevistas às pessoas de suas comunidades, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema e o contexto em que vivem.Item Uma reflexão à luz do letramento crítico sobre produções textuais desenvolvidas por alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-20) Santos, José Robson dos; Agra, Christiane Batinga; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; ttp://lattes.cnpq.br/3662242058929178 Endereço; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554O presente trabalho é um estudo de caso de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral compreender uma experiência de trabalho com produções textuais de alunos do Ensino Médio, à luz do letramento crítico. Uma investigação norteada pela seguinte questão: quais as dificuldades e avanços linguísticos e culturais que permeiam e conduzem as produções dos alunos? Participaram do estudo 4 alunos de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 19 anos e 1 professora de 57 anos (amostra). Os instrumentos e técnica usados para coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semiestruturada, a observação sistemática e a análise textual discursiva. Os resultados evidenciam que os alunos conseguiram discorrer sobre os temas de forma simples e singular tanto no formato do texto quanto na disposição das ideias. Constata-se assim, que mesmo diante das limitações morfossintáticas e contextuais existentes, reflexo do distanciar entre a língua culta/padrão e a língua viva em uso presentes em seus nichos sociais, os alunos do Ensino Médio são seres linguísticos e culturais em potencial, capazes de escrever de forma coerente e objetiva sobre os fenômenos da realidade, principalmente se forem conduzidos por práticas discursivas produtoras de sentidos. Portanto, acredita-se que seja possível incutir, cultivar e desenvolver a arte de produzir textos nos jovens nas aulas de Língua PortuguesaItem O trabalho com a gramática no ensino fundamental: cadê o texto?(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-05-04) Arruda, Cristiane Bittencourt de; Silva, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0356311498214210; Silveira, Nádia Mara da; http://lattes.cnpq.br/9879649520086467; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Vários estudos, ao longo do tempo, têm-se direcionado ao ensino da gramática e à sua funcionalidade. No decorrer da história, constata-se uma frequente preocupação em trabalhar com os discentes a norma culta, a gramática normativa, esquecendo-se de considerar toda a bagagem sociocultural e as reais necessidades dos alunos. Atualmente, é possível afirmar que, mesmo com sólidas bases teóricas, a prática em sala de aula deixa a desejar. Os alunos, em sua maioria, diante de tantas regras gramaticais e de um ensino robotizado, saem das escolas com deficiência na aprendizagem da Língua Portuguesa. É possível compreender que os professores sentem-se, muitas vezes, pressionados a ensinar a gramática puramente normativa, pois assim exigem as escolas e a própria sociedade. Tendo como objeto de estudo uma turma do ensino fundamental e, considerando a importância de haver uma interação entre a norma culta e a produção textual, este trabalho objetiva identificar como a relação texto/gramática é trabalhada em sala de aula. Autores como Antunes (2007), Marcuschi (2008) e Geraldi (2001) defendem um ensino dinâmico e contextualizado, onde gramática e texto possam se completar, visto que não deve estar desvinculado do ensino da Língua Portuguesa, com a ideia de transformar a teoria gramatical em uma prática que trará resultados satisfatórios, observando a realidade do discente. Em algumas aulas observadas, percebemos, por diversas vezes, um ensino descontextualizado, em que a gramática separa-se do texto, através do uso de palavras e frases soltas, desmerecendo seu uso e função. Substantivos, adjetivos, numerais etc., muitas vezes, são utilizados separadamente dos textos, fazendo com que o ensino se torne puramente gramatical, gerando incompreensão por parte dos alunos. Constatamos, com a pesquisa, que tal prática tem-se tornado rotineira em sala de aula e conduz o discente a não compreender a gramática como um processo reflexivo, e o uso do texto em sala de aula seja apenas um pretexto para o ensino gramatical. Nessa perspectiva, o propósito deste trabalho é investigar as contribuições das ações pedagógicas ao ensino de gramática, advindo da seguinte problematização: Como o ensino de gramática por meio de texto, no Ensino Fundamental, contribui para o desenvolvimento de competências discursivas dos alunos?