TCC Ensino das Ciências e Matemática
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Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Autor "Castro, Diogo Meurer de Souza"
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Item O ensino de frações por meio de jogos: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-29) Araujo, Lívia Danielle da Silva; Silva, Ewerton Roosewelt Bernardo da; http://lattes.cnpq.br/8543155357044958; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947Sabe-se que números racionais são a base de diversos conteúdos matemáticos e a compreensão desses números, em sua forma fracionária, é essencial para o desenvolvimento matemático dos alunos em diversos níveis de ensino. Enquanto os jogos apresentam-se como alternativa no ensino de matemática, os baixos índices apresentados no último IDEB de 2021 em relação ao conhecimento matemático, mais especificamente sobre frações, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse estudo. Como metodologia, essa pesquisa teve como foco os trabalhos desenvolvidos em âmbito nacional, assim foi utilizada como fonte de pesquisas o catálogo de teses e dissertações da CAPES, no qual foi feita uma revisão sistemática da literatura, tendo sido adotado o protocolo de acordo com Kitchenham (2004), tudo isso com o intuito de verificar se e quais jogos matemáticos estão sendo inseridos no processo de ensino e aprendizagem de frações e os resultados obtidos. De acordo com as obras analisadas, o ensino de frações por meio de jogos concretos ou digitais apresentam resultados satisfatórios. Assim, concluiu-se que tal metodologia deve ser considerada na ação docente.Item Estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental envolvendo o princípio multiplicativo(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-28) Firmino , Luiza da Silva; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154O presente trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso, foram investigadas as estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental, baseado em um questionário e observações da atividade desenvolvida pelos alunos. Destaca-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental envolvendo o princípio multiplicativo. Baseando-se nas pesquisas de Smole e Diniz (2001), Dante (1991), Pozo (1998) entre outros. Participaram da pesquisa 18 alunos de uma escola de rede privada do município de Cajueiro-AL. A resolução de problema é um método eficaz para desenvolver o raciocínio e para motivar os alunos para o estudo da Matemática. Porém, o que se ainda vê em sala de aula, são professores insistindo permanecer na chamada “zona de conforto”, onde a aula é preparada em regras, fórmulas e listas enormes de exercícios.Item Estratégias de resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números inteiros, com alunos do sexto ano do ensino fundamental(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-28) Firmino , Laíza da Silva; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Silva , Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154O presente trabalho buscou investigar as estratégias de resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números inteiros dos alunos do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola de rede privada no município de Cajueiro do estado de Alagoas. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de casos. As análises foram baseadas nas pesquisas de Smole e Diniz (2001), Dante (1991), Pozo (1998), BNCC (2018), entre outros. Os resultados indicaram que o trabalho com resolução de problemas auxilia os alunos a desenvolverem suas estratégias, buscando seus próprios caminhos, explorando a linguagem Matemática e o professor será o estimulador, mediador, de modo que os alunos gerem seus conhecimentos e ideias produtivas.Item Utilização de sequências didáticas no estudo de progressão aritmética associada à soma de Gauss(2022) Izidoro, Jane de Brito; Lima, José Roberto Almeida; Lima, José Roberto Almeida; Silva, Adriano Valeriano da; Castro, Diogo Meurer de SouzaEste trabalho visa mostrar o que é uma sequência didática usando o ensino de progressões aritméticas como uma forma de apontar como fazer uma sequência didática, aplicando Soma de Gauss a situações simples do cotidiano. Inicialmente se abordará a Soma de Gauss, em seguida progressões aritméticas, mostrando como se pode estudar as progressões utilizando a Soma de Gauss. Posteriormente, serão apontadas algumas aplicações da Soma de Gauss ao cotidiano e os conceitos utilizados no trabalho para a compreensão do mesmo. Posteriormente, serão trazidos exemplos de sequências didáticas e será discutido o modelo de sequência elaborado. Por fim se trará uma sequência didática para o estudo das progressões aritméticas a qual abordará algumas noções de progressões aritméticas e suas propriedades, analisando a origem dessa Soma e a história de Gauss, para que, desse modo cheguemos à dedução da fórmula da soma de n números naturais. E a partir daí estudarmos os conceitos necessários para o estudo e compreensão da Soma de Gauss e seu uso em progressões aritméticas, conteúdos tais como os Axiomas de Peano e Números Triangulares, tudo isso sempre retornando à forma como o pequeno Gauss resolveu o problema que lhe foi proposto. Chegando, dessa forma às considerações finais onde serão revistos e reafirmados os conceitos utilizados no decorrer do trabalho avaliando a efetividade do mesmo.