TCC Química
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Navegando TCC Química por Autor "Ferreira Júnior, Jésu Costa"
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Item Estratégias pedagógicas práticas na Educação de Jovens e Adultos: explorando o mundo das Ciências da Natureza(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-30) Souza, Everton de Oliveira; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Fragoso, Stella Freitas de Queiroz; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Santos, Eduardo LimaA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que tem como objetivo proporcionar a formação para aqueles que não conseguiram concluir seus estudos no tempo regular, essa modalidade tem em sua maioria estudantes que por algum motivo específico tiveram que abandonar a escola e veem nessa modalidade a possibilidade de formação e com isso adentrar no mercado formal de trabalho, muitos desses estudantes estavam há muito tempo fora da sala de aula, o que dificulta ainda mais o trabalho do professor. O propósito deste estudo é compreender como o processo de ensino- aprendizagem e frequência podem ser melhorados por meio de aulas práticas envolvendo alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, na matéria de ciências da natureza. Nas aulas, são abordados assuntos e práticas do cotidiano e também apresentado novos compostos que estão desconhecidos aos seus conhecimentos, mas que estão ligados ao dia a dia dos mesmos. Os alunos desempenham um papel ativo nas aulas, através das atividades práticas. Além disso, busca-se exemplificar a relevância da ciência no cotidiano, focando nos conceitos apresentados a matéria, que fazem parte do planejamento da EJA modular.Item Estudo in vitro da atividade e eficácia fotoprotetora de extratos de camapu (Physalis angulata L.)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Nascimento, Keliane Francielle dos Santos; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Queiroz, Stella Freitas de; http://lattes.cnpq.br/5763307109586754; Souza, Davdson Luiz de; http://lattes.cnpq.br/3552801632432486A fotoproteção visa reduzir a exposição da pele à radiação ultravioleta (UV) advinda do sol, auxiliando no combate à queimaduras solares, envelhecimento precoce, e até mesmo ao câncer da pele. Os filtros solares são substâncias capazes de absorver, refletir ou refratar a UV e assim proteger a pele. A eficácia desses produtos é medida através do fator de proteção solar (FPS) que indica o quanto a formulação fotoprotetora é capaz de proteger um indivíduo dessa radiação. Atualmente a busca e uso de bioativos vegetais para proteger a pele dos efeitos adversos da radiação solar tem aumentado significativamente, devido a diversidade de compostos orgânicos produzidos pelas plantas, que possuem capacidade de estabilizar os radicais livres, em especial os compostos fenólicos, que possuem grupamentos cromóforos em sua estrutura, os quais promovem a absorção da radiação em comprimentos de onda compatíveis aos raios UV, mostrando-se adequados para a composição dos filtros solares, potencializando a proteção da pele. Physalis angulata L. (camapu) pertence à família Solanaceae ocorre principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é usada na medicina popular como anti-inflamatório e no tratamento de problemas da pele. O presente trabalho teve como objetivo verificar o potencial fotoprotetor de extratos de partes da planta camapu, e analisar o comportamento do FPS de uma solução de um protetor solar comercial “FPS 30” ao ser incorporado com estes ativos, por meio da análise in vitro, do método espectrofotométrico. Os resultados obtidos demonstraram atividade fotoprotetora dos extratos de flor e folha do camapu, obtendo valores de FPS igual a 21,38 e 7,15, respectivamente, a concentração de 300 ppm, e permitiram visualizar a eficácia do extrato da folha como filtro solar químico quando a uma formulação fotoprotetora. Logo, concluiu-se que o extrato da folha da Physalis Angulata L. associado à formulação fotoprotetora potencializou a atividade da formulação, aumentando seu FPS em até 40,97%, o que sugere a sua indicação para o uso em protetores solares, além de reduzir os custos de produção, sabendo que a matéria prima natural tende a ser mais barata.Item Evasão no Curso de Licenciatura em Química no Ifal - Campus Maceió: análise de dados dos alunos evadidos de 2010 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-08) Silva, Raquel Venâncio da; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Matos, Karine Garcia; http://lattes.cnpq.br/1758509725841433Este trabalho propõe realizar uma análise de dados da evasão no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no período de 2010 a 2022. A abordagem adotada é exploratória, descritiva e quantitativa, fundamentada em pesquisas conduzidas para investigar as causas e consequências da evasão entre os estudantes deste curso. Os dados utilizados para esta análise serão coletados da plataforma Nilo Peçanha e documentos fornecidos pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (SIGAA). A pesquisa tem como base, compreender por que o número de concluintes é inferior ao de ingressantes e identificar fatores que contribuíram para essa evasão. Além disso, visa uma revisão sistematizada das literaturas relacionadas com a evasão na educação superior e licenciatura. E ao combinar os resultados desta revisão com os dados específicos do IFAL, busca-se realizar um diagnóstico abrangente dos fatores que influenciam na evasão no curso de Licenciatura em Química. A análise conjunta das causas e consequências da evasão proporcionará uma base para o desenvolvimento de estratégias de melhorias.Item O processo de aprendizagem em química: análises dos instrumentos avaliativos em uma escola estadual de educação básica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-13) Santos, Duciêda Narciso dos; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Serbim, Flávia Braga do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Existem diversos métodos de avaliar o aluno e os instrumentos avaliativos utilizados e aplicados de forma adequada, considerando o contexto em que os alunos estão inseridos, como também da metodologia do professor e concepções adotadas por ele favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa analisou a eficiência e o desempenho dos instrumentos avaliativos utilizados por um professor da área de química em suas aulas em uma turma do ensino médio em uma instituição de educação básica da rede estadual de Alagoas. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo de caso em que foram utilizados os métodos de abordagem indutiva e de procedimento observacional. O período da pesquisa foi entre março e agosto de 2019 e as técnicas de produção dos dados foram notas de campo, fotos, questionários e análise documental. Os questionários foram aplicados com o professor de química e alunos da turma e os documentos analisados foram os instrumentos avaliativos utilizados em sala de aula durante o caminhar da pesquisa. As análises e discussões sobre os instrumentos avaliativos de química foram feitas a partir dos dados coletados na escola, como também na avaliação dos materiais impressos, o qual foi utilizado como recurso para comprovar a veracidade da pesquisa. A pesquisa foi fundamentada pela teoria de LUCKESI, porém foram utilizadas outras teorias pedagógicas defendidas por diversos estudiosos da área. Durante a abordagem pode-se notar algumas reflexões sobre as concepções de avaliação e sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor. Nos resultados de nossas análises evidenciou-se que o professor priorizou a avaliação voltada ao método tradicional, porém, com alguns vestígios da concepção construtivista, como também progressista na sua proposta pedagógica. Assim sendo, tais pesquisas nos ajudam a entender a importância de selecionarmos instrumentos de avaliação de forma adequada para obtermos um diagnóstico positivo da avaliação de química.Item O Youtube e o ensino de Química: uma análise dos canais educativos como ferramenta de apoio ao docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Oliveira, Julliany Correia de; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Este estudo foi motivado pelo cenário pandêmico da COVID-19, que impulsionou a busca por alternativas educacionais eficazes. Diante desse contexto, nos questionamos se os canais do YouTube poderiam ser utilizados como uma ferramenta de apoio ao professor no ensino de química, complementando o ensino presencial e possibilitando a revisão e aprofundamento dos conteúdos, visto que esta plataforma é de fácil acesso e muito utilizada pela geração atual. Nosso objetivo geral foi analisar se as videoaulas dos canais de química do YouTube são relevantes para o ensino e se esses canais podem ser usados por professores como um auxílio nas aulas. Além disso, nossos objetivos específicos foram: identificar os principais canais, avaliar a qualidade dos conteúdos e identificar as limitações desse recurso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, na qual a metodologia adotada consiste em cinco etapas distintas, primeiramente realizou-se a definição do quantitativo de canais, seguido da coleta dos dados considerados permanentes e dos dados que são atualizados constantemente na plataforma. Por fim, descrevemos os resultados e analisamos os dados obtidos no decorrer da pesquisa. Constatou-se que de fato, o YouTube pode sim ser uma valiosa ferramenta de apoio ao docente no ensino de química. Essa plataforma representa uma ponte eficaz entre o educador e o aluno, apresentando-se como um recurso enriquecedor, capaz de complementar o conteúdo tradicional e estimular o interesse dos estudantes pela disciplina. Desse modo, a presente pesquisa também pode servir de inspiração para projetos futuros, e para aprimorar a utilização dessa ferramenta de apoio ao ensino de química que é rico em possibilidades e muito promissor para a educação contemporânea.