TCC Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Química por Autor "Ferreira, Danielle da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem no ensino remoto a partir do olhar de discentes em cursos de licenciaturas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-08-09) Silva, Ingrid Cordeiro da; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432Em nosso trabalho, iremos refletir sobre como o ensino remoto emergencial contribuiu para a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura do campus Maceió - IFAL. Dessa forma nosso objetivo geral foi refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem durante o período pandêmico nos cursos de licenciatura do IFAL. Como objetivos específicos buscamos conhecer os normativos institucionais que orientaram as práticas de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial no IFAL, bem como analisar as diferenças entre o ensino remoto e ensino presencial a partir da perspectiva dos discentes. Como proposta metodológica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 04 estudantes de cursos de licenciatura do campus Maceió - AL. A partir dos dados analisados aspectos como a construção de competências e habilidades digitais, a flexibilização de tempos e espaços de aprendizagem e a multiplicidade de ferramentas de comunicação entre docentes formadores e estudantes nas Licenciaturas, foram apontados como sendo aspectos positivos do período. Por outro lado, dificuldades com relação à interação entre docentes e licenciados (as) foram indicadas como aspectos desafiantes no ensino remoto.Item O novo ensino médio e o lugar ocupado pelo professor e o componente curricular de química em Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Gomes, Arithssa Eduarda Silva; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817O presente trabalho aborda as consequências da lei 13.415/2017, também conhecida como a Reforma do Ensino Médio, para os professores de química. A lei entrou em vigor em 2022, dando aos estados e ao Distrito Federal um prazo de cinco anos para sua aplicação desde a aprovação da mesma, exigindo que as escolas se adequarem às alterações propostas pelo normativo. É essencial avaliar o cenário educacional, a formação dos professores e o funcionamento após a implementação da lei. Diante disto, foi feito um estudo de caso que suscitou como perspectiva o relato da experiência profissional de Química e sua adaptação nesse cenário incerto, desafiador e problemático, dentro das duas Redes de Ensino no Estado de Alagoas.