TCC Matemática
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Item Prancha para gráficos: uma ferramenta didática para o ensino de função Afim(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-31) Santa Bárbara, Mirian Andreza Rosa de; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016Os materiais manipuláveis permitem aos alunos compreenderem conceitos matemáticos de forma mais visível, construindo conhecimento de forma ativa e colaborativa, desenvolvendo habilidades socioemocionais, criatividade e autonomia. E como objetivo geral de estudo buscou-se apresentar uma análise do uso de material didático manipulável para ensinar Função Afim, visando proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa e dinâmica. E como pergunta norteadora do estudo indaga-se: Como melhorar o ensino e a aprendizagem de Função Afim na disciplina de matemática utilizando Prancha para Gráficos como material didático manipulável? O material didático utilizado em nossa pesquisa foi a Prancha para Gráfico, material idealizado e desenvolvido durante a disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática V, ofertada no curso de Licenciatura em Matemática do IFAL Maceió. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica e de campo sobre as possibilidades e diversidades de materiais manipuláveis para o Ensino de Matemática, junto com uma proposta de como utilizar a prancha para gráficos em sala de aula. A proposta foi aplicada em uma turma do 1o ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió, a fim de analisar os benefícios que as atividades com materiais manipuláveis oferecem. A utilização desse material manipulável para ensinar Função Afim traz inúmeras vantagens para os estudantes, além de proporcionar uma aprendizagem mais interessante e envolvente. Diante disso, verificou-se que com o uso desse recurso manipulável, o processo de ensino e aprendizagem da Função Afim se tornou muito mais dinâmico e participativo, permitindo aos alunos compreender o conteúdo de forma prazerosa e com maior facilidade.Item Relações métricas no triângulo retângulo: abordagem histórica e uma proposta de ensino utilizando-se material didático manipulável(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-10) Silva, Josivan Amorim da; Santos, Carlos Alberto Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0652008937509693; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947; Santos, Carlos Alberto Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0652008937509693; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422O estudo que se procede tem por objetivo apresentar uma breve abordagem histórica sobre o teorema de Pitágoras e suas relações métricas o que dele decorrem e apresentar uma proposta didática usando material didático manipulável, antes disso faremos uma reflexão do ensino de matemática na intenção de facilitar a compreensão de conceitos relacionados com relações métricas, através da interação da construção geométrica com o desenvolvimento algébrico. Sabe-se das dificuldades relacionadas à resolução de problemas matemáticos na educação básica. Acredita-se que a incompreensão de conceitos básicos é definidora, quando se trata da questão da aprendizagem. Nessa linha de raciocínio, será utilizada a interação entre desenvolvimento algébrico e construção geométrica, buscando a compreensão de teoremas específicos relacionados a relações métricas do triângulo retângulo e suas aplicações no cotidiano. Em nossa discussão, enfatizaremos as relações métricas e a relação existente entre quadrado do cateto e produto da hipotenusa pela projeção do referido cateto, buscando sempre evidenciar o conceito de área, pela importância deste na resolução de problemas práticos do cotidiano. Almejamos que essa abordagem possa facilitar tanto aos alunos quanto aos professores, o entendimento dos conceitos geométricos que determinam essas relações e não se apoiarem apenas nas “fórmulas” prontas. Espera-se que nossa discussão possa provocar reflexões em relação à prática docente de futuros professores de matemática. E que também contribuirá para formação diferenciada de licenciandos em Matemática, colaborando com maior aproximação com a realidade acadêmica dos alunos.