TCC Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Matemática por Autor "Araújo, Rubem César de Holanda"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Teorema de Tales: uma proposta didática envolvendo a história da matemática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-07) Melo, Lucas de Almeida; Santos, Vivia Dayana Gomes dos; Siqueira, Anderson Rangel Batista; Silva, Tiago Marinho daEste trabalho teve o objetivo de explorar o cenário contemporâneo do ensino de matemática no Brasil, concomitantemente à perspectiva dos documentos que norteiam a educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática, a respeito da história da matemática enquanto dimensão de conhecimento. Logo após, estudamos clássicos da psicologia e pedagogia educacional visando desenvolver uma sequência didática relacionada ao Teorema de Tales que contemplasse a história da matemática como um recurso pedagógico que pode atribuir significado ao aprendizado. Os resultados da pesquisa apontaram que o Brasil está entre os países com pior índice médio de proficiência em matemática, e que parte considerável dos estudantes concluem a educação básica desconhecem conceitos elementares da matemática. Ainda evidenciamos o significado e a motivação relacionados aos conteúdos trabalhados em aula são de fundamental importância para a qualidade e eficiência do ensino-aprendizagem, observada a importância da contextualização histórico-cultural do desenvolvimento da matemática enquanto ferramenta humana.