TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Orientador "Gaia, Rossana Viana"
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Item Heterogeneidade da comunicação em sala de aula: reflexões sobre o silêncio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-05) Almeida, Maria Lêda de Oliveira Chagas; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Esta pesquisa qualitativa, e bibliográfica, aborda aspectos da heterogeneidade comunicativa e dialógica na sala de aula e destaca a relevância da comunicação e do silêncio na prática pedagógica, essenciais no processo comunicativo-educativo. O objetivo geral da pesquisa, inserida na Linguística, na perspectiva da Análise do Discurso, das teorias de aprendizagem aprendidas ao longo do curso e da autobiografia, foi refletir sobre como os silêncios do discurso se configuram na minha formação como estudante no Curso de Licenciatura de Letras-Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), no Campus Maceió. Foram objetivos secundários: (i) ampliar o entendimento da comunicação em sala de aula, por meio de leituras e reflexões na área de Educação e (ii) identificar a compreensão e as minhas concepções sobre docência. Com base na pesquisa bibliográfica que aborda saberes da comunicação na perspectiva do discurso e da autobiografia no ensino, uso, por vezes, narrativa em primeira pessoa, autorizada pela abordagem qualitativa, mas sem perder o foco científico. A pesquisa observa práticas pedagógicas com base na compreensão do estudante em formação, ou seja, processualidades discursivas de docente e discente, como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A abordagem qualitativa utiliza relato de experiências vivenciadas pela própria pesquisadora, no curso, estudos de revisão bibliográfica em livros, artigos e repositórios institucionais. Por fim, o método descritivo permitiu relacionar dados experienciais à prática educacional. Os resultados do estudo indicaram que a colaboração em atitudes responsivas favorece o diálogo em sala de aula, ação motivadora de mudança no processo formativo.Item O uso das tecnologias no PROEJA: inclusão, exclusão e suas implicações na aprendizagem em tempos de pandemia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Miguel, Jorge José; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834O presente trabalho é uma pesquisa do tipo bibliográfica e analisa o processo de ensino-aprendizagem com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) na modalidade de ensino técnico integrado para jovens e adultos (Proeja), em período pandêmico. O objetivo principal foi identificar estudos que verificam os impactos do ensino remoto neste público específico durante a pandemia da corona vírus (SARS-COVD 2). A pesquisa constatou dificuldades de acesso à internet de alta velocidade, o uso restrito de tablets, notebooks, celulares, como também questões relacionadas à disponibilidade de tempo para realizar tarefas nos momentos assíncronos e comparecimento às aulas síncronas. A metodologia da pesquisa incluiu levantamento dos dados em repositórios institucionais disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico produzidos de 2020 a 2023 sobre o ensino para Jovens e Adultos, com ênfase no Proeja, modalidade que integra o ensino técnico ao médio nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os principais buscadores utilizados foram EJA, Proeja, Ensino Remoto, COVID19 + ERE, TDIC’s + Proeja. O estudo observou dados relativos ao processo de ensino- aprendizagem e que se relacionam com inclusão ou exclusão, bem como sugestões apresentadas pelos pesquisadores da área. Assim, foram identificadas melhorias na aplicação das TDIC’s na educação de jovens e adultos em cenário de descontinuidades governamentais e restrições de recursos públicos para uso das TDIC’s nas escolas públicas. A investigação constatou aspectos do ensino, mediados pelas TDIC’s, em diferentes contextos de dificuldades vivenciadas pelos/as discentes e a precarização do ensino. Conclui-se que há possibilidades de melhorias a partir da integração entre tecnologias e uma educação acolhedora e participante das decisões do cotidiano.