TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Orientador "Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise linguístico-literária do gênero memórias de leitura elaborado por licenciandos do curso de letras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-02) Silva, Josuel de Souza; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Silva, Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677; Silva, Josimere Maria da; http://lattes.cnpq.br/6284482799682797Na presente pesquisa, serão abordadas as experiências de leituras de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras durante sua formação escolar na Educação Básica com vistas à forma como esses sujeitos se autoavaliam como leitores no contexto do Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os processos de letramento literário de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras; e como objetivos específicos têm-se o de i) investigar como ocorria o processo de letramento dos alunos anterior ao ingresso no Curso em tela; ii) identificar as principais dificuldades dos estudantes em relação à leitura literária; iii) refletir sobre a importância do letramento literário na Educação Básica. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, apoiada em análises das produções de memórias de leituras escritas por alunos do Curso em tela. Na pretensão de enfatizar o processo social e histórico desses desses/as professores/s em formação inicial em relação ao letramento literário, assim como fundamentar nossa pesquisa, tomamos como base Cosson (2018), que trata do letramento literário, bem como a respeito da relação teórico- prática em atividades com textos literários na Educação Básica, a partir do tratamento da literatura por docentes e discentes. Outras referências teóricas utilizadas para a construção das reflexões referentes ao tema são a partir de Kleiman (2004), Minayo (1995) e Street (2014). Os resultados das análises realizadas apontam para a importância de a literatura ser trabalhada desde o ensino fundamental para que estudantes se tornem sujeitos críticos-reflexivos em suas práticas linguageiras diversificadas socialmente.Item A argumentação em textos jornalísticos de caráter informativo: o gênero textual-discursivo notícia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-31) Santos, Robson Muller Silva dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Sabe-se que na esfera jornalística há duas vertentes principais de classificação para conteúdos disseminados pela imprensa, as quais abrigam gêneros jornalísticos em grupos que se caracterizam ora pelo caráter informativo, ora pela natureza predominantemente opinativa/argumentativa, e, ainda, pela junção de tipologias textuais que se combinam. A notícia é um gênero que, tradicionalmente, é associado à informação, haja vista sua função social de veicular os chamados fatos do dia. Apesar de estar consolidada a ideia de que a notícia é um gênero discursivo essencialmente descritivo/expositivo, pretende-se, neste trabalho, verificar a presença de passagens argumentativas em textos jornalísticos de natureza declaradamente informativa, a partir da observação de elementos linguístico-discursivos que atuam no texto, ainda que sutilmente, para a construção de pontos de vista a respeito do que está sendo enunciado ao público, mediante a divulgação de notícias. Para isso, o estudo adotará, como metodologia, a análise linguístico-discursiva e semântica de notícias publicadas pelo canal “Folha de São Paulo”, no primeiro turno das Eleições 2022, especificamente, textos cujo tema diz respeito a pesquisas de intenção de voto para os candidatos a presidente. Os fundamentos teórico-conceituais do trabalho desenvolvem-se a partir do diálogo entre estudos da área da Comunicação, da Linguística Textual e das reflexões em torno do enunciado e do discurso. Ademais, a pesquisa assume um caráter linguístico-interpretativista, com uso de dados quantitativos. A partir da análise do corpus, houve a identificação de movimentos retórico-discursivos e linguístico-textuais que apontam para a presença de traços argumentativos em textos que são apresentados como predominantemente informativos. Esta pesquisa aponta, também, para possibilidades de trabalho com o gênero textual notícia na esfera escolar, verificando-se de que forma a BNCC orienta o emprego desse gênero nessa esfera de atuação humana.Item BNCC e interações multiletradas no ensino de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-09-21) Belo, Evandro Lira; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos dos SantosO presente trabalho busca refletir sobre a relação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Teoria dos Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo a sua feitura por meio de uma pesquisa documental. Os estudos se voltaram ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) de forma colaborativa e o modo de produção de significados por meio de gêneros textuais-discursivos, com foco na Teoria dos Multiletramentos, que é contemplada na BNCC, com um olhar voltado a práticas de sala de aula. A formação crítico-reflexiva, como integrante dos processos de ensino-aprendizagem, que não se restringem ao espaço físico da escola, está relacionada ao desenvolvimento de habilidades e competências nas aulas de Língua Portuguesa e demais componentes curriculares da educação básica. Destacamos, para reflexão, o momento pandêmico vivenciado por estudantes, professores, gestores e demais profissionais, que evidenciou a necessidade de práticas que envolvessem as TDIC. Esta pesquisa se assume de forma qualitativa e os procedimentos metodológicos estão centrados em análises linguístico-textuais à luz da Linguística Aplicada, especialmente, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa. Ainda assim, foi pertinente analisarmos aspectos da BNCC, que se apresenta como documento regulador, com ideais inovadores, revolucionários e democráticos em relação à Educação brasileira. Nossa discussão está pautada em autores, a exemplo de: Kleiman (2005), Rojo (2012), Ana Elisa Ribeiro (2020), Bakhtin (2011), dentre outros.Item Movimentos retórico-argumentativos no gênero redação do ENEM de estudantes de um curso médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-30) Lira, Valdilene da Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Macêdo, Joana D’Arc Ferreira deEste estudo se destina a explanar as concepções linguísticas, numa perspectiva retórico- argumentativa, que cumprem os requisitos da textualidade num gênero requerido na última etapa do Ensino Médio, inclusive, na modalidade Educação Profissional e Tecnológica. O trabalho em tela conta com conceitos da Linguística Textual, que colaboram para o desenvolvimento do ensino da Língua Portuguesa, por meio da análise de textos autênticos, produzidos por estudantes, nessa etapa de ensino. Além disso, filia-se a uma perspectiva sociointeracionista de língua(gem). Os gêneros elaborados são analisados à luz da prototipicidade do gênero textual-discursivo Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de uma prática de sala de aula, produzido por estudantes matriculados/as em um curso de nível médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Com vistas a relacionar os parâmetros textuais e as competências do gênero, dispostos nos ditames oficiais do Ministério da Educação (MEC), com o intuito de fomentar o processo de reescrita textual, a considerar os apontamentos realizados pelo docente colaborador no processo investigativo, bem como a partir dos apontamentos realizados pela pesquisadora, no sentido de cotejar os olhares de ambos para a entrega aos/às estudantes a fim de promover as suas reescritas. Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo documental, a partir de uma ação-investigação, que teve como seu principal objetivo analisar os movimentos retórico-argumentativos no gênero redação do Enem, elaborado pelos/as estudantes inseridos/as no contexto mencionado. Os resultados apontam que, a partir de um processo de reescrita, mediado pelos apontamentos do docente e da pesquisadora, há uma tendência, em grande monta, de melhoria no processo de escrita. Tal assertiva se dá em razão dos movimentos retórico-argumentativos analisados a partir das categorias ligadas, em especial, à textualidade de gêneros escritos.Item Performatividade e ironia no discurso da Youtuber Rita Von Hunty(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-06) Valença, Susan Maria Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Este trabalho se presta a analisar os marcadores, modalizadores de discurso e de ironia, perceptíveis em textos fílmicos e os elementos retórico-discursivos e linguístico-pragmáticos que performatizam o ethos da personagem drag queen Rita Von Hunty - persona estabelecida pelo professor e palestrante Guilherme Terreri -, considerando-se o texto fílmico como gênero textual Exposição Oral de Ponto de Vista passível de análise na esfera acadêmica. Estudo feito a partir da transcrição (MARCUSCHI, 2000) de dois corpus depositados na plataforma youtube e analisados com vistas ao aporte teórico deste trabalho, que faz um percurso nas vias da argumentação, tendo como pano de fundo a Retórica (DAYUOB, 2004) e Nova Retórica (PERELMAN e TYTECA, 2005); transitando pela Argumentação na Língua (DUCROT, 1987); levando em consideração os articuladores e organizadores textuais da Argumentação (KOCH, 2008); com vistas à Exposição Oral de Ponto de Vista (CAVALCANTI, 2016) e à Ironia (FIORIN, 2014; REYES, 1984). Ainda, há de se considerar a análise do ethos estabelecido acerca da persona Rita Von Hunty, ancorado nas discussões acerca dos problemas de gênero (BUTTLER, 2003). A base de pesquisa do presente trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista que investiga virtualmente os processos de textualização, com método linguístico-interpretativista, centrado na compreensão das práticas linguageiras discursivo-argumentativas dos sujeitos. Os resultados se referem à constância do uso de alguns marcadores e se eles denotam a Ironia por si só ou se essa somente é percebida a partir do gestual e antífrase; e aos elementos que performatizam o ethos, atendo-se ao modo como ele se relaciona com o pathos e a que recorre para mantê-lo.