TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Orientador "Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte"
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Item O livro didático de português: um estudo sobre a relação texto-imagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-02-17) Farias, Ana Cristina Souza de; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Embora as imagens façam parte do contexto socio-histórico-cultural e estejam presentes em nosso cotidiano, a escola tende a dar maior ênfase à escrita do que aos elementos visuais. Tendo em vista que no processo de escolha dos Livros Didáticos há um critério que dispõe especificamente sobre as imagens, este trabalho teve como objetivo investigar como a diversidade étnica, a pluralidade social e cultural brasileira é retratada no livro didático de Português Contexto, Interlocução e Sentido, adotado pelo IFAL-Campus Maceió. O referencial teórico está representado nos documentos que regem o Programa Nacional do Livro Didático e por estudos da área da multimodalidade. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e o tipo de investigação utilizada foi o método pesquisa documental. O processo de coleta e geração de dados foi realizado nas seguintes etapas: (i) verificação se as imagens com as temáticas diversidade étnica, a pluralidade social e cultural brasileira são apresentadas no Livro Didático do Ensino Médio Português: contexto, interlocução e sentido; e (ii) análise multimodal das imagens que abordam o tema desta pesquisa. Os resultados demonstram que a coleção analisada não atendeu o critério relacionado às imagens que está presente no PNLD. Isso confirma a necessidade de uma reflexão acerca da importância de se observar a relação texto-imagem durante a escolha do livro didático, posto que vivemos em uma sociedade cada dia mais multimodal.Item Pedagogia dos multiletramentos: trabalhando o gênero publicitário com o uso do aplicativo canva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Santos, Ediluce Calado dos; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Lima, Josenice Cláudia Moura de; https://orcid.org/0000-0002-6668-2097; http://lattes.cnpq.br/6932416698842297A tecnologia está muito presente em nosso cotidiano, sobretudo, no dos adolescentes e jovens. Eles passam horas e horas imersos no ciberespaço por meio de seus Smartphones, no entanto, a escola ainda tende a ignorar essa realidade. Partimos da premissa de que o uso de aplicativos através de atividades com os gêneros textuais pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, porém, compreendemos que apenas a teoria de gêneros textuais não dá conta das necessidades do ensino de línguas. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo ensinar a língua portuguesa sob o viés dos multiletramentos por meio de atividades com o gênero anúncio publicitário e o uso de tecnologia móvel, através do aplicativo Canva. Apoiamo-nos teoricamente na Pedagogia dos multiletramentos e na do gênero anúncio publicitário. O método do estudo é qualitativo, cuja investigação se insere no estudo de caso. O processo de coleta e geração de dados se deu por meio de produções de anúncios publicitários sociais e conversa informal por WhatsApp. A análise de dados foi dividida em duas seções: a primeira com a análise de produções de anúncios publicitários em grupo com o tema “bullying” baseadas nas características do gênero anúncio publicitário e a segunda com temáticas sociais que foram escolhidas pelos alunos realizadas individualmente, com base na Pedagogia dos Multiletramentos. Diante dos resultados, pode-se compreender que é possível usar o celular como ferramenta de auxílio para ensino-aprendizagem e de ensinar a Língua Portuguesa sob o viés dos multiletramentos, pois essa perspectiva teórica contribui para que os estudantes reflitam sobre os problemas sociais em seu meio de convívio e para que tenham protagonismo. Compreendemos ainda, que o resultado mais importante em todo o processo foi a nossa transformação como docentes de Língua Portuguesa, visto que, inicialmente, tivemos dificuldade para entender a Pedagogia dos Multiletramentos.Item Práticas de multiletramentos no Ensino Fundamental II: processo de ensino-aprendizagem através do gênero entrevista(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-06) Gama, Alesandra Santana da Silva; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Agra, Cristiane Batinga; Santos, Damião Augusto de Farias; http://lattes.cnpq.br/0778906113024831A prática de leitura e de escrita são habilidades essenciais, para que os indivíduos possam conviver em sociedade e, dessa forma, possam exercer a sua cidadania. A escola, como instituição de ensino, tem a responsabilidade de letrar os estudantes e de ampliar as competências de saber ler e escrever, frente aos desafios da sociedade contemporânea e informatizada que a cada dia agrega novas formas de letramento e de socialização da informação. O ensino com texto pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem, principalmente se associado aos multiletramentos, pois os estudantes sempre demonstram muito interesse em atividades que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo promover práticas de multiletramentos através do processo de ensino-aprendizagem do gênero textual entrevista. O referencial teórico está representado pelos estudos de: (i) gênero textual (ANTUNES, 2005; MARCUSCHI, 2008), (iii) gênero entrevista (HOFFENAGEL, 2010) e (iii) tecnologias da informação e da comunicação e multiletramentos (BRAGA, 2015; ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA; 2015). Os procedimentos metodológicos de coleta e geração de dados utilizados foram: a realização do perfil da escola, do professor regente e dos sujeitos participantes da pesquisa, que são formados por uma turma de 8º ano do ensino fundamental com faixa etária entre 15 a 19 anos. Na coleta e geração dos dados, os pesquisadores realizaram as transcrições das entrevistas coletadas pelos estudantes objetos da pesquisa, e a realização de entrevista semiestruturada para análise da percepção dos alunos trabalhados. Como resultado, compreende-se que, ao aplicarem as entrevistas às pessoas de suas comunidades, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema e o contexto em que vivem.