TCC Ensino das Ciências e Matemática
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Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Orientador "Claudino, Elder de Souza"
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Item Perspectivas de uma turma de especialização em ensino de ciências e matemática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca acerca do ensino remoto emergencial, ensino presencial e a COVID-19(2022) Silva, Cícera Maria da; Claudino, Elder de Souza; Claudino, Elder de Souza; Silva, Cícero Rita da; Gomes, José Leandro CostaApós o anúncio feito por Tedros em Genebra- suíça a COVID-19 agora é caracterizada como uma pandemia, entre as áreas mais afetadas por essa pandemia está a educação, uma vez que após o governo implantar em todo território brasileiro o isolamento social, as aulas presenciais foram suspensas e substituídas temporariamente pelo ensino remoto emergencial e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que se tornou primordial para a continuidade da Educação. Este trabalho é resultado da aplicação de um questionário virtual utilizando a plataforma Google Forms, este foi aplicado em uma turma de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, no Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca. A finalidade deste questionário é analisar se os estudantes sofreram algum impacto na mudança do ensino presencial para o ensino remoto, por fim, durante o ensino remoto emergencial os docentes vivenciaram novas formas de lecionar, utilizando novas ferramentas para a avaliação dos seus discentes e os discentes vivenciaram novas experiências e entenderam que é preciso se organizar e planejar para poder aprender no mundo digital.Item Um relato de experiência com o Clube de Astronomia Isaac Newton(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-15) Silva, Cassio Fagundes da; Claudino, Elder de Souza; http://lattes.cnpq.br/4002114603054127; Silva Júnior, Manoel Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7261766909005536; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248A curiosidade e o fascínio pelos conhecimentos astronômicos são desde a Pré- história, evidências disso, são as pinturas rupestres de constelações encontradas em cavernas, outro forte indício de que se tinha interesse pela astronomia é o monumento megalítico “Stonehenge” localizado no sul da Inglaterra usado para permitir observações dos solstícios de verão e inverno. No Brasil o ensino de astronomia foi trazido pelos jesuítas em 1534, mas não era um ensino baseado em experimentação, só a partir do século XVI com auxílio do telescópio, começou a busca da explicação da relação dos fenômenos astronômicos com a dinâmica da vida, da terra e do cosmo. Nos dias atuais o ensino de astronomia está presente nos livros de ciências da natureza para alunos do ensino básico, mas o grande desafio para os professores de ciências é como ensinar essa ciência para os estudantes na sala de aula. Assim, o objetivo desse artigo é mostrar que o “Clube de Astronomia” pode ser usado pelos professores como uma grande ferramenta de ensino astronômico, repleta de metodologias ativas que tem como principais objetivos: desenvolver e despertar o senso crítico e cientifico dos estudantes; despertar o protagonismo juvenil; disseminar o ensino de astronomia e astronáutica entre a sociedade; desenvolver as habilidades necessárias para compreensão da vida e do cosmo.