Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações não defendidas no IFAL por Orientador "Montiel, Aberlardo Juvenal"
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Item Dificuldades associadas ao sedentarismo em adolescentes ingressantes no ensino técnico médio integrado do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas em 2024(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-07-29) Araújo, José Roberto Alves; Montiel, Aberlardo Juvenal; González, Hugo Ferreira; Chávez, Silvio Torres; Cardozo, Julio César; Mitjans, Patrícia Figueredo de; Fretes, Aníbal BarrosA presente tese investiga as dificuldades associadas ao sedentarismo em adolescentes de 15 a 17 anos que ingressaram no Ensino Técnico Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no Curso de Edificações em 2024. Utilizando uma abordagem quantitativa, a pesquisa analisa dados coletados através de questionários de 40 alunos que apresentaram o Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 25, nos Campi de Coruripe, Maceió e Palmeira dos Índios. Os resultados revelam uma alta prevalência de sedentarismo, especialmente entre alunas, que se correlaciona com práticas alimentares inadequadas e a falta de atividades físicas regulares. O marco teórico aborda conceitos essenciais, como sedentarismo, saúde na adolescência e fatores ambientais e sociais que influenciam esse comportamento. As dificuldades identificadas incluem a ausência de atividades físicas, nutrição deficiente e infraestrutura escolar insatisfatória. Embora a percepção sobre os espaços físicos seja, em geral, positiva, o acesso a esses locais é restrito, e muitos alunos não realizam a quantidade recomendada de exercícios. A conclusão enfatiza a urgência de estratégias institucionais para promover saúde e atividade física, destacando o papel da educação como um agente transformador crucial na luta contra o sedentarismo juvenil. A pesquisa sublinha a importância de intervenções integradas e abrangentes, que considerem tanto aspectos estruturais quanto comportamentais, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos adolescentes no ambiente escolar. Tais ações são essenciais para fomentar hábitos saudáveis e reduzir os riscos associados ao sedentarismo na juventude.