Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Orientador "Gomes, Jarbas Mauricio"
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Item A presença da temática gênero na formaçãoe do profissional técnico de nível médio(2022) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Mauricio; Melo, Beatriz Medeiros de; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Tavares, Elen MachadoA pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.Item Contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na educação profissional e tecnológica(2021) Alves, Hérlei Mariano Martins; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Mauricio; Hummel, Eromi Izabel; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), situa-se na temática da inclusão escolar, numa perspectiva educacional que visa superar as desigualdades e as marcas de exclusão que, historicamente, caracterizaram a educação brasileira. Nessa direção, o principal dessa investigação é analisar as contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, ofertando, como Produto Educacional, um curso sobre inclusão escolar para técnicos administrativos em educação do Ifal/campus Santana do Ipanema. Do ponto de vista metodológico, a investigação filia-se à abordagem de cunho qualitativo, ancorando-se na metodologia da pesquisa-ação. Na etapa diagnóstica, por meio de questionário semiestruturado, o mapeamento do contexto investigado dispôs da participação de 24 técnicos administrativos em educação, lotados no campus do Ifal em Santana do Ipanema e 11 técnicos administrativos em educação, lotados em outros cinco campi do Ifal. Em seguida, elaborou-se o Produto Educacional, materializado em um curso sobre inclusão escolar, que foi aplicado a 20 técnicos administrativos em educação do Ifal, sendo 14 do campus Santana do Ipanema e 06 com representação de outros cinco campi do Ifal. Após a aplicação, o Produto Educacional foi submetido à avaliação dos participantes da pesquisa, em atenção aos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, com seu caráter colaborativo. Os dados no levantamento da literatura revelaram que os estudos sobre inclusão, em sua maioria, olham para a relação professor-estudante e desconsideram o trabalho educativo realizado nos espaços da escola que não a sala de aula. Todavia, as reflexões suscitadas durante essa investigação demonstram que existem, no âmbito do Ifal, espaços institucionais privilegiados na elaboração e promoção de políticas inclusivas. Esses espaços oferecem possibilidades para que os técnicos administrativos em educação atuem nos processos de inclusão. Nesse sentido, os resultados sinalizam a importância de se considerar a dimensão pedagógica na atuação do técnico administrativo em educação, assegurando, por seu turno, formação na perspectiva da inclusão escolar.Item A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/1959212367762345; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Tavares, Elen Machado; http://lattes.cnpq.br/1224606095213148A pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.