Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Orientador "Conceição, Sheilla Silva da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A modelagem 3D no Ensino Médio Técnico do Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-20) Péres, Ana Paula Flores; Conceição, Sheilla Silva da; http://lattes.cnpq.br/1311174126450930; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Diôgo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4812351752021535As tecnologias digitais estão proporcionando aos alunos infinitas possibilidades de inclusão social, estimulando assim o processo de aprendizagem. Tem por objetivo contribuir para o processo de formação profissional junto aos estudantes do Curso Técnico em Edificações do Campus Coruripe, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); mediante efetivação de projeto de Arquitetura/Engenharia, através da pesquisa-ação, do tipo participante-intervenção, com base em Thiollent (2011). A abordagem da oficina possibilitou uma experiência em que os alunos tiveram a oportunidade de elaborar um projeto residencial de baixa complexidade, assimilando e comprovando conhecimentos necessários para tal e colaborando assim, na sua formação e futura inserção no mercado de trabalho.Item Percepções de discentes acerca do curso de especialização em docência na Educação Profissionalizante o IFAL 2020/2021(2022) Lira, Janiely dos Santos; Conceição, Sheilla Silva da; Conceição, Sheilla Silva da; Ferreira, Lilian Franciele SilvaO texto objetiva elencar por meio da percepção de discentes do curso de especialização em Docência na Educação Profissional a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) 2020/2021, a forma como o referido curso foi executado. Bem como, destacar os aspectos positivos e os pontos a serem analisados para possíveis ajustes necessários às melhorias na execução do curso em outras turmas que porventura virão a serem contempladas em turmas futuras. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada se pauta no método qualitativo do tipo descritiva. Onde primeiramente realizou-se leitura do PPC do curso, assim como de texto que abordam a temática, em seguida foram realizadas entrevista com os estudantes do Polo Penedo através de forma on-line, por meio de um questionário elaborado através da plataforma Google Forms. Com o resultado dessas entrevistas elaborou-se o diagnóstico que deu subsídio ao desenvolvimento do trabalho. Com isto, após a identificação do diagnóstico, tornou possível perceber aspectos que os entrevistados declaram como pontos positivos e pontos a serem melhorados. Em quanto pontos positivos destacaram a importância no que diz respeito a formação profissional, amplitude em relação ao conhecimento pedagógico, entre outros. Em relação aos pontos a serem melhorados foram destacados: o excesso de textos e atividades, falta de conexão das disciplinas com o TCC, número reduzido de encontros para discussão dos conteúdos, que neste caso seria através das aulas síncronas por conta da pandemia. Neste sentido, após a identificação do diagnostico tornou-se possível sugerir uma proposta de melhoria.