Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Item EJA/EPT: Catálogo de Ações - Permanência e Êxito no IFAL(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-09-23) Peixoto, Silvana Kelly Coimbra; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste catálogo apresenta as ações do IFAL para a permanência e a conclusão com êxito na EJA/EPT. Surge da pesquisa intitulada "Mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito na Educação de Jovens e Adultos: proposta de catálogo de ações no Instituto Federal de Alagoas", que tem como objetivo compreender como os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito interferem nos processos de aprendizagem dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) no Instituto Federal de Alagoas. O objetivo da proposta desse catálogo é proporcionar aos(às) discentes da EJA/EPT um produto educacional que, além de despertar o interesse, apresente os caminhos e os aproximem das ações de ensino, pesquisa e extensão. O Instituto Federal de Alagoas tem como missão promover educação de qualidade social, política e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Além disso, tem como visão ser uma instituição de referência nacional em educação profissional, científica e tecnológica, promovendo a transformação social nas regiões de sua atuação. E apresenta valores como: ética, transparência, inovação, responsabilidade social, compromisso institucional, gestão participativa e democrática, excelência, sustentabilidade, respeito à diversidade e inclusão social. permanência e a conclusão com êxito das(os) estudantes com matrícula ativa. Assim, com seu Planejamento Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes (PEIPEE), acompanha e monitora as ações para o atingimento dos objetivos e da metas previstos no Plano de DesenvolvimentoItem Guia para acesso ao minicurso “Inclusão", cultura surda e noções de libras no Ifal(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-12-14) Carvalho, Ermans QuintelaEste Produto Educacional (PE) resulta da pesquisa “A promoção da acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões sobre cultura surda e Libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Alagoas, na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e em seu macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti. Dada a escassez de materiais de Libras direcionados aos discentes do Ifal que foi constatada pelos professores de Libras e pelo Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Maceió do Ifal, a pesquisa e o presente Produto Educacional foram desenvolvidos visando a colaborar com o ensino-aprendizagem da Libras no Ifal. O presente Guia é um material educacional construído com a função de auxiliar e orientar o acesso ao minicurso ofertado no AVA Google Classroom (Google Sala de Aula), de maneira a ser utilizado como suporte na trajetória de aprendizagem dos discentes do Ifal. O PE se materializou na criação do minicurso bilíngue (em Língua Portuguesa e em Libras), intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal”, com a finalidade de promover a aprendizagem acerca da cultura surda e noções de Libras a discentes do Ifal e o intuito de auxiliar o processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal e na sociedade, de um modo geral. Nesse minicurso, são contempladas discussões sobre processos histórico-legais da inclusão do surdo no Brasil, as especificidades linguísticas, culturais e identitárias da comunidade surda, bem como o ensino básico de Libras, considerando o trabalho como princípio educativo, no contexto investigativo de formação com vistas ao mundo do trabalho.Item HQ Filosófica: a Lógica(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-08-06) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de AlmeidaEsta História em Quadrinhos (HQ), desenvolvida pelo mestrando Daniel Oliveira da Silva, sob orientação do professor doutor Fábio Francisco de Almeida Castilho, é um Produto Educacional (PE) e parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “O Ensino de Filosofia na Educação Profissional e Tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica”, do Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), Campus Avançado Benedito Bentes. A HQ é uma “arte sequencial”, ou seja, uma “forma artística e literária que lida com a disposição de figuras ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia” (EISNER 2005, p. 5). Por esta senda, “os quadrinhos são a forma de comunicação mais instantânea e internacional de todas as formas modernas de contato entre os homens de nosso século” (MOYA, 1977, p. 23). Informamos que em alguns balões existem transcrições literais e paráfrases a obra de Cezar Augusto Mortari1, principal referência de nossa pesquisa para compreensão do ensino de lógica. As citações não estão indicadas ao longo da HQ para não deixar os quadrinhos com demasiada quantidade de textos e informações, situação que poderia tornar a leitura menos atrativa para nosso público alvo. Assim, disponibilizamos a você, professor (a), esta história em quadrinhos, na perspectiva que seja um bom material pedagógico a ser utilizado nas aulas de filosofia. Segundo Resende (2009, p. 126), as histórias em quadrinhos são excelentes materiais pedagógicos para serem aplicados no contexto escolar para a formação do discente, “pois são obras ricas em simbologia – podem ser vistas como objeto de lazer, estudo e investigação. A maneira como as palavras, imagens e as formas são trabalhadas apresenta um convite a aprendizagem”.Item Ingressando no mercado de trabalho: dicas rápidas trabalhistas e previdenciárias(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-07-15) Lima Filho, Noé Higino de; Silva, Meirelles, Nelson Vieira daÉ fundamental entender leis como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), pois elas asseguram direitos e oferecem mecanismos de defesa diante de desa - os. Aqui não te proporcionaremos um conhecimento que te fará um especialista em direto, mas ao menos, você terá noções básicas para se resguardar e garantir o que lhe é devido. O conhecimento jurídico não é algo distante ou abstrato. Ele é um instrumento de proteção e autonomia para todo pro ssional. Compreender seus direi- tos é um passo fundamental para garantir uma carreira segura e digna!Item Museu Virtual do Campus Satuba(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-07-25) Santos , Everaldo Soares dos; Lima, André Suêldo Tavares deO Museu Virtual do IFAL/Campus Satuba foi criado para preservar e divulgar o rico acervo histórico e cultural de um dos campi mais tradicionais do Instituto Federal de Alagoas, com mais de um século de história. Nossa missão é conectar o passado e o presente, levando ao alcance de todos as memórias e contribuições pedagógicas que formaram e continuam a moldar a identidade do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Nosso compromisso é construir pontes entre gerações, valorizando as histórias individuais e coletivas que dão vida ao Campus Satuba. Com valores que incluem ética, transparência, preservação da memória, inclusão e sustentabilidade, buscamos fomentar uma educação acessível e culturalmente rica. Acreditamos na importância de fortalecer o elo entre alunos, ex-alunos, colaboradores e a comunidade, incentivando reflexões sobre o futuro a partir do respeito e da valorização da nossa trajetória. Venha fazer parte desta jornada de preservação e descoberta!Item Religiosidades indígenas(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-11-11) Cavalcanti, Rêmia VasconcellosEsta pesquisa se propôs a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto do Ensino Médio Integrado e das expressões contemporâneas do xamanismo, visando a construção de um produto educacional que contribui para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora no projeto de extensão “A Natureza Sagrada das Plantas Medicinais: promoção da saúde e tradição cultural das comunidades indígenas de Alagoas”, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFAL - Campus Maceió). O projeto se justificou em função de a cultura ser um componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e da história e cultura indígena serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino, em observância ao disposto na Lei de nº 11.645/2008. Além disso, a importância do estudo se traduziu a partir da análise da histórica violência contra os povos indígenas e sua cultura, produto do colonialismo e da colonialidade, que tem reflexos diretos e indiretos em materiais didáticos e perspectivas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pelas perspectivas teórico-metodológica hermenêutico-dialético e das perspectivas teórica da educação intercultural e integral. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas dos campos das Ciências Sociais que teceram importantes reflexões sobre o tema. A investigação se valeu das estratégias metodológicas das pesquisas bibliográfica e qualitativa, orientadas pelos métodos da pesquisa-ação e da memória oral. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O lócus da pesquisa foi o Campus Maceió, onde o produto educacional foi aplicado e validado enquanto possibilidade de recurso didático para práticas inclusivas no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Os principais resultados alcançados na fase diagnóstica foram a constatação do desconhecimento, pela maioria dos estudantes, da cultura indígena, em especial das religiosidades indígenas; da ausência de debate em relação à temática; da falta de materiais didáticos que tratem sobre o tema; e da carência de formação educacional, por parte dos docentes, em uma perspectiva integral e intercultural. Em relação à fase de avaliação do Produto Educacional, foi observado que o conteúdo do material didático favoreceu o conhecimento sobre cultura e religiosidades indígenas, colaborou para a inclusão e ampliação do estudo sobre a temática e contribuiu para a construção de material didático a ser utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado.Item Sequência Didática: Book Trailer como instrumento didático de fomento à leitura(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-05-25) Santos, Verônica Ribeiro dosEste material educativo foi desenvolvido como parte de uma pesquisa voltada à educação profissional e tecnológica (EPT), com o objetivo de apresentar o book trailer como uma proposta metodológica inovadora e significativa para o ensino de literatura no ensino médio integrado. Ancorado em metodologias ativas de aprendizagem, o uso do book trailer favorece a articulação entre linguagem verbal, não verbal, recursos audiovisuais e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), promovendo o desenvolvimento da competência leitora em sua dimensão crítica, criativa e multimodal. Inspirado na lógica dos trailers cinematográficos, o book trailer consiste em um vídeo curto, que sintetiza elementos essenciais de uma obra literária por meio da fusão entre texto, som e imagem (Voigt, 2013; Grøn, 2014; Vollans, 2016). Longe de ser uma simples adaptação visual, trata-se de uma tradução intersemiótica (Jakobson, 1973; Diniz, 1998), que permite aos estudantes sintetizarem e reinterpretarem narrativas literárias em uma nova linguagem, exercitando a leitura, a análise estética e a produção criativa (Almeida, 2019). Essa prática mobiliza múltiplos modos de significação — visual, verbal, sonoro e cinético — e contribui para o fortalecimento dos multiletramentos (Rojo, 2009, 2012; Araújo, 2024), tornando a literatura mais acessível, atual e conectada à realidade dos estudantes. A proposta desta sequência didática é, portanto, descrever o modo de estruturação das seis oficinas, nas quais o gênero book trailer é apresentado e trabalhado como instrumento de mediação literária e leitora. O percurso inclui desde o contato com a obra literária até a criação final do vídeo, passando por atividades de leitura, análise, roteirização, gravação e edição. Nesse processo, buscase despertar o interesse dos estudantes pela leitura literária, ampliar a compreensão textual e promover a apropriação das tecnologias como ferramentas de expressão estética e de construção de sentidos. Ao incorporar o book trailer como prática pedagógica, a sequência didática busca promover a integração entre os conhecimentos da linguagem e o domínio das tecnologias digitais, respeitando os diferentes repertórios socioculturais dos estudantes e potencializando sua capacidade de expressão crítica e criativa. Nesse sentido, a leitura literária não é apresentada apenas como uma obrigação curricular, mas como uma experiência formativa capaz de mobilizar sentidos, afetos e visões de mundo por meio da articulação entre literatura e multimodalidade. Em sintonia com os princípios da EPT, esta proposta considera os estudantes como sujeitos ativos da aprendizagem, valorizando suas vivências culturais e seus repertórios digitais. Ao criar book trailers, os discentes não apenas interpretam obras literárias, mas também ressignificam a leitura a partir de suas próprias experiências, em um exercício de autoria, crítica e sensibilidade. O uso do book trailer, nesse contexto, se mostra um recurso potente para integrar literatura, tecnologia e cultura digital, aproximando o universo escolar da linguagem midiática que circula no cotidiano juvenil. Por meio dessa abordagem, o ensino da literatura assume uma dimensão mais significativa, formativa e libertadora — capaz de fomentar leitores críticos e produtores de sentidos no mundo contemporâneo.