Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Tipo de Acesso "Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O impacto social do "curso técnico em informática" na vida de discentes do IFAL Campus Palmeira dos Índios(2023-10-30) Oliveira, Cícera Ferro de; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Taysa Kawannny FerreiraA formação com disciplinas de caráter prático e com abordagem baseada em projetos é um trabalho desafiador, sobretudo tratando uma equipe variada de discentes, com habilidades distintas, cargas de trabalho e tempo livre para desenvolver tarefas. A atividade fica desafiadora por almejar não apenas oferecer o conhecimento teórico essencial, como também aperfeiçoar a empregabilidade dos discentes. É fundamental proporcionar aos discentes a experiência real do mundo de trabalho, um dos meios disso acontecer, é através do ensino baseado em projetos, transformando os projetos direcionados a solucionar problemas verídicos da área da informática. Neste trabalho, o objetivo é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica a ser adotada na disciplina ‘Infraestrutura e Serviços de Redes’ para enfrentar os desafios acima mencionados. A disciplina é oferecida para alunos do curso técnico em Informática do IFAL, Campus Palmeira dos Índios, no seu último ano do curso, deste modo, como resultados, almeja-se capacitar os discentes para o mercado de trabalho e dar chances de criar uma rede de contato com empresas locais, e também com outras pessoas do meio estudantil.Item RecomendaTEC: um sistema de recomendação para o auxílio de estudantes do ensino médio na escolha de um curso na educação profissional e tecnológica(2023-12-13) Cavalcante, Damares da Silva; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Bezerra, Rosivânia Silva; http://lattes.cnpq.br/5585915585256487No mundo globalizado em que vivemos, a quantidade de informações acessíveis tornaram-se infinitas em conteúdo, modalidade e formas de acesso. O processo de escolha em meio a tantas opções torna-se humanamente dificultoso, por isso, surgiram formas de filtros tanto nos mecanismos de busca online quanto nas plataformas de hospedagens de conteúdos textuais e multimídia. O estudo das melhores possibilidades de aprendizagem dos alunos é um campo presente dentro da problemática da Psicologia Educacional. Os sistemas de recomendação (SR) começaram a ganhar espaço dentro do âmbito da educação pela possibilidade de trazer vantagens para os estudantes sob diferentes aspectos. A saída de estudantes do ensino médio para o ensino técnico profissional de nível técnico ou superior torna-se um desafio, dado que a escolha de uma área de atuação implica em uma escolha que irá gerar repercussão em toda a sua vida. O objetivo geral da pesquisa é propor um modelo SR para a escolha de cursos para auxiliar os estudantes a tomarem uma melhor decisões com base em características extrínsecas e intrínsecas ao aluno. A pesquisa utilizará dados do histórico escolar de todo o ensino básico dos alunos e um questionário de perfil baseado no modelo Realistic-Investigative-Artistic-Social-Enterprising-Conventional (RIASEC). O SR utilizará os algoritmos de filtragem baseada em conteúdo e filtragem colaborativa. Como trabalhos futuros, pretende-se implementar o modelo para o desenvolvimento de uma ferramenta para aplicação com dois níveis de estudantes: (1) estão cursando o ensino médio; e (2) estudantes que acabaram o ensino médio há mais de 1 ano. Com os resultados da aplicação será possível determinar o nível de efetividade da solução proposta.Item Uso do kahoot como recurso didático tecnológico para abordagem do tema ecologia dos ecossistemas no curso técnico em informática do Instituto Federal de Alagoas, polo Arapiraca(2023-09-27) Silva, Chryslane Barbosa da; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; https://orcid.org/0000-0001-5434-5723; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Rosivânia Silva; http://lattes.cnpq.br/5585915585256487A Biologia é uma importante disciplina do curso técnico em informática, por fornecer noções importantes sobre o universo dos organismos enquanto espaço de reações. Com intuito de conhecer e de otimizar estratégias tecnológicas de ensino motivadoras é que são sugeridas plataformas como GoConqr e Kahoot para elaboração de quiz online. Nesse contexto, foi promovida uma intervenção pedagógica, através do Kahoot, sobre a temática “Ecologia dos Ecossistemas”, para alunos do curso técnico em informática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita com uma turma do curso técnico em informática do IFAL mediante a aplicação de quiz no Kahoot e, posteriormente, aplicada uma pesquisa de satisfação. Percebeu-se que a gamificação corroborou de forma significativa para uma melhor assimilação do conteúdo de “Ecologia dos ecossistemas”. Portanto, o kahoot possibilitou a quebra de paradigmas e agregou uma melhor qualificação e motivação para os discentes atuarem no mercado de trabalho.