Metodologias ativas aplicadas às aulas de ciências da natureza para conscientização sobre a importância de preservação dos recursos hídricos
Carregando...
Data
2023
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As Metodologias Ativas de Aprendizagem são formas inovadoras de educar,
fundamental para um trabalho interdisciplinar, principalmente voltado para a
educação ambiental no ambiente escolar. A educação ambiental é uma das
ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população sobre os
problemas ambientais. Este trabalhou buscou utilizar metodologias ativas nas aulas
de ciências da natureza de forma interdisciplinar, sobre conscientização ambiental
e preservação dos recursos hídricos em uma escola de ensino fundamental anos
finais de Taquarana/AL. A metodologias utilizadas foram aula de campo, feira de
Ciências e aulas práticas. A aula de campo ocorreu com 7 turmas de 9º ano, no
povoado que se localiza a Barragem onde ocorre a captação de água para o
abastecimento a área urbana de Taquarana. As aulas práticas ocorreram durante
o mês de março em alusão ao Dia da Mundial da Água, em todas 23 turmas entre
6º e 8º anos, com as temáticas “Ciclo hidrológico e a importância da água para a
vida”. A feira de ciências foi um projeto interdisciplinar, que abordou a temática de
energias renováveis com foco em energias produzidas por hidrelétricas. As
metodologias propostas nesse trabalho, permitiram a experiências sobre a
problemática ambiental trabalhando diretamente com a realidade próxima ao aluno,
levando-os a repensarem sobre a postura que se tem em relação ao meio ambiente
e despertando o desejo de mudança de atitude com consciência crítica e
sustentável.
Descrição
Palavras-chave
educação ambiental, metodologias ativas, recursos hídricos