A utilização de ferramentas pedagógicas na facilitação da aprendizagem da educação ambiental abordando a reserva extrativista marinha lagoa do Jequiá-Alagoas
Carregando...
Data
2021-12-01
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6014020432679921
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo aborda a educação ambiental e o uso de ferramentas
pedagógicas como facilitador para o aprendizado com alunos do ensino
fundamental, de duas escolas municipais, em Jequiá da Praia, Alagoas, sobre
a socio biodiversidade do território onde habitam e a troca de saberes sobre
Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo extrativista, RESEX
Marinha Lagoa do Jequiá, Ecossistema Costeiro Marinho e Cidadania
Ambiental. Tendo por objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância das
Unidades de Conservação (UCs), da RESEX Marinha Lagoa do Jequiá, para a
conservação da biodiversidade e do ecossistema marinho e o despertar da
cidadania ambiental através do conhecimento lúdico e didático, onde a maioria
desses discentes são filhos de pescadores que fazem uso dos recursos
naturais e pesqueiros da Unidade de Conservação para sua sub existência.
Como recurso metodológico realizou-se de início um diagnóstico de percepção
ambiental com os discentes através de questionários que antecederam as
atividades e ao término, com propostas de troca de saberes e atividades
lúdicas com uso de jogos e Quiz. Foi possível constatar com a aplicação dos
jogos que os discentes conseguiram compreender o conteúdo, pois o número
de acertos do Quiz superou o esperado e durante o jogo da memória também
houve uma boa participação dos estudantes
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Ferramentas pedagógicas, Jogos, RESEX, Biodiversidade