A interdisciplinaridade e a gamificação: as tecnologias digitais no ensino da língua espanhola no contexto da EPT
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2023
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Resumo
Com passar dos anos, o ensino da língua espanhola (LE) assumiu objetivos e finalidades distintos, sendo ministrado por diferentes abordagens e metodologias. Atualmente, no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), tem-se dado relevância às políticas públicas no sentido de fomentar a expansão no ensino de línguas aos estudantes e a servidores, de forma ampla. Entretanto, há uma motivação em como propor um ensino significativo do espanhol para os estudantes do Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia. Em suma, essa língua é ofertada na última série da grade curricular. Assim, a questão que impulsiona esta pesquisa parte do desafio de realizar uma prática pedagógica que proporcione diálogo entre as duas áreas do curso citado: a área de formação específica do currículo do curso (Núcleo Profissional) e do Núcleo Básico no qual está inserida a LE. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo
propor subsídios a partir da prática pedagógica interdisciplinar pelo uso da gamificação como metodologia de ensino. A base epistemológica e analítica que orientou esta pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa é de natureza qualitativa e atende a fins exploratórios e descritivos. Adotou-se o método da pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu em quatro fases: pesquisa diagnóstica e análise dos dados; elaboração do produto educacional (PE); aplicação do PE e resultados; ajustes e avaliação do PE. O público-alvo da pesquisa foram docentes do Núcleo Básico (propedêutica, componente curricular de Língua Espanhola) e do Núcleo Profissional (docentes da área técnica) do referido curso. A análise temática, para organização e discussão dos dados em pesquisas qualitativas, foi a técnica utilizada. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes são adeptos ao uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas, e que há carência de ações que possibilitem a práxis dialógica e a desenvoltura de trabalhos interdisciplinares. A investigação aponta para a necessidade de formações continuadas para aperfeiçoar o uso das tecnologias digitais e da gamificação. Para dirimir essa lacuna, foi proposta aos docentes de Língua Espanhola a criação de um produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O material didático foi elaborado de forma colaborativa/participativa com os docentes de LE dos loci de pesquisa. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Seu viés
interdisciplinar possibilitará o diálogo entre as diferentes áreas do curso, como também será recomendado a docentes de outros componentes curriculares da área do Núcleo Básico.
Descrição
Palavras-chave
Gamificação, Produto Educacional, Interdisciplinaridade, Ensino Profissional, Língua Espanhola.