Organização das informações dos assuntos acadêmicos: manual de orientação para os discentes da educação profissional e tecnológica
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Data
2024
Autores
Currículo Lattes
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Resumo
O período de transição do ensino fundamental para o médio é desafiador, marcado
por mudanças biológicas, emocionais e sociais, exigindo mais autonomia e
responsabilidade dos alunos. Ao ingressarem na Educação Profissional e Tecnológica,
os jovens são conduzidos a compreender sua formação de maneira integral, dentro
de uma abordagem que os prepara não somente para o mercado de trabalho, mas
sobretudo para atuarem de maneira ativa na sociedade. A pesquisa aborda a
elaboração de um Produto Educacional e foi orientada pela seguinte questãoproblema:
A criação de um Manual Didático sobre a organização das informações do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus
Maceió, favorecerá a compreensão dos processos educativos e organizacionais pelos
estudantes matriculados no ensino técnico de nível médio integrado à educação
básica? Dessa forma, objetivou-se investigar as contribuições de um manual didático
sobre as informações institucionais e acadêmicas do IFAL. A metodologia da pesquisa
é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida conforme o seguinte itinerário: 1ª)
diagnóstico; 2ª) desenvolvimento de instrumentos e estratégias de coleta de dados;
3ª) registro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil e no Comitê de Ética em
Pesquisa; 4ª) comunicação estratégica com a direção e setores envolvidos na
pesquisa do IFAL Campus Maceió; 5ª) coleta de dados; 6ª) análise e tratamento dos
dados coletados; 7ª) elaboração do produto educacional; e, por fim, a última, 8ª)
avaliação e validação do manual didático. Os participantes desta pesquisa são
compostos por dois grupos distintos. O primeiro grupo é formado por discentes que
estão devidamente matriculados no ensino técnico de nível médio, integrado à
educação básica do IFAL - Campus Maceió, o segundo grupo é composto por gestores
que atuam nos setores de pedagogia, psicologia, assistência estudantil e no núcleo
de apoio às pessoas com necessidades específicas. Os instrumentos de coleta de
dados foram um questionário diagnóstico e um formulário de avaliação do Produto
Educacional (PE) destinado aos discentes, além de uma entrevista semiestruturada
para os gestores. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de
Conteúdo. As análises foram organizadas por dimensões de análise da seguinte
forma: entrevista semiestruturada - 1) Funcionamento dos setores; 2) Serviços
ofertados; 3) Contribuições; 4) Operacionalização; 5) Divulgação. Questionário
diagnóstico: 1) Perfil dos estudantes; 2) Percepção da organização dos setores
acadêmicos; 3) Compreensão dos serviços; 4) Acesso às informações. O questionário
diagnóstico e a entrevista semiestruturada apresentaram resultados positivos em
relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviram para orientar
a construção do Produto Educacional. Os resultados provenientes do formulário de
avaliação, preenchido pelos estudantes, e do feedback recebido do gestor do setor de
psicologia em relação ao Produto Educacional, revelaram que o manual proporciona
uma visão abrangente dos procedimentos, elucidando dúvidas e fornecendo
orientações relevantes para guiar os estudantes em sua trajetória no IFAL. Destacase,
ainda, a clareza da linguagem empregada e a organização do material, tornando
a compreensão mais acessível para os alunos, especialmente para aqueles que estão
iniciando sua jornada acadêmica.
Descrição
Palavras-chave
Organização de Informações. Educação Profissional e Tecnológica. Cursos Técnicos. Produto Educacional