Organização curricular para inclusão do conteúdo de lutas no contexto da educação profissional e tecnológica

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2024

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Resumo

Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a analisar as contribuições criar sequência para os cursos técnicos no ensino médio sobre o conteúdo de lutas. A presente pesquisa é de caráter qualitativo do tipo pesquisa-ação colaborativa de abordagem, os instrumentos coletados de dados foram entrevistas e questionários. Esta foi desenvolvida em três etapas: 1) O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e quatro questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, 2) elaboração e aplicação do produto educacional e 3) Avaliação e Validação do produto educacional. O local de realização da pesquisa foi o Ifal, sendo aplicação do produto educacional o Ifal Campus Murici. No momento da aplicação participaram 30 estudantes matriculados na 2.ª série do Curso Técnico em agroindústria matutino. Os dados foram analisados pela técnica análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram a intencionalidade dos estudantes quanto à aplicação do conteúdo de lutas nas aulas de educação física escolar, a ser praticada durante seu processo formativo no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Além disso, foi destacada a importância de uma sequência didática do conteúdo de lutas para que os profissionais de educação física possam aplicá-la em suas aulas. Observou-se que 66,7% dos docentes entrevistados trabalham com o conteúdo de lutas em suas aulas, 20,8% trabalham ocasionalmente, e 12,5% não incluem as lutas em seu planejamento anual. Esses dados mostram que uma parte significativa dos docentes já aborda o conteúdo de lutas, o que reforça as informações de Moura et al., (2017), que destacam que o tema tem sido objeto de investigações recentes. Com isso, algumas percepções equivocadas, como a ideia de que as lutas geram violência ou brigas, estão sendo substituídas pelos muitos benefícios que esse conteúdo pode trazer para os alunos. Constatamos também que existe um alto interesse dos estudantes pela temática das lutas, o que é valorizado pela maioria dos discentes. A intenção é, portanto, inserir efetivamente as lutas nas aulas de educação física escolar, correlacionando as matrizes curriculares de educação física no IFAL (PGD) com a sequência didática criada como Produto Educacional (PE) e considerando as características sociais dos alunos, de forma a promover seu desenvolvimento integral. Esta pesquisa, abre possibilidades para estudos futuros que acrescentem e aprofundem a compreensão sobre a temática conteúdo de lutas do componente curricular de Educação Física (EF) no contexto da educação profissional e tecnológica, além disso, a sequência didática aplicada poderá ser adaptada a outros contextos e cursos. do levantamento das concepções dos estudantes sobre a prática dessa modalidade e da observação da realização das atividades nas aulas práticas e teóricas da EF.

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Palavras-chave

Ensino, Produto Educacional, Lutas, Educação Profissional e Tecnológica, Sequência Didática

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