Letramento literário no ensino médio integrado: o portfólio de círculos de leitura na biblioteca escolar
Carregando...
Data
2024
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas
Educativas em EPT, descreve o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus
Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), especificamente na Biblioteca Benevides
Monte, com estudantes do gênero feminino, da terceira série do Ensino Médio
Integrado (EMI), cujo objetivo geral é promover ações de estímulo à leitura literária,
por meio de círculos de leitura e reunir as impressões desses momentos na
elaboração do Produto Educacional Portfólio, tendo em conta a leitura e a análise da
obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Aportamo-nos nas contribuições de
Cândido (2011), Cavalcanti et al. (2020), Colomer (2003), Cosson (2006, 2014, 2020),
Cruz (2021), Freire (1989, 2014), Lajolo; Zilberman (2019), Moreira (2006, 2019),
Oliveira (2022), Soares (2009), Tonet (2020) e Zilberman (2015), entre outros/as. A
metodologia foi a pesquisa-ação de natureza qualitativa, fundamentada em Barbier
(2002), Gibbs (2009) e Thiollent (1986). Foram adotados os seguintes procedimentos:
i) diagnóstico de leitura das estudantes participantes por meio de questionários-perfis;
questionário de avaliação dos círculos; e iii) realização de círculos de leitura, nos quais
foram discutidos aspectos da obra e coletamos subsídios para responder à nossa
pergunta de pesquisa e elaborar nosso Produto Educacional, intitulado: Portfólio de
círculos de leitura na biblioteca. Os resultados da pesquisa nos revelam a necessidade
de ações investigativas com tal perspectiva a fim de promover o desenvolvimento de
práticas de letramento literário, especificamente, de estudantes do gênero feminino
na inter-relação com abordagens voltadas ao mundo do trabalho e ao universo
feminino num contexto educativo formal pertencente à Rede Federal de Ensino.
Descrição
Palavras-chave
Letramento Literário, Círculos de leitura, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Produto Educacional Portfólio