A promoção da acessibilidade na educação profissional e tecnológica: reflexões sobre cultura surda e libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do ensino médio integrado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa investiga como uma proposta de ensino de Libras para estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico, do Campus Maceió do Ifal, propicia a inclusão de pessoas surdas. O Produto Educacional (PE) Guia para Acesso ao Minicurso “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal” contempla o ensino de termos que visam à introdução dos estudos da Libras, os conhecimentos teóricos e legais acerca da identidade, da cultura e das especificidades educativas do surdo, além de concepções de inclusão no Ifal e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O propósito do PE é de favorecer práticas interacionais, bem como diminuir barreiras comunicacionais e estigmatizantes por meio de uma pedagogia inclusiva, transformadora e libertária. Ademais, o estudo se propõe a indicar estratégias para superar limitações quanto à inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar do Ifal. O objetivo principal da pesquisa é de problematizar a acessibilidade do aluno surdo com vistas à inclusão lançando mão de uma proposta de ensino de Libras e de aspectos culturais, linguísticos, legais e educacionais das comunidades surdas a estudantes do Campus Maceió do Ifal. A investigação é de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação, com a inserção do pesquisador no espaço remoto de sala de aula, contando com a colaboração de discentes ouvintes e surdo, de docentes de Libras, de tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa (TILSP), além da equipe multidisciplinar do NAPNE. Os instrumentos da pesquisa incluem a aplicação de questionários semiestruturados e a observação em sala de aula, cujos resultados são utilizados em dois momentos. Primeiramente, na concepção do Minicurso e, posteriormente, para a elaboração do Guia para Acesso ao Minicurso. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de propor estratégias de ensino para aprendizagem da Libras de forma integral numa perspectiva críticoemancipatória. O PE servirá para a utilização por parte dos estudantes, especialmente, do Ifal, sendo esta proposta de ensino com temática central na inclusão das pessoas surdas na EPT.

Descrição

Palavras-chave

Libras. Inclusão. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino. Produto Educacional.

Citação