Etnozootecnia como proposta de valorização dos conhecimentos tradicionais em EPT

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-27

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/3950917319894763

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho é um estudo etnozootécnico que se desenvolveu na cidade de Palmeira dos Índios e região com o objetivo de recolher conhecimentos sobre o comportamento tradicional na criação de animais domésticos. Foram coletados dados para a caracterização dos sujeitos participantes, bem como os métodos e costumes regionais para a criação de animais domésticos (bovinos, caprinos, suínos, galinhas, marrecos, coelhos, equinos, cães e gatos). Os sujeitos participantes possuíam idade média entre 40 e 50 anos, de ambos os sexos, sendo a maioria iletrado ou com baixa escolaridade que desenvolvem ou desenvolveram atividades ligadas á agricultura ou criação animal. Dentre os conhecimentos mais registrados destacam-se o uso de fitoterápicos, rezas e orações (ainda persistindo as superstições em seres sobrenaturais tais como a caipora e outros). Nos animais, o uso dos conhecimentos tradicionais ocorre no tratamento de feridas cutâneas e controle de verminoses. A cartilha contribuiu para a valorização dos conhecimentos empíricos e tradicionais ainda em uso nas comunidades rurais, além disso possibilita a preservação da memória por meio da transmissão das crenças no processo de formação de profissionais técnicos da área das Ciências Agrárias.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação do campo, Empirismo, Produto Educacional, Traditional knowledge, Non-formal education, Empiricism, Educational Product

Citação