Etnozootecnia como proposta de valorização dos conhecimentos tradicionais em EPT
Carregando...
Data
2021-08-27
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3950917319894763
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho é um estudo etnozootécnico que se desenvolveu na cidade de
Palmeira dos Índios e região com o objetivo de recolher conhecimentos sobre o
comportamento tradicional na criação de animais domésticos. Foram coletados
dados para a caracterização dos sujeitos participantes, bem como os métodos e
costumes regionais para a criação de animais domésticos (bovinos, caprinos,
suínos, galinhas, marrecos, coelhos, equinos, cães e gatos). Os sujeitos
participantes possuíam idade média entre 40 e 50 anos, de ambos os sexos,
sendo a maioria iletrado ou com baixa escolaridade que desenvolvem ou
desenvolveram atividades ligadas á agricultura ou criação animal. Dentre os
conhecimentos mais registrados destacam-se o uso de fitoterápicos, rezas e
orações (ainda persistindo as superstições em seres sobrenaturais tais como a
caipora e outros). Nos animais, o uso dos conhecimentos tradicionais ocorre no
tratamento de feridas cutâneas e controle de verminoses. A cartilha contribuiu
para a valorização dos conhecimentos empíricos e tradicionais ainda em uso nas
comunidades rurais, além disso possibilita a preservação da memória por meio
da transmissão das crenças no processo de formação de profissionais técnicos
da área das Ciências Agrárias.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Educação do campo, Empirismo, Produto Educacional, Traditional knowledge, Non-formal education, Empiricism, Educational Product