Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/495
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico na aprendizagem de vidrarias de laboratório de química na Escola Estadual Dr. Antônio Gomes de Barros
Autor(es): Silva, Eronildo Ferreira da
Primeiro Orientador: Freitas, Johnnatan Duarte de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freitas, Alan John Duarte de
Primeiro membro da banca: Lira, Lidiane Evangelista
Segundo membro da banca: Silva, Kleyfton Soares da
Terceiro membro da banca: Morilla, Demetrius Pereira
Quarto membro da banca: Sousa, Jonas dos Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Soares, Janaína Gomes
Resumo: Esta pesquisa objetivou abordar uma metodologia educativa que se diferencia do ensino tradicional com alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma Escola da rede pública estadual, localizada no município de Novo Lino, no estado de Alagoas e avaliar os resultados de aprendizagem, aplicando o jogo didático “APRENDENDO VIDRARIAS”, em que apresenta os principais materiais e vidrarias de laboratório, procurando também contribuir para que os alunos se tornem mais interessados, atentos e participativos. Para essa construção foi utilizado o estudo de caso, que abordou o lúdico como metodologia no ensino e aprendizagem de química. Através de todo o estudo realizado e das constatações apresentadas foi possível confirmar que é viável a abordagem de uma metodologia diferente quando aplicada de maneira correta no ensino e aprendizagem.
Abstract: This research aimed to approach an educational methodology that differs from traditional teaching with students of the 1st year of high school in a state public school, located in the municipality of Novo Lino, in the state of Alagoas, and evaluate learning outcomes by applying the game didactic "LEARNING GLASSES", in which it presents the main materials and laboratory glassware, also trying to help students become more interested, attentive and participative. For this construction was used the case study, which approached the playful as methodology in teaching and learning chemistry. Throughout the study and the findings, it was possible to confirm that it is feasible to approach a different methodology when applied correctly in teaching and learning.
Palavras-chave: Química - Ensino e Aprendizagem
Metodologia diferenciada
Aprendendo sobre Vidrarias - Jogo didático
Methodology differentiated
Learning about Glasses - Didactic game
Chemistry - Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Maceió
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/495
Data do documento: 8-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Eronildo Ferreira da Silva.pdf882,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.