Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC Letras-Português
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/470
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Conto etiológico: um gênero distinto que estimula a imaginação, a leitura e escrita
metadata.dc.creator: Tcham, Kelly Jane da Silva
metadata.dc.creator2: Martiliano, Maria Célia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Brasileiro, Maria Regina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Elisabete Duarte de
metadata.dc.contributor.referee2: Agra, Christiane Batinga
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textual.
Resumen : The present research focus on the activities developed in the University extension project “Senta que lá vem a história”, from the Federal Institute of Alagoas, constitutes as an incentive to the reading, seen as basic for child's training process and as an excellent educational device for literature integration, because it has been noted as capeble of showing a pleasant literary universe. The present study is aimed at analysing the significance of etiological story in the process to promote reading and textual production for children aged between six tô twelve years old. The case study methodological approach was chosen which involves examining the theme, identifying the factors that contribute to the learning process of children in the project. We seek, in the light of the literary text studies, to analyze the importance of etiological story on encouraging reading and textual production, through the story genre, for children which are member of the project. For this purpose we choose to utilizing the reflections of authors that deals with the importance of literary reading by means of tales genre, namely: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcushi (2002), among others. On completion of the study it was observed how much the use of etiological story can be effective in order to support children to raise interest and pleasure for reading and also stimulate textual production.
Palabras clave : Letras - Português/Literatura
Incentivo a leitura - Criança
Produção textual - Criança
Aprendizagem infantil
Conto etiológico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
metadata.dc.publisher.department: Campus Maceió
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/470
Fecha de publicación : 6-jun-2019
Aparece en las colecciones: TCC Letras-Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Kelly Jane da Siva Tcham e Maria Célia de Oliveira Martiliano.pdf4,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.