Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC Letras-Português
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/402
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A variação linguística no livro didático do ensino médio
Autor(es): Santos, Jeane de Brito
Primeiro Orientador: Lima, Alisson Hudson Veras
Primeiro membro da banca: Lima, Alisson Hudson Veras
Segundo membro da banca: Cavalcante, Sandra Araujo Lima
Terceiro membro da banca: Leite, Wilma Albuquerque da Silva
Resumo: O livro didático é um recurso que serve como instrumento de apoio ao trabalho docente, por isso é essencial verificar como os conteúdos são disponibilizados e tratados para os estudantes. O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a variação linguística é abordada nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Assim, nesta pesquisa, pretende-se refletir sobre o tratamento dedicado ao tema considerando como os conceitos são apresentados e qual o nível de aprofundamento dedicado. Para tanto, apoiamo-nos nas discussões realizadas por Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007), (2015), Antunes (2003) e Alckmin (2004), dentre outros. Ademais, levamos em consideração as orientações descritas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) a respeito de como a variação linguística deve ser abordada no âmbito educacional e também nas obras didáticas. Analisamos duas coleções de livros didáticos da língua portuguesa voltadas para o Ensino Médio sendo elas volumes únicos Se Liga nas Linguagens, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, e Multiversos, de Maria Tereza Arruda Campos e Lucas Sanches Oda, ambas aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático de 2021. Esta pesquisa é considerada uma pesquisa documental de abordagem qualitativa/interpretativa que verificou a partir de leituras dessas obras, análise dos conceitos abordados e atividades propostas. Nossos estudos revelaram como resultado final que o tema variação linguística foi abordado em ambas as coleções: não sendo muito aprofundada na coleção Multiversos, sendo mais assertiva na coleção Se liga nas Linguagens, embora não fazendo uma abordagem completa. Também foi percebido a preocupação dos autores em incorporar conceitos fundamentados pela sociolinguística e também seguir as orientações da BNCC na abordagem do conteúdo, conceitos como heterogeneidade linguística, variantes de prestígio/estigmatizadas e diversidade linguística. Contudo, o conceito de preconceito linguístico foi abordado somente na obra "Se Liga nas Linguagens".
Abstract: The textbook is a resource that serves as an instrument to support teaching work, so it is essential to check how the contents are made available and treated for students. The present work aims to analyze how linguistic variation is addressed in Portuguese language textbooks in high school. Therefore, in this research, we intend to reflect on the treatment dedicated to the topic, considering how the concepts are presented and what level of depth is dedicated. To this end, we rely on the discussions carried out by Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007), (2015), Antunes (2003) and Alckmin (2004), among others. Furthermore, we took into account the guidelines described by the National Curricular Parameters (1997) and the National Common Curricular Base - BNCC (2018) regarding how linguistic variation should be addressed in the educational context and also in teaching works. We analyzed two collections of Portuguese language textbooks: Se Liga nas Linguagens, by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi, and Multiversos, by Maria Tereza Arruda Campos and Lucas Sanches Oda, both approved in the 2021 National Textbook Plan. This research is considered a documentary research with a qualitative/interpretive approach that verified through readings of these works, analysis of the concepts covered and proposed activities. Our studies revealed as a final result that the topic of linguistic variation was addressed in both collections: not being very in-depth in the Multiversos collection, being more assertive in the Se liga nas Linguagens collection, although not providing a complete approach. The authors' concern was also noted in incorporating concepts based on sociolinguistics and also following the BNCC guidelines in approaching the content of concepts such as linguistic heterogeneity, prestige/stigmatized variants and linguistic diversity. However, the concept of linguistic prejudice was only addressed in the work Se liga nas Linguagens
Palavras-chave: Livro didático.
Variação linguística
Língua portuguesa – ensino
Título
Textbook
Linguistic variation
Teaching
Portuguese language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Arapiraca
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/402
Data do documento: 26-Out-2023
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