Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/346
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Youtube e o ensino de Química: uma análise dos canais educativos como ferramenta de apoio ao docente
Autor(es): Oliveira, Julliany Correia de
Segundo Autor: Lima, Ana Paula da Silva
Primeiro Orientador: Nascimento, Flavia Braga do
Primeiro membro da banca: Limeira, Ana Cristina Santos
Segundo membro da banca: Ferreira Júnior, Jésu Costa
Resumo: Este estudo foi motivado pelo cenário pandêmico da COVID-19, que impulsionou a busca por alternativas educacionais eficazes. Diante desse contexto, nos questionamos se os canais do YouTube poderiam ser utilizados como uma ferramenta de apoio ao professor no ensino de química, complementando o ensino presencial e possibilitando a revisão e aprofundamento dos conteúdos, visto que esta plataforma é de fácil acesso e muito utilizada pela geração atual. Nosso objetivo geral foi analisar se as videoaulas dos canais de química do YouTube são relevantes para o ensino e se esses canais podem ser usados por professores como um auxílio nas aulas. Além disso, nossos objetivos específicos foram: identificar os principais canais, avaliar a qualidade dos conteúdos e identificar as limitações desse recurso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, na qual a metodologia adotada consiste em cinco etapas distintas, primeiramente realizou-se a definição do quantitativo de canais, seguido da coleta dos dados considerados permanentes e dos dados que são atualizados constantemente na plataforma. Por fim, descrevemos os resultados e analisamos os dados obtidos no decorrer da pesquisa. Constatou-se que de fato, o YouTube pode sim ser uma valiosa ferramenta de apoio ao docente no ensino de química. Essa plataforma representa uma ponte eficaz entre o educador e o aluno, apresentando-se como um recurso enriquecedor, capaz de complementar o conteúdo tradicional e estimular o interesse dos estudantes pela disciplina. Desse modo, a presente pesquisa também pode servir de inspiração para projetos futuros, e para aprimorar a utilização dessa ferramenta de apoio ao ensino de química que é rico em possibilidades e muito promissor para a educação contemporânea.
Abstract: This study was motivated by the COVID-19 pandemic scenario, which boosted the search for effective educational alternatives. Given this context, we wondered whether YouTube channels could be used as a support tool for teachers in chemistry teaching, complementing face-to-face teaching and enabling the review and deepening of content, given that this platform is easy to access and widely used. by the current generation. Our general objective was to analyze whether video lessons from YouTube chemistry channels are relevant for teaching and whether these channels can be used by teachers as an aid in classes. Furthermore, our specific objectives were: to identify the main channels, evaluate the quality of the content and identify the limitations of this resource. This is a quantitative bibliographic research, in which the methodology adopted consists of five distinct stages. First, the number of channels was defined, followed by the collection of data considered permanent and data that is constantly updated on the platform. Finally, we describe the results and analyze the data obtained during the research. It was found that in fact, YouTube can be a valuable tool to support teachers in teaching chemistry. This platform represents an effective bridge between the educator and the student, presenting itself as an enriching resource, capable of complementing traditional content and stimulating students' interest in the subject. In this way, this research can also serve as inspiration for future projects, and to improve the use of this tool to support chemistry teaching, which is rich in possibilities and very promising for contemporary education.
Palavras-chave: Aprendizagem digital
YouTube
Ensino de química
Tecnologia
Digital learning
Chemistry teaching
Technology
CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Maceió
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/346
Data do documento: 7-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Julliany Correia de Oliveira, Ana Paula da Silva Lima.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.