O Youtube e o ensino de Química: uma análise dos canais educativos como ferramenta de apoio ao docente
Carregando...
Data
2023-11-07
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7383661158843094
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este estudo foi motivado pelo cenário pandêmico da COVID-19, que impulsionou a busca
por alternativas educacionais eficazes. Diante desse contexto, nos questionamos se os
canais do YouTube poderiam ser utilizados como uma ferramenta de apoio ao professor
no ensino de química, complementando o ensino presencial e possibilitando a revisão e
aprofundamento dos conteúdos, visto que esta plataforma é de fácil acesso e muito
utilizada pela geração atual. Nosso objetivo geral foi analisar se as videoaulas dos canais
de química do YouTube são relevantes para o ensino e se esses canais podem ser usados
por professores como um auxílio nas aulas. Além disso, nossos objetivos específicos
foram: identificar os principais canais, avaliar a qualidade dos conteúdos e identificar as
limitações desse recurso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, na qual a
metodologia adotada consiste em cinco etapas distintas, primeiramente realizou-se a
definição do quantitativo de canais, seguido da coleta dos dados considerados
permanentes e dos dados que são atualizados constantemente na plataforma. Por fim,
descrevemos os resultados e analisamos os dados obtidos no decorrer da pesquisa.
Constatou-se que de fato, o YouTube pode sim ser uma valiosa ferramenta de apoio ao
docente no ensino de química. Essa plataforma representa uma ponte eficaz entre o
educador e o aluno, apresentando-se como um recurso enriquecedor, capaz de
complementar o conteúdo tradicional e estimular o interesse dos estudantes pela
disciplina. Desse modo, a presente pesquisa também pode servir de inspiração para
projetos futuros, e para aprimorar a utilização dessa ferramenta de apoio ao ensino de
química que é rico em possibilidades e muito promissor para a educação contemporânea.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem digital, YouTube, Ensino de química, Tecnologia, Digital learning, Chemistry teaching, Technology