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https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/317
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Conto Etiológico : um gênero distinto que estima a imaginação, a leitura e escrita |
Autor(es): | Tcham, Kelly Jane da Silva |
Segundo Autor: | Martiliano, Maria Célia de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Brasileiro, Regina Maria de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Elisabete Duarte de |
Segundo membro da banca: | Agra, Christiane Batinga |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textual |
Abstract: | 20 ABSTRACT The present research focus on the activities developed in the University extension project “Senta que lá vem a história”, from the Federal Institute of Alagoas, constitutes as an incentive to the reading, seen as basic for child's training process and as an excellent educational device for literature integration, because it has been noted as capeble of showing a pleasant literary universe. The present study is aimed at analysing the significance of etiological story in the process to promote reading and textual production for children aged between six tô twelve years old. The case study methodological approach was chosen which involves examining the theme, identifying the factors that contribute to the learning process of children in the project. We seek, in the light of the literary text studies, to analyze the importance of etiological story on encouraging reading and textual production, through the story genre, for children which are member of the project. For this purpose we choose to utilizing the reflections of authors that deals with the importance of literary reading by means of tales genre, namely: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcushi (2002), among others. On completion of the study it was observed how much the use of etiological story can be effective in order to support children to raise interest and pleasure for reading and also stimulate textual production. |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Produçao Textual Imaginação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Departamento: | Campus Maceió |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/317 |
Data do documento: | 21-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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