Teses e Dissertações Teses e Dissertações defendidas no IFAL Ciências Humanas Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/27
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho, ciência, tecnologia e sociedade : reflexões no contexto do ensino médio integrado ao técnico na formação em eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas.
Autor(es): Santos, Jonathas Costa Vieira dos
Primeiro Orientador: Sobral Junior, Geraldo Alves
Primeiro membro da banca: Cavalcanti., Ricardo Jorge de Sousa
Segundo membro da banca: Barbosa., José Isnaldo de Lima
Terceiro membro da banca: Lopes Neta., Natércia de Andrade
Resumo: O trabalho discute a prática científica vinculada aos seus impactos sociais e nas relações de trabalho no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, reflexões que subsidiaram o desenvolvimento de um Produto Educacional, em formato de vídeo, construído para alunos da terceira série do ensino médio integrado ao técnico na formação em Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O Produto Educacional reflete a história do cientista inglês Michael Faraday (1791-1867), responsável pelo descobrimento do princípio dos transformadores e dos motores elétricos, máquinas fundamentais para a Eletrotécnica e significativas no universo formativo dos discentes. O material foi aplicado no âmbito do componente curricular Máquinas Elétricas, seguido de uma discussão mediada pela equipe de pesquisa e por um professor colaborador. Seu objetivo é contribuir com a formação humana integral promovendo uma reflexão em torno da ciência e da tecnologia enquanto produções humanas com implicações sociais que perpassam o mundo do trabalho . O estudo é de caráter qualitativo e utiliza o método da pesquisa-ação. A base teórica da pesquisa conta com autores como Ciavatta, Ramos, Moura e Saviani, entre outros, todos filiados à corrente políticofilosófica progressista. Dados coletados por meio de questionários semiestruturados foram interpretadas utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e organizados em quadros temáticos contendo as representações de ciência e tecnologia, associadas aos impactos dessas no mundo do trabalho, tais como expressas pelos estudantes. Os resultados demostram nos sujeitos capacidade de articulação conceitual entre os temas centrais da pesquisa, mas ausência de posicionamentos críticos quanto à questionável neutralidade de ciência e tecnologia na sociedade, ou de conflitos de interesses que pudessem interferir na concepção desses elementos. Também apontam para o potencial do Produto Educacional como material de aprendizagem significativa no contexto da EPT.
Abstract: This study critically discusses the scientific practice linked to its social impacts and work relations in the context of Vocational and Technological Education, in addition to presenting the development of an Educational Product, in video format, built for students of the third grade of integrated high school to the technician in Electrotechnics of the Federal Institute of Alagoas - Campus Maceió. The Educational Product reflects the history of the English scientist Michael Faraday (1791-1867), responsible for discovering the principle of transformers and electric motors, fundamental machines for Electrotechnics and significant for the students' training universe. The material was applied under the curricular component Electrical Machines, followed by a discussion mediated by the research team and a collaborating teacher. Its objective is to contribute to integral human formation by promoting a reflection around science and technology as human productions with social implications that permeate the world of work. The study is of a qualitative character and uses the action research method. The theoretical basis of the research includes authors such as Ciavatta, Ramos, Moura and Saviani, among others, all affiliated to the progressive political- philosophical current. Data collected through semi-structured questionnaires were interpreted using the Content Analysis technique and organized in thematic tables containing representations of science and technology, associated with their impacts on the world of work, such as expressed by students. The results demonstrate in the subjects the capacity for conceptual articulation between the central themes of the research, but the absence of critical positions regarding the questionable neutrality of science and technology in society, or of conflicts of interest that could interfere in the conception of these elements. They also point to the potential of the Educational Product as a meaningful learning material in the context of Vocational and Technological Education.
Palavras-chave: Educação Profissional e tecnológica
Ensino médio integrado
Produto educacional
Ciência e Tecnologia
Michael Faraday
CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Sigla da Instituição: IFAL
Departamento: Benedito Bentes
Nome do programa: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.133.126.212/jspui/handle/123456789/27
Data do documento: 4-Mar-2021
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FINAL_JONATHAS_COSTA.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.