Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/251
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma abordagem da Cicloide: "a Helena da geometria"
Autor(es): Silva, Jefferson Marinho da
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Cleverton da Silva
Primeiro membro da banca: Oliveira, Elinelson Gomes de
Segundo membro da banca: Silva, Tiago Marinho da
Resumo: Este trabalho apresenta uma breve pesquisa histórica sobre a Cicloide, além de uma construção intuitiva sobre a curva, trabalhando a definição e parametrização. Esta pesquisa discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos ao contexto lúdico de apresentação da Cicloide e não apenas algébrico como nos livros de cálculos. Levando em consideração o contexto da Matemática, essa proposta apresenta como problema o pouco interesse pelo estudo da curva, tendo em vista que seu uso foi deixado de lado pelos matemáticos. Na conjuntura desses problemas, a proposta pretende despertar a relevância da Cicloide, respondendo as seguintes perguntas: como motivar o entendimento da Cicloide? Como mostrar uma praticidade através de sua aplicação? O objetivo principal da proposta é apresentar de forma mais prática o entendimento da Cicloide. Este trabalho tem como referência os estudos de Boyer (2012), Bustillo e Sassine (2011) e Stewart (2013). Com os resultados, foi possível observar que apesar de termos outras formas de calcularmos a Cicloide, a melhor forma seria com as equações paramétricas, pois elas nos traz uma forma mais simples de cálculo da curva. Os resultados também apontam para a praticidade de construção no Geogebra.
Abstract: This work presents a brief historical research on the cycloid, in addition to an intuitive construction on the curve, working on the definition and parameterization. This research discusses pedagogical practices that link the contents to the playful context of presenting the cycloid and not just algebraic as in calculation books. Taking into account the context of Mathematics, this proposal presents as a problem the lack of interest in the study of the curve, considering that its use was left aside by mathematicians. In the context of these problems, the proposal intends to awaken the relevance of the cycloid, answering the following questions: how to motivate the understanding of the cycloid? How to show practicality through your application? The main objective of the proposal is to present in a more practical way the understanding of the cycloid. This work is based on studies by Boyer (2012), Bustillo and Sassine (2011) and Stewart (2013). With the results, it was possible to observe that although we have other ways to calculate the cycloid, the best way would be with the parametric equations, as they bring us a simpler way of calculating the curve. The results also point to the practicality of building in Geogebra.
Palavras-chave: Braquistócrona
Cicloide
Curva
Parametrização
Brachistochrone
Cycloid
Curve
Parameterization
CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Maceió
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/251
Data do documento: 25-Jan-2022
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jefferson Marinho da Silva.pdf3,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.