Uma abordagem da Cicloide: "a Helena da geometria"
Carregando...
Data
2022-01-25
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este trabalho apresenta uma breve pesquisa histórica sobre a Cicloide, além de uma construção
intuitiva sobre a curva, trabalhando a definição e parametrização. Esta pesquisa
discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos ao contexto lúdico de apresentação
da Cicloide e não apenas algébrico como nos livros de cálculos. Levando em consideração
o contexto da Matemática, essa proposta apresenta como problema o pouco interesse
pelo estudo da curva, tendo em vista que seu uso foi deixado de lado pelos matemáticos.
Na conjuntura desses problemas, a proposta pretende despertar a relevância da Cicloide,
respondendo as seguintes perguntas: como motivar o entendimento da Cicloide? Como
mostrar uma praticidade através de sua aplicação? O objetivo principal da proposta é
apresentar de forma mais prática o entendimento da Cicloide. Este trabalho tem como
referência os estudos de Boyer (2012), Bustillo e Sassine (2011) e Stewart (2013). Com
os resultados, foi possível observar que apesar de termos outras formas de calcularmos a
Cicloide, a melhor forma seria com as equações paramétricas, pois elas nos traz uma forma
mais simples de cálculo da curva. Os resultados também apontam para a praticidade de
construção no Geogebra.
Descrição
Palavras-chave
Braquistócrona, Cicloide, Curva, Parametrização, Brachistochrone, Cycloid, Curve, Parameterization