A criação da régua de números inteiros adaptada para o braille a partir da modificação do material dourado
Carregando...
Arquivos
Data
2018-11-30
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/9841413230325430
http://lattes.cnpq.br/0443330009984560
http://lattes.cnpq.br/0443330009984560
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este estudo surgiu da necessidade de responder as inquietações de professores,
em especial professores de matemática, quanto ao ensino com deficientes visuais:
como ensinar um aluno com deficiência visual? Como incluí-lo em sala de aula?.
Essas inquietações que surgem podem ser consideradas normais, visto que, os
cursos de formação inicial não dão conta destas necessidades. Desta forma, este
estudo propôs a construção de um material didático manipulável como proposta
didática para ser usada no ensino de pessoas com deficiência visual, possibilitando
a inclusão deste aluno em sala de aula. Pensando nas dificuldades que os alunos
deficientes visuais enfrentam, sugere-se este material como uma ferramenta auxiliar
no processo de aprendizagem de um aluno que tem, na audição e no tato, as
funções cognitivas superiores que o capacitam para a aprendizagem. O objetivo
deste estudo foi propor a criação da régua de números inteiros adaptada para o
Braille, a partir da modificação do material dourado intencionando contribuir no
processo de compreensão entre os elementos do conjunto dos números inteiros.
Trata-se de um Material Didático Manipulável, de baixo custo e que auxilia o
professor no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual em sala de
aula, buscando dar sentido aos conceitos relacionados ao conjunto dos números
inteiros. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativa e experimental, bem
como, bibliográfica, tendo como principais teóricos pesquisados: Mantoan (2006);
Laplane e Batista (2008); Uliana (2003); Groenald, Silva e Mora (2004); Silva (2012)
e Lorenzato (2006). Espera-se que este trabalho sirva como elemento norteador no
ensino de matemática para deficientes visuais e inspirem novas pesquisas no ensino
como um todo.
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Ensino da Matemática, Deficientes visuais, Material didático manipulável, Régua de números inteiros, Braille