Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/239
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise da experimentação química nos livros didáticos do Ensino Médio : adequação segundo os critérios do PNLD e a realidade das Escolas Públicas Estaduais de Maceió |
Autor(es): | Souza, Davdson Luiz de |
Segundo Autor: | Oliveira, Matheus Filipe da Silva |
Primeiro Orientador: | Ferreira Junior, Jésu Costa |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Joacy Vicente |
Segundo membro da banca: | Azevedo, Edmar Marinho |
Resumo: | O presente trabalho analisou as propostas experimentais das edições do livro “Ser Protagonista – Química” referentes aos anos de 2015 e 2018 do PNLD, distribuídos para o Ensino Médio nas escolas públicas. Para análise dos experimentos foi utilizada a pesquisa qualitativa com base nos guias do livro didático de 2015 e 2018, bem como artigos da literatura. Com isso, passou-se a avaliar as adequações e inadequações dos experimentos encontrados nos livros, julgando o caráter mecânicos ou investigativos, seu nível de periculosidade e materiais necessários para aplicação da atividade experimental. Através da análise dos resultados verificou-se que algumas atividades experimentais presente nos livros didáticos não atendem as orientações dos documentos oficiais para a educação. Além disso, percebeu-se que algumas atividades experimentais não se relacionavam ao conteúdo estudado. Não sendo consideradas satisfatórias no que tange a promoção da aprendizagem nas obras analisadas. Com isso, buscou-se sugerir correções as inadequações através de substituições de reagentes e em casos mais inadequados a substituição do experimento como um todo. |
Abstract: | ABSTRACT The present research aims to analyze how the editions of the book "Ser Protagonista - Química" referring to the years 2015 and 2018 of the PNLD, distributed to the High School in public schools, are proposing the experimental activities. For the analysis of the experiments the qualitative research was used in the guides of the textbook of 2015 and 2018 and in the literature. With that, the adequacy and inadequacies of the experiments found in the books were judged and judged as to whether they were mechanical, investigative, their level of dangerousness and materials necessary for the application of the practice. Through the analysis of the results it was verified that some experimental activities present in textbooks do not meet the guidelines of official documents for education. In addition, it was noticed that some experimental activities were not related to the studied content. Not being considered satisfactory in what concerns the promotion of learning in the works analyzed. Thus, we sought to correct the inadequacies through substitutions of reagents and in more unsuitable cases the substitution of the experiment as a whole. |
Palavras-chave: | Química – Escolas Pública Estaduais de Maceió Análise dos livros didáticos Ensino Médio – PNLD Livros didáticos. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Departamento: | Campus Maceió |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/239 |
Data do documento: | 21-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC versao definitiva (28.04.2018)-1.pdf | 9,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.