Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização Linguística, Letras e Artes
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto do ensino complementar de microbiologia de alimentos na percepção de estudantes do ensino médio Iintegrado
Autor(es): Souza, Luana Cypriano de
Primeiro Orientador: Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho
Primeiro membro da banca: Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho
Resumo: A execução deste trabalho buscou avaliar as principais limitações no aprendizado da disciplina de microbiologia de alimentos no curso técnico em Agroindústria na modalidade integrada ao ensino médio e, a partir desta análise, propor alternativas para otimizar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para tal, foram utilizadas ferramentas propostas pela metodologia da pesquisa-ação, onde o pesquisador está inserido no processo exploratório buscando meios de intervir de forma eficaz nos desdobramentos da pesquisa. Foi possível verificar que a maior parte dos alunos entrevistados, de fato, apresentavam muita insegurança e pouco domínio na realização de técnicas analíticas fundamentais no controle de qualidade de uma indústria alimentícia. A partir de tal constatação, propôs-se a elaboração de projetos de ensino concomitantes ao curso técnico, de forma a complementar a formação do aluno, preparando-o melhor para futuras oportunidades de estágio, projetos de pesquisa e mercado de trabalho. O projeto de ensino proposto foi executado com bastante êxito, apresentando grande adesão e satisfação por parte dos alunos e docentes da área. Neste sentido, a realização de cursos desta natureza apresentou-se como uma estratégia muito interessante para complementar a formação do futuro profissional técnico em Agroindústria. Palavras-chave: ensino técnico, microbiologia de alimentos, análises microbiológicas.
Abstract: The purpose of this study was to evaluate the main limitations in the learning of food microbiology in the technical course in Agroindustry in the modality integrated to high school and, from this analysis, propose alternatives to optimize the teaching and learning process of the students. To do this, tools proposed by the action-research methodology were used, where the researcher is inserted in the exploratory process seeking ways to effectively intervene in the research developments. It was possible to verify that most of the students interviewed, in fact, presented a lot of insecurity and little mastery in the accomplishment of fundamental analytical techniques in the quality control of a food industry. Based on this, it was proposed the elaboration of teaching projects concomitant with the technical course, in order to complement the student's training, preparing it better for future internship opportunities, research projects and the labor market. The proposed teaching project was executed with great success, presenting great adhesion and satisfaction on the part of the students and teachers of the area. In this sense, the realization of courses of this nature presented itself as a very interesting strategy to complement the formation of the future technical professional in Agroindustry.
Palavras-chave: Educação
Microbiologia de alimentos
Ensino -aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Diretoria de Educação a Distância
Nome do programa: ::Especialização em Docência na Educação Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/222
Data do documento: 22-Dez-2018
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