Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização Ciências Humanas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/184
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acessibilidade linguística e digital para estudantes surdos/as : ambientação de ferramentas tecnológicas do Google sala de aula com o uso da cartilha para surdos
Autor(es): Nascimento, Aleksandro Nunes do
Primeiro Orientador: Souza, Diogo dos Santos
Primeiro membro da banca: Souza, Diogo dos Santos
Resumo: Após a suspensão do calendário de atividades presenciais, ocorrida em virtude da crise sanitária instaurada pela pandemia do novo coronavírus, foi necessário que se pensasse, em um curto período de tempo, em formas de dar continuidade às aulas de forma online. A partir dessa necessidade, identificamos que os/as alunos/as surdos/as do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro enfrentavam dificuldades quanto a usabilidade do ambiente do G Suíte For Education, refletindo, desse modo, no aprendizado. Iniciamos as primeiras reflexões em torno da acessibilidade linguística e Educação Inclusiva, discussões basilares para a acessibilidade digital. Em seguida, considerou-se a confecção de uma cartilha que demonstrasse visualmente o roteiro de acesso ao ambiente do G Suíte For Education, indicando os caminhos dos recursos mais utilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). A confecção cartilha intenta possibilitar que os alunos/as surdos/as do Ifal possam obter orientações básicas de entrada em algumas ferramentas do G Suíte For Education, auxiliando-os/as na condução e usabilidade do ambiente virtual que foi adotado no período pandêmico. Logo, esperou-se resultados positivos quanto ao aprendizado e, sobretudo, no que diz respeito à acessibilidade digital e à utilização das ferramentas tecnológicas na atualidade, fato esse acentuado com a pandemia da Covid-19.
Abstract: Upon the suspension of the in-person time schedule, which occurred due to the health crisis brought about by the new coronavirus pandemic, it was necessary to think, in a short period of time, of working methods to continue the classes online. As of this need, we identified that deaf students at the Federal Institute of Alagoas - IFAL faced difficulties regarding the usability of the G Suite for Education environment, thus reflecting on their learning. Started the first debates on the feasibility of making a booklet that visually demonstrated a step-by-step that would help these students learn the needs that the G Suite for Education environment required, so that they could attend classes and carry out activities that the professors will spend during the period of health crisis brought about by the new coronavirus pandemic. The preparation of the booklet allows deaf students at IFAL to have access to material that will help them in the conduct and usability of the virtual environment that was adopted in the pandemic period, so that this has positive effects on learning and, above all, on accessibility for the access and use of technological tools today, a fact accentuated by the Covid-19 pandemic.
Palavras-chave: Acessibilidade
estudantes surdos; educação inclusiva;
tecnologia
google for education
CNPq: CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Arapiraca
Arapiraca
Nome do programa: Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/184
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEKSANDRO_NUNES.pdf901,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Anexo A PORTARIA 3.2022_assinado.pdf209,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Licença Pública Creative Commons (ANEXO 3 RI).pdf113,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.