Determinação gravimétrica de óleos e graxas em águas superficiais: uma abordagem contextualizada para o ensino de química ambiental
Carregando...
Data
2025-07-09
Currículo Lattes
https://lattes.cnpq.br/44596003390840180
http://lattes.cnpq.br/54201453786029
http://lattes.cnpq.br/54201453786029
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho trata da adaptação didática de métodos analíticos da Química Ambiental para o contexto da educação básica, tendo como tema central a determinação de óleos e graxas (OGs) em águas superficiais. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: é possível adaptar o método 5520B da APHA para fins educacionais, garantindo sua aplicabilidade em laboratórios escolares, com segurança, viabilidade técnica e potencial pedagógico? O objetivo geral foi propor um protocolo experimental simplificado, adaptado do método 5520B, para a determinação gravimétrica de OGs, com aplicação em ambiente escolar e contextualização de temas ambientais no ensino de Química. A pesquisa foi aplicada, exploratória e quantitativa. A metodologia envolveu a coleta e análise de amostras reais (águas superficiais e efluentes), bem como o uso de amostras controle com óleo vegetal e lubrificante. Os testes revelaram boa sensibilidade do método em matrizes simples, com margens de erro entre 13% e 30%, e maior dificuldade de recuperação em matrizes complexas, com erros acima de 40%. A aplicação pedagógica foi realizada com 35 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Theonilo Gama (AL), por meio de atividades experimentais e questionário avaliativo. Os resultados indicaram que 78% dos participantes perceberam a integração entre teoria e prática como positiva para o processo de aprendizagem. O protocolo mostrou-se compatível com abordagens pedagógicas investigativas e com os princípios da Química Verde, permitindo a exploração de temas como poluição hídrica, legislação ambiental e responsabilidade socioambiental. Conclui-se que a proposta representa uma ferramenta didática viável, acessível e significativa para o ensino de Química contextualizado com os desafios ambientais contemporâneos.
Descrição
Palavras-chave
Química - Licenciatura, Química - Ensino, Química ambiental, Química - Experimentos didáticos, Sustentabilidade, Oléos e graxas, Environmental chemistry, Chemistry teaching, Oils and greases, Chemistry - Educational experiments