Círculos de cultura e plantas medicinais: percepções de discentes e docentes sobre fitoterapia na Educação Profissional e Tecnológica
Carregando...
Data
2025-10-28
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
Este estudo buscou conhecer, através da sistematização
de um círculo de cultura, as percepções de discentes e
docentes de um Curso Técnico em Enfermagem sobre
plantas medicinais e as políticas de governo que utilizam
esses vegetais na saúde pública. Trata-se de um relato de
experiência, com coleta de dados feita através da
observação. Constatou-se que os saberes sobre plantas
medicinais foram herdados no contexto familiar; que os
pesquisados manifestaram ter conhecimento de uma boa
diversidade de espécies terapêuticas e; que poucos
conheciam as políticas públicas em questão. Entende-se
que a pesquisa foi relevante, tanto para aproximar o saber
popular ao científico, quanto para destacar a importância
de trabalhar estas políticas nas aulas do Curso de
Enfermagem.
Descrição
Palavras-chave
Enfermagem, Horta medicinal, Educação popular, Nursing, Medicinal garden, Popular education
Citação
SANTOS, P. R. M; LIMA, A. S. T; SANTOS, J. M. Círculos de cultura e
plantas medicinais: percepções de discentes e docentes sobre fitoterapia na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 03, n. 25, p.1-13
e16639, set. 2025. ISSN 2447-1801. Disponível em: <Endereço eletronico>.