Diário do extensionista entre práticas e aventuras

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Data

2025-10-10

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INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

Este Produto Educacional trata sobre a Extensão no itinerário formativo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Ifal, como parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Está estruturado em cinco capítulos: Descobrindo o que é Extensão; Extensão no itinerário formativo dos Cursos Técnicos Integrados; A Extensão e o mundo do trabalho; Como participar em um Projeto de Extensão no Ifal; e Considerações finais. Os três primeiros capítulos foram elaborados a partir das entrevistas semiestruturadas realizadas com 35 participantes, sendo 17 estudantes e 18 servidores, das seguintes unidades do Ifal: Campus Benedito Bentes, Campus Coruripe, Campus Maceió, Campus Maragogi, Campus Marechal Deodoro, Campus Penedo, Campus São Miguel dos Campos, Campus Satuba e Campus Viçosa.ResumoAos estudantes foram feitas perguntas sobre a experiência de participação em um Projeto de Extensão, e aos servidores sobre o processo educativo que envolve a realização de Projetos de Extensão. Estas falas resultaram em um “retrato” do cenário da Extensão no Ifal. Por questões de ética em pesquisa, para manter o anonimato dos participantes, foram aplicados nomes fictícios para a identificação deles. Para a escolha dos nomes, consideramos um elemento muito presente nas práticas extensionistas - a flora regional. Desde fibras utilizadas no artesanato, varas e outros utensílios da pesca, e até mesmo como atrativo turístico, muita espécies são fundamentais para os arranjos produtivos locais e também para a preservação ambiental. O quarto capítulo apresenta informações práticas e operacionais, com as orientações básicas para a submissão de propostas de Projetos de Extensão. Enfim, é um convite aos ingressantes no Ifal a partilharem desta experiência, e talvez ampliar essa história, quem sabe escrevendo um novo capítulo. A foto da capa é de um estudante do Ifal. Nesta foto ele está conduzindo pessoas para conhecer as belezas naturais e um pouco da cultura e tradições locais. Na perspectiva da educação humana integral, é necessário consolidar a Extensão como princípio pedagógico, tornando suas ações indissociáveis ao Ensino e a Pesquisa. Para isso, a práxis extensionista voltada às necessidades crescentes das populações nos aspectos social, cultural, ecológico, ambiental, econômico, territorial e político, aplica os princípios filosóficos e técnico-metodológicos que norteiam as práticas acadêmicas. Assim, observa-se que a Extensão, aproximando os discentes do Ifal às populações nas comunidades próximas à instituição, possibilita oportunidade de: aprender a fazer ciência aplicada à realidade; trabalhar em equipe; participar de projetos inclusivos; aprender a se comunicar para fins acadêmicos e profissionais; ter proatividade, responsabilidade e pensar na coletividade; conhecer lugares e pessoas, entre outras práticas e aventuras.

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Palavras-chave

Extensão, Educação Profissional e Tecnológica, Formação Humana Integral, Professional Education, Human Development

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